Aposta em muitos cosméticos, a menção “hipoalergênico” deve desaparecer. Isso deve melhorar a qualidade das informações para os consumidores, especialmente aqueles com alergias.
Desde 1º de julho passado, o novo regulamento europeu deve ser aplicado: a alegação “hipoalergênico” na embalagem de cosméticos será removida em muitos produtos.
De acordo com a professora Annick Barbaud, dermatologista e alergista, “este novo regulamento põe fim a um argumento de marketing que não corresponde a nada. Esta menção não atendeu a nenhum termo. Foi um argumento do fabricante vender, sem uma definição real do que isso implica, nem um vínculo com o regulamento europeu, que, para os pacientes alérgicos ou em risco, era muito enganador”. A partir de agora, essa menção não poderá mais ser usada “de graça”.
Geralmente o termo “hipoalergênico” era usado em todos os produtos cosméticos que não continham substâncias conhecidas por serem alergênicas. A partir de agora, para exibir essa menção, a taxa de tolerância de todos os ingredientes terá que ser avaliada, e não apenas a dos ingredientes considerados alergênicos.