Mulheres querem mais conveniência e homens, cosméticos, aponta pesquisa
Segundo um levantamento da consultoria britânica Mintel, os conceitos tradicionais de gênero estão sendo superados por boa parte dos consumidores e consumidoras do País. Mulheres muito atarefadas procuram cada vez mais produtos práticos, enquanto os homens estão mais preocupados com a beleza e procurando mais cosméticos, segmento cujo público sempre foi predominantemente feminino.
“As pessoas estão questionando as noções tradicionais de gênero, rejeitando as restrições de estereótipos e abraçando a liberdade de serem elas mesmas e fazerem o que quiserem”, afirma Renata Moura, analista da Mintel. As tendências foram identificadas pela empresa a partir de pesquisas de comportamento e de intenção de consumo.
Segundo a consultoria, as mulheres brasileiras gastam diariamente quase o mesmo tempo que os homens com trabalho, deslocamento e lazer, mas dedicam quase o dobro de tempo às tarefas domésticas. “Empresas de comida e bebida poderiam apelar ainda mais para essas mulheres sobrecarregadas, já que 31% das mães estão comprando mais alimentos convenientes e 26% estão pedindo comida em casa para sua família com mais frequência”, diz Renata.
Os homens, por sua vez, estão procurando mais produtos de beleza para se sentirem melhor consigo mesmo. Segundo a Mintel, 75% dos adultos consultados disseram que têm foco no cuidado com a aparência, o que pode indicar uma oportunidade para a indústria cosmética. Além disso, passar mais tempo com a família está nos planos de 74% dos entrevistados, o que pode impulsionar o consumo de jogos e produtos e serviços relacionados ao lazer fora de casa.
Fonte: Valor Econômico