Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e TecnologiaCientistas desenvolvem protetor solar a partir de casca de castanha de caju

Cientistas desenvolvem protetor solar a partir de casca de castanha de caju

  • Written by:

Ingredientes em filtros solares atuais são conhecidos por afetar negativamente o meio ambiente e contribuir para a degradação dos recifes de coral. Uma equipe de cientistas internacionais descobriu um método ecologicamente correto de produzir protetor solar feito de cascas de castanha de caju.

Utilizando o produto residual, os “químicos verdes” da Universidade de Witwatersrand, na África do Sul, produziram compostos aromáticos que mostram “boa” absorção de UVA e UVB.

Os cientistas disseram que isso poderia ser usado para proteger humanos e animais contra danos prejudiciais ao sol. Uma grande desvantagem dos atuais agentes de proteção UV é o seu efeito negativo no ambiente, especialmente nos ecossistemas aquáticos.

Os ingredientes comuns dos protetores solares oxibenzona e octinoxato demonstraram degradar a resiliência dos recifes de corais e a capacidade de se adaptarem às alterações climáticas.

Os recifes de corais hospedam mais de 25% de toda a vida marinha do planeta. Como resultado, no ano passado, o Havaí se tornou o primeiro estado dos EUA a proibir o uso de protetores solares contendo os ingredientes.

O professor Charles de Koning, da Escola de Química Wits, disse: “Com as preocupações atuais sobre o uso de recursos fósseis para a síntese química de moléculas funcionais e o efeito dos atuais absorvedores de UV nos filtros solares no ecossistema, procuramos encontrar um caminho para produzir novos absorvedores de UV a partir do líquido da casca da castanha de caju como fonte de carbono renovável não comestível”.

“As cascas de castanhas de caju são um resíduo na comunidade de produtores de cajus, especialmente na Tanzânia, então encontrar uma maneira útil e sustentável de usar esses resíduos pode levar a maneiras completamente novas e ecológicas de fazer as coisas.”

A equipe apresentou um pedido de patente para comercializar o processo na África do Sul.

Fonte: Cosmetics Business – 16/08

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Widget Powered by Acurax Web Development Company