Todos os países ao redor do mundo foram afetados pela pandemia do Coronavirus (COVID-19) e as implicações que ela está tendo em vários setores foram profundas.
Muitos consumidores optaram pelas compras online como a melhor forma de minimizar o risco de infecção, mas a pandemia também fez com que muitos consumidores se envolvessem em um comportamento de estoque que levou a uma extrema escassez de produtos. Por sua vez, isso representou uma enorme carga para as cadeias de suprimentos e infraestrutura logística dos varejistas de e-commerce.
Alguns mercados eram mais resilientes do que outros ou já tinham redes de e-commerce mais robustas em funcionamento. O exame das taxas de falta de estoque e da disponibilidade de SKU por setor oferece uma visão de como os diferentes mercados lidaram com os desafios que a pandemia trouxe para o varejo online.
Principais conclusões do relatório
A taxa média global de indisponibilidade (OOS%) para produtos de beleza e cuidados pessoais vendidos online foi de 7,4% no período de 12 meses. No entanto, países como Israel, Coreia do Sul, Turquia, Nova Zelândia e Tailândia foram significativamente mais baixos, com taxas OOS% abaixo de 2%.
O monitoramento das mudanças no número de SKUs disponíveis vendidos online mostra que a disponibilidade global de produtos de beleza e cuidados pessoais aumentou 24% no período de 12 meses desde que o COVID-19 foi declarado uma pandemia global. Embora muito desse aumento se deva à grande presença do e-commerce da Coreia do Sul, mesmo excluindo o país da amostra global, o número de SKUs disponíveis aumentou 6% no mesmo período.
Entre os produtos mais solicitados durante o surto do COVID-19 em beleza e cuidados pessoais estavam os cosméticos coloridos. Globalmente, a categoria teve uma das taxas de% OOS mais altas e o maior declínio em SKUs disponíveis. Apesar de as pessoas não saírem tanto devido à pandemia, os consumidores ainda queriam ter uma boa aparência online à medida que as reuniões virtuais e as atividades sociais aumentavam.
No Reino Unido, fornecedores como Johnson & Johnson, Procter & Gamble, Unilever e L’Oréal foram capazes de fornecer maior disponibilidade de produtos online em comparação com outros fornecedores líderes do Reino Unido.
Enquanto isso, Estée Lauder, Henkel e Shiseido viram seus produtos terem taxas OOS% acima da média e quedas em SKUs disponíveis em uma variedade de varejistas de e-commerce do Reino Unido de março a fevereiro.
Com o novo produto de e-commerce global e plataforma de monitoramento de preços da Euromonitor International, Via, a extração de milhões de pontos de dados todos os dias para comparação cruzada padronizada revela rapidamente quais categorias de produtos estão sendo vendidas durante os principais períodos do surto de coronavírus, bem como as implicações dramáticas destes os drivers de demanda estão tendo sobre os preços de varejo online para categorias selecionadas.
Usando o Via, pudemos examinar de forma rápida e fácil mais de 20 milhões de observações diárias de SKU nos principais varejistas de e-commerce em 40 países. Além disso, os dados mostram claramente como a disponibilidade das categorias selecionadas e sua dinâmica de preços mudou durante este período.