Cobertura FCE Cosmetique 2015
FCE Cosmetique completa 20 anos de inovações
Por Estela Mendonça
Evento promovido pela NürnbergMesse Brasil reuniu o que há de mais atual em ativos e tecnologia empregados na indústria da beleza
A FCE Cosmetique completou 20 anos consolidando-se como a principal plataforma para a cadeia produtiva do setor cosmético. Foram 16.792 profissionais que foram conferir as principais inovações da indústria da beleza. Organizada pela NürnbergMesse Brasil, de 12 a 14 de maio, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
Um dos pontos altos do evento foi reiterar a dimensão da luta que vem sendo travada contra o envelhecimento. Foram inúmeros os lançamentos que se propõem não somente prevenir ou retardar as marcas do tempo, mas intervir e até reverter de forma efetiva nos processos biológicos que levam ao envelhecimento.
Na mesma direção, a 28ª edição do Congresso Brasileiro de Cosmetologia realizada pela Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), simultaneamente à FCE Cosmetique, com a participação de 400 congressistas, promoveu uma abordagem ousada para o tema envelhecimento, pelo pesquisador venezuelano e consultor da NASA, José Luís
Cordeiro, professor da Singularity University, um centro de estudos sobre o futuro localizado no Vale do Silício, na Califórnia (EUA). Muito além da busca pela aparência jovem, para o cientista, nos próximos 20 anos haverá mais avanços e mudanças na humanidade do que nos últimos 200. Com isso, até 2045, as expectativas de vida deverão se prolongar indefinidamente até uma possível, e até então inimaginável, imortalidade.
Segundo o Cordeiro, a medicina do futuro será quase que exclusivamente baseada na prevenção. Isso será possível, em grande parte, graças ao advento do sequenciamento do genoma humano. A partir dele, será plausível conhecer antecipadamente e prevenir as enfermidades que sofreríamos no futuro, conforme a herança genética, e até mesmo selecionar os genes que gostaríamos de transferir aos nossos filhos.
O cientista ressalta que experimentos com camundongos vêm sendo realizados e os resultados são animadores: “Desde o início dos testes, há cerca de 10 anos, já foram criados animais que vivem o equivalente a 300 anos humanos. Em média, eles vivem um ano e meio e já temos exemplares que chegam aos três. Estas tecnologias serão aperfeiçoadas, entendidas e, eventualmente, utilizadas em espécies com expectativa de vida maior, como os humanos”.
O Projeto Genoma foi criado em 1990. O primeiro sequenciamento realizado teve um custo de 1 bilhão de dólares e precisou de um trabalho conjunto de um batalhão de cientistas e laboratórios. De acordo com o pesquisador, no entanto, a acessibilidade a esta tecnologia não é algo com que se preocupar. “As pessoas pensam que é caro. Era caro no começo, mas, em alguns anos, custará 10 dólares e poderá ser feito em uma hora”, explica.
Revertendo o envelhecimento
Um bom exemplo de que os produtos anti-idade estão literalmente intervindo nos processos biológicos é o Collrepair DG, ativo anti-idade lançado pela Basf. Trata-se do primeiro mercado cosmético com a função de reverter as consequências da reação química chamada glicação, que causa danos na estrutura da pele, perda de elasticidade e resistência e no surgimento de rugas.
De acordo com Flávia Fernandes Zanela, gerente de marketing de personal care América do Sul, o ativo, resgata a funcionalidade e flexibilidade da pele, proporcionando uma aparência mais jovem: “Collrepair DG chega a reverter 20 anos de glicação em apenas quatro meses. A pele recupera seu brilho saudável, equivalente à pele 17 anos mais jovem, e também a elasticidade”, promete.
A longevidade das células é a promessa de outro ativo da Basf, o Epigenist. Flávia explica que uma pele jovem conta com uma epiderme densa e espessa, com o avanço da idade, a inervação epidérmica diminui, o que causa o afinamento da epiderme. Com o novo ingrediente ativo, a epiderme é re-inervada e recupera a sua juventude. A executiva garante que o Epigenist é capaz de rejuvenescer a pele envelhecida e torna-la visivelmente mais jovem, pois permite a longevidade das células e que sua proliferação e coesão sejam aumentadas, fazendo com que a epiderme ganhe espessura e se torne mais organizada, recuperando suas qualidades e jovialidade.
Já a Cosmotec apresentou um protótipo de tratamento anti-aging na apresentação de sérum em óleo facial, com textura aveludada e leve, que promove a recuperação da hidratação, da firmeza e da elasticidade, indicado para peles maduras. Ele confere maciez sem deixar brilho ou sensorial pesado e contém um emoliente especial que repõe os lipídeos perdidos com o envelhecimento, mimetizando a composição de uma pele saudável de 22 anos de idade.
Outra novidade em anti-idade foi apresentada pela M.Cassab, o Stay Matte, gel facial revolucionário de efeito mate e rejuvenescedor para a pele masculina. Com textura leve e suave, seguida por um toque tipo “talco”, macio e não oleoso. O efeito mate é percebido durante e após a aplicação do gel na face. Seu ingrediente ativo contribui para rejuvenescer a pele do homem, proporcionando um efeito “seis anos mais jovem em quatro semanas”. Como resultado, uma pele sem brilho, macia e rejuvenescida. A M.Cassab apresentou ainda o BB Blur, Mousse Nude Sensation. O produto ameniza as linhas de expressão, poros dilatados e o brilho facial graças à diferenciada tecnologia de silicones especiais que compõem a formulação. Contém ingrediente ativo biotecnológico que protege o DNA da célula e extraordinários pigmentos vegetais de Castanha e Barú. Riqueza sensorial sentida desde o primeiro toque, seguida de nutrição, atividade antioxidante, efeito tensor e proteção UV natural.
Agir como um “Anti-aging intensivo” também é o que promete o DD Defense Daily Balm, apresentado pela quantiQ. Ele atua como potente antioxidante, anti-inflamatório e antirrugas, remodelando os contornos faciais. Emulsão formadora de cristais líquidos que mimetizam a estrutura da pele,confere hidratação duradoura, rápida absorção, excelente textura e sensorial.
Rejuvenescimento da área dos olhos é a promessa do lançamento da Lubrizol, o Eyedeline, um extrato de origem marinha que combate os três principais sinais evidentes de fadiga e de envelhecimento ao redor dos olhos: bolsas, olheiras e rugas. Ele reduz a permeabilidade vascular e o aumento da degradação da bilirrubina e estimula a síntese de colágeno e elastina.
A Garden Química, um dos principais fornecedores de matérias-primas e especialidades do setor, divulgou no evento três lançamentos: o Garden Active Casp, ativo anticaspa de ação natural, que reduz a oleosidade e a coceira, diminui a irritação e apresenta alta permeação; O Garden Active Color Protection, ativo ativo rico em antioxidantes. Ele atua minimizando o desbotamento da cor, por ação de progressiva, além de aumentar a durabilidade das colorações. Ação regeneradora e protetora, composto por proteínas de arroz, linhaça, trigo e quinoa, associado aos benefícios do goji berry e blueberry. Rico em fibras e aminoácidos, de alta substantividade com o cabelo e pele, e o Garden Active Oil Premium, blend de praticidade que une em um só ativo os 11 principais óleos utilizados na indústria cosmética, facilitando a estocagem e aplicação sem comprometer os benefícios que cada ativo traz.
Ingredientes premiados
Outra virtude do evento foi apresentar ingredientes recém-lançados em outros mercados mais desenvolvidos, como o europeu e o americano, que tornam-se disponíveis aos formuladores locais em um período cada vez mais curto. A Dow Corning, líder global de silicones, lançou na exposição o Dow Corning 3901 Liquid Satin Blend, um polímero que possui textura diferenciada (nem goma, nem emulsão), oferecendo sensorial luxuoso e acetinado, podendo ser utilizado em diversas formulações cosméticas. Suas características exclusivas renderam ao produto o prêmio de melhor ingrediente na in-cosmetics. “Motivo de muito orgulho para nós. Em nossas constantes pesquisas, conseguimos trazer produtos multifuncionais e novas experiências sensoriais”, comemora Gislene Attilio Meyer, responsável por marketing beauty care.
A Focus Química destacou dois ingredientes premiados na in-Cosmetics Barcelona. Vencedora do bronze na categoria ingredientes funcionais, a linha SunCap, da Tagra, de Israel, consiste em microcápsulas transparentes de filtros UV orgânicos e inorgânicos, inquebráveis e que não liberam conteúdo através da fricção. Entre as vantagens, melhora a fotoestabilidade, aumenta valores de FPS e permite ilimitadas combinações de filtros UV. Já a linha Celluloscrub, da francesa Lessonia, foi destacada também com o bronze entre os ingredientes verdes. Trata-se de um esfoliante natural e biodegradável criado para substituir as microesferas de polietileno não biodegradáveis em produtos para o cuidado da pele e de higiene pessoal.
Ingredientes funcionais
A Merck destacou a qualidade e a aplicação de seus ativos funcionais com as linhas: RonaCare AP, com soluções para tratamento e manutenção da pele, presente em BB e CC Creams e protetores solares. Também focou na divulgação dos antioxidantes Oxynex, responsáveis por combinar o poder dos antioxidantes e sinergistas (ácido cítrico) para aumentar a estabilidade e consequentemente o tempo de prateleira para produtos que contenham óleos e gorduras.
A Clariant, uma das empresas líderes mundiais em especialidades químicas, apresentou uma nova dimensão sensorial, por meio de sua linha GlucoTain de tensoativos à base de açúcar e sem sulfato. Segundo Cassio Pedulla, gerente de Consumer Care, GlucoTain vai além dos benefícios funcionais dos tradicionais tensoativos suaves. “A nova linha GlucoTain combina suavidade e limpeza, sendo indicada para inúmeras aplicações cosméticas de cuidados com a pele e o cabelo, como xampus, produtos líquidos para o banho, produtos de limpeza facial e espumas de barbear”.
Entre as novidades da Lonza, foi lançado o ReGeniStem Brightening, ativo para skin care para iluminação, clareamento e uniformidade do tom da pele. O ingrediente é derivado das células-tronco meristemáticas de alcaçuz. Também apresentou o Geogard LSA, uma combinação de vários ingredientes não tradicionais que propiciam a criação de um agente antimicrobiano de largo espectro e altamente eficaz, que foi concebido para proteger a integridade dos produtos de cuidados pessoais. Ele compatível com a maioria das matérias-primas usadas em cuidado pessoal e tem mostrado ser eficaz em formulações de banho e lenços umedecidos.
Novidades em hair care
O Varisoft EQ 100, novo estérquat que apresenta excelentes propriedades condicionantes e perfil eco-friendly, foi o destaque da Evonik. Ele é livre de solventes, biodegradável e proveniente do óleo de canola. Com apelo de sustentabilidade, o agente condicionante pode ser empregado em formulações a frio, reduzindo o consumo de energia, e pode ser aplicado em formulações para cabelo, como xampus, condicionadores e leave-in.
O lançamento em hair care da Aqia foi o ReparAge, uma matriz amino-estrutural composta por uma sequência de aminoácidos e proteonutrientes, responsável pelo conceito Pro.Filler, que é o aumento do diâmetro da fibra capilar envelhecida e a reparação de danos internos existentes. A tecnologia promove a reparação de danos macro e micro causados pelo estresse físico, químico, térmico e ambiental, revertendo os danos causados pelo envelhecimento do cabelo. Testes compravam uma reparação retroativa dos danos cumulativos. O resultado são cabelos fortes, blindados e renovados.
Fine Fragrances
A Vollmens levou com exclusividade uma linha específica para homens, com fragrâncias refinadas e com alto grau de perfumação. Da linha de Fine Fragrances também foram apresentadas propostas alinhadas ao ranking de preferências do mercado brasileiro e uma coleção de criações foi elaborada pelos perfumistas da casa, explorando territórios olfativos que são tendências e que traduzem sofisticação e glamour, como os orientais gourmand, florais frutais envolventes e chypres sensuais para mulheres e orientais fougère, madeira especiada e aromáticos amadeirados para homens.
Universo de cores
A Sensient Cosmetic Technologies, um dos principais fornecedores mundiais de pigmentos e ingredientes para maquiagens e produtos para tratamento de pele, entre os principais lançamentos está o Unipure Green LC 721, uma laca obtida da coprecipitação de corantes hidrossolúveis que é um substituto do óxido de cromo verde hidratado, uma alternativa segura de criar cores vivas e luminosas.
Já a Colormix, empresa focada em soluções especializadas em pigmentos para cosméticos e personal care, foram apresentadas duas novas linhas da Eckart de efeitos glamorosos: Mirage, de pigmentos de borossilicato para brilho intenso, e SynCrystal de perolados sintéticos. Além disso, a empresa destacou de seu portfólio os pigmentos orgânicos de alta performance, específicos, para uso humano, da Neelikon, e a completa linha de pigmentos inorgânicos, especiais para cosméticos, de óxido de ferro e azul ultramar da Yipin.
Gás para aerossóis
O gás propelente para aerossóis Purogas foi a novidade da Liquigás Distribuidora para o setor de aerossóis. Ele foi desenvolvido em resposta ao aumento na demanda por propelentes do mercado brasileiro de aerossóis. A Liquigás identificou que não havia no país uma planta industrial capaz de fornecer um propelente com o nível de pureza requerido pelas indústrias de cosméticos. A empresa investiu na construção de uma planta industrial de purificação de gases e no desenvolvimento de um produto diferenciado, que mistura propano e butano em proporções e faixas de pressão específicas, de acordo com a necessidade de cada cliente.
Entre as vantagens do Purogas, destaca-se a eliminação de tempo e de custos com o processo de desodorização, que antes era realizado pelas empresas responsáveis pelo envase dos aerossóis. A Liquigás realiza um processo de filtragem do propelente que elimina odor, umidade e particulados não desejáveis, e conta com um moderno laboratório que garante a rastreabilidade total do processo, sendo único do gênero entre todas as distribuidoras nacionais do setor. Até então, a qualidade do propelente no mercado nacional era medida de maneira subjetiva, pela procura de odores indesejados através do olfato.
Tecnologia em sampling
Em amostras promocionais, o destaque foi para a Adhespack, que apresentou o Self Sampling, que promove interatividade na amostragem de fragrâncias e maquiagens, de forma eficiente, segura e higiênica, por meio de sistema automatizadoles toque, uma amostra é dispensada de forma única, precisa e elegante. “O Self Sampling torna-se um perfeito sistema de autoatendimento, que dispensa a necessidade da presença de um promotor de vendas, ‘tester’ ou a violação de embalagens ou lacres, eliminando assim o desperdício de produtos”, explicou o diretor executivo Daniel Almeida, que informou que o conceito Self Sampling pode ser instalado em um totem com vídeo em 3D que libera simultaneamente a fragrância e a amostra do produto ao toque de um botão. O Stand Self Sampling, instalado em um balcão, e o Shelf Self Sampling, disposto na própria gôndola onde os produtos estão expostos, são outras formas de utilização.
Arena do Conhecimento
Já se preparando para os próximos 20 anos, a FCE Cosmetique apresentou nesta edição de 2015 o Circuito do Conhecimento e Inovação. Uma plataforma de comunicação e relacionamento voltada à valorização do conteúdo, conhecimento e da experiência por meio de projetos que se integram e se transformam em um ambiente único de interação, negócios e troca de informações. Destaque para a Arena do Conhecimento, um auditório aberto ao público, incorporado ao espaço da feira, que contou com palestras voltadas à inovação, tendências e lançamentos do setor. Empresas como Oxiteno, Croda, Dow e Dupont patrocinaram esta iniciativa, que contou ainda com um conteúdo exclusivo formatado pelos institutos de pesquisa Mintel e GFK.
Vem aí a 21ª edição
Para Ligia Amorim, diretora geral da NürnbergMesse Brasil, organizadora do evento, as feiras de negócios proporcionam uma oportunidade singular para troca de experiências, conexão de pessoas e geração de oportunidades entre profissionais do mercado e entre empresas. “ Neste sentido, encerramos esta edição da FCE Cosmetique agradecendo aos expositores e parceiros por, juntamente com a NürnbergMesse Brasil, proporcionarem ao público visitante a principal e mais completa plataforma de negócios para toda cadeia produtiva da indústria farmacêutica, gerando excelentes oportunidades de negócios e impulsionando o desenvolvimento da economia deste setor”, ressalta, convidando a para a 21ª edição, que acontecerá nos dias 10 a 12 de maio de 2016.
Uma avaliação positiva também foi feita João Hansen, presidente da ABC, que se mostrou satisfeito ao final do Congresso: “É gratificante, a sensação de dever cumprido. O que nos deixa ainda mais contentes é que as mudanças e as novidades programadas para este ano foram aprovadas. Foi o resultado do trabalho de um ano, onde toda a equipe trabalhou incessantemente para o sucesso destes três dias de evento. E, que venha 2016!” conclui Hansen.