A Ecovia Intelligence, anteriormente conhecida como Organic Monitor, divulgou comunicado afirmando que a pandemia de coronavírus está aumentando a demanda por ingredientes naturais da indústria de cuidados pessoais. Segundo a empresa, o motivo é porque os consumidores associam os produtos naturais e orgânicos ao aumento da imunidade.
De acordo com a Ecovia, ingredientes naturais com qualidades antibacterianas e antivirais são os mais procurados. As empresas australianas estão relatando um aumento na demanda por murta de limão, que é usada em desinfetantes para as mãos e produtos de limpeza. A Australian Natural Products, o maior produtor, está plantando 180.000 novas murtas de limão e anis para aumentar a produção.
Já o tea tree oil, conhecido por suas propriedades antibacteriana e antiviral, também está experimentando um aumento no coronavírus. É usado em uma ampla gama de produtos de cuidados pessoais e de cuidados domésticos. Sediada em New South Wales, a Gelair desenvolveu uma linha de produtos de limpeza à base de óleo de tea tree para a indústria marítima. Os temores de vírus estão levando os navios comerciais e os navios de cruzeiro a usar os produtos Gelair para descontaminar os sistemas de ventilação com dutos.
O aloe vera, já estabelecida no setor de cuidados pessoais, também está enfrentando alta demanda. O uso de aloe vera se estendeu das empresas aos consumidores que fazem desinfetantes para as mãos em casa. Vendo a mudança no comportamento de compra, o fornecedor americano Desert Harvest começou a produzir desinfetantes para as mãos pela primeira vez. A Amyris, produtora de ingredientes sustentáveis, também lançou desinfetantes naturais para as mãos sob sua marca Pipette. A empresa de óleos naturais EO Products aumentou em 16 vezes a produção de seus desinfetantes para as mãos desde o surto do vírus.
Outros ingredientes naturais em alta demanda incluem óleo de eucalipto, própolis e orégano. Os fornecedores asiáticos de ingredientes estão relatando um aumento na demanda por óleo de eucalipto. Na Indonésia, o Ministério da Agricultura está usando ativamente o óleo de eucalipto para ajudar a interromper a transmissão do coronavírus. Ele desenvolveu pomadas, bálsamos, inaladores e difusores.
A popularidade do canabidiol (CBD) também continua fazendo sucesso a crise do coronavírus. O CBD é destaque em muitos lançamentos de novos produtos, incluindo desinfetantes para as mãos, cremes, loções e bálsamos. A varejista on-line do Reino Unido Alphagreen está relatando uma duplicação de interesse em produtos à base de CBD desde o surto de vírus. Os consumidores estão comprando produtos de CBD para ajudar a aliviar a ansiedade, insônia e dor.
Muitos varejistas de alimentos naturais e orgânicos estão relatando um aumento nas vendas durante a crise atual. Os consumidores estão recorrendo a produtos naturais e de saúde para melhorar sua saúde e bem-estar geral, bem como a prevenção de doenças. “Com o COVID-19 mudando a maneira como nos encontramos e limpamos, esperamos ver mais ingredientes naturais nos produtos que usamos”, disse a Ecovia.