A pandemia tem alterado as relações das pessoas com o lar, a alimentação, os cuidados pessoais e a beleza
Mas que mudanças estão aqui para ficar na América Latina? Neste artigo, destacamos as marcas que estão criando produtos para o “próximo normal” dos consumidores da América Latina.
Higiene e Saúde
A pandemia da covid-19 colocou em evidência a importância dos comportamentos relacionados à higiene para manter a saúde, tais como manter tanto nosso corpo quanto a nossa casa limpos.
Da astrologia à ciência
A Casa KM mudou seu foco em fragrâncias para se basear na ciência. Em 2019, a marca se uniu a um astrólogo brasileiro para destacar a conexão entre cheiro, bem estar e experiências. Este ano, a marca está usando uma abordagem baseada na ciência para promover uma nova gama de desinfetantes de uso geral, que dizem matar vírus, incluindo o coronavírus, e eliminar germes e bactérias. Os produtos foram testados nos EUA e aprovados pela Anvisa.
Zoflora destaca as fragrâncias ao mesmo tempo em que oferece benefícios de desinfecção
Durante a pandemia, a Zoflora foi capaz de se manter fiel ao valor de sua marca principal, construída sobre suas fragrâncias, enquanto respondia às preocupações dos consumidores sobre o novo coronavírus. Em abril de 2020, a Zoflora anunciou a introdução de novas fragrâncias e lançou uma pesquisa em seus perfis de mídia social para investigar as preferências dos consumidores em relação ao cheiro.
Um foco renovado em alimentação saudável
A pandemia, juntamente com os estilos de vida domésticos, agravou algumas questões de saúde e promoveu uma renovação em alimentação saudável.
A COVID-19 fez com que os consumidores latino-americanos se preocupassem com certas partes de suas dietas
As marcas podem usar frutas e vegetais para tornar alimentos e bebidas mais saudáveis, uma vez que os consumidores latino-americanos passaram a prestar atenção na ingestão diária deles. Isto também está de acordo com um interesse crescente em alimentos de origem vegetal. Frutas e vegetais ajudam a passar uma imagem de ‘saúde’ aos alimentos do dia a dia. Porém, no futuro, à medida que os consumidores passarem a ter mais conhecimento sobre os ingredientes de origem vegetal, as marcas serão desafiadas a nomear os benefícios específicos que eles proporcionam.
Saudável para o coração
A Aveia Orgânica Instantânea La Finca é descrita como saudável para o coração: “Uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol que inclui 3g de fibra solúvel por dia reduz o risco de doença cardíaca”. Uma porção fornece 1,6g de fibra solúvel (Porto Rico).
Boa para o controle glicêmico
O Bolo de Banana Glulac Free é feito com banana verde rica em inulina, uma fibra dietética insolúvel que ajuda no controle glicêmico. É baixo em sódio e gordura saturada, e livre de laticínios, glúten, gordura trans e açúcar refinado (Brasil).
Bom para o coração
O Sabrochenti Panettone, feito com farinha de milho roxa rica em antocianina, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, reduz a pressão sanguínea e melhora a circulação sanguínea (Peru).
A COVID-19 pode acelerar a tendência em alimentos baseados em plantas a longo prazo
Acredita-se que a covid-19, como outras zoonoses, “saltou” dos animais para os seres humanos, o que poderia induzir os consumidores a evitar alimentos de origem animal. Alguns consumidores podem estar interessados em ter uma dieta à base de plantas e cozinhar com ingredientes de origem vegetal, mas talvez possam precisar de orientação e como começar.
Produto à base de plantas para os iniciantes Come más plantas é um ótimo lugar para iniciar a explorar o mundo vegetal O aplicativo oferece períodos de colheita de legumes e valores nutricionais para otimizar a ingestão de nutrientes. O aplicativo está equipado com IA para ajudar a identificar os vegetais através de fotos (Argentina).
Produto à base de plantas para os intermediários
A gelatina de sobremesa com sabores de chá verde e toranja da Vitalínea é uma ótima opção para aqueles que procuram expandir de leve suas experiências com alimentos à base de plantas. Ela contém 8 kcal por porção e é feita com polpa de frutas e extrato de chá (México).
Produto à base de plantas para os avançados
O Asanté ceviche sem peixe em um molho de limão, tomatillo e coentro, criado por chefs mexicanos, é perfeito para aqueles consumidores altamente experientes em produtos feitos com alimentos de origem vegetal. O produto destaca o impacto dos alimentos à base de plantas nas pessoas e no planeta (México).
Como lidar com o estresse emocional
O interesse do consumidor latino-americano em escolhas mais saudáveis aumentará. No entanto, é provável que os consumidores ansiosos também busquem o gosto e o prazer como atributos importantes para lidar com o estresse.
Alimentos indulgentes ajudaram a lidar com o estresse e a ansiedade provocados pela pandemia
Os alimentos indulgentes proporcionam uma sensação temporária de bem-estar emocional aos consumidores, mas como as pessoas esperam ser menos estressadas no futuro, elas procuram controlar o consumo.
Indulgência aprovada pela mãe
Lançado para mães millennials preocupadas com a saúde, sem deixar a nutrição e o sabor de lado. O Nesquik Extra Cocoa apresenta a fórmula Opti-Start que complementa o leite com vitamina D (contribui para o crescimento dos ossos) e ferro e zinco (ajuda nas funções cognitivas) (México).
Indulgência na dieta Keto
Os biscoitos de chocolate Sweetwell com colágeno são indicados para dietas Keto e são ricos em fibras. Fabricados em pequenos lotes, conferindo sabor e indulgência, apresentam um baixo índice glicêmico e são isentos de gorduras trans, sódio e açúcar (Costa Rica).
Indulgência em forma
O Mousse Cremoso com Beijinho e Chocolate Amargo 72% é descrito possuir muito sabor. O produto pronto para consumo contém proteína isolada de soro de leite, tem baixo teor de carboidrato e é livre de glúten, lactose e açúcar adicionado (Brasil).
As marcas de beleza estão recorrendo aos jogos para deixar os consumidores se socializarem e desestressarem
Ilha da diversidade
A Gillette Venus criou avatares em Animal Crossing destacando diversas realidades da pele e do corpo, como acne, celulite, cicatrizes, estrias, vitiligo e psoríase, ao mesmo tempo em que permite que os consumidores se expressem e promovam a inclusão (EUA).
Ilha Rappi
O Rappi Games oferecerá 150 jogos aos jogadores, e os clientes poderão converter pontos em descontos no aplicativo. Uma versão beta que já foi lançada atraiu mais de 266 mil jogadores por semana (América Latina).
A pandemia trouxe à tona as lutas financeiras
O desemprego se tornou uma dura realidade para muitas pessoas
A empresa chilena NotCo lançou um concurso de receitas para seu novo hambúrguer à base de plantas exclusivamente para chefs que foram demitidos devido aos impactos da covid-19. Cada semana, WhyNot venderá duas receitas diferentes. Os chefs serão pagos tanto por suas receitas quanto pelas vendas. Seu nome também será promovido para ajudar a encontrar novas oportunidades de trabalho.
Os comportamentos orçamentários forçam marcas de beleza e cuidados pessoais a inovar com embalagens familiares
Marcas de beleza e de cuidados pessoais foram desafiadas a encontrar melhores opções de preço para chamar a atenção do consumidor. Algumas marcas exploraram tamanhos familiares, tais como o xampu fortificante de 1 litro feito com 87% de Aloe Vera orgânico e melaleuca para oferecer conveniência e economia.