João Carlos Basílio destacou que mesmo com um cenário econômico desafiador, o setor não deixou de investir em inovação, foram lançados mais de 7 mil produtos em 2018
“A indústria de cuidados pessoais vive uma revolução constante ao acompanhar a busca crescente da sociedade por iniciativas sustentáveis”, afirmou João Carlos Basilio, presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), na abertura do seminário Green Cosmetics, realizado nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo. “Mais do que nunca, a inovação é indispensável em um mundo em transformação e fundamental para elevar o nível de competitividade das empresas”.
O dirigente também destacou que mesmo com um cenário econômico desafiador, o setor não deixou de investir em inovação, citando dados da Mintel que apontam que, em 2018, foram lançados 7.481 produtos. “O setor de HPPC do Brasil é o 3º que mais lança produtos no mundo, atrás apenas dos mercados de China e EUA”, disse.
O bom desempenho, segundo Basilio, é reflexo da busca contínua de conhecimento e renovação e pela valorização dos profissionais de P&D das indústrias, observando que a inovação no desenvolvimento de produtos, além de produtos eficientes, que contribuam com a manutenção da saúde, o bem-estar e a autoestima, é norteada por conceitos de sustentabilidade, personalização, valor social e transparência, fatores cada vez mais decisivos na hora da escolha de um produto ou marca.
“Não basta apenas analisar os indicativos econômicos”, alertou, afirmando que a competitividade e crescimento dependem do real entendimento das demandas do consumidor. “As empresas têm pela frente um admirável mundo novo de oportunidades”, completou.