O inquérito Euromonitor International’s Voice of the Industry: Lifestyles destacou cinco tendências orientadas para o consumidor que têm maior influência nas estratégias e objetivos corporativos, especialmente para a recuperação e o crescimento – os mais importantes objetivos para cerca de dois terços dos profissionais inquiridos.
Essas tendências, que foram divulgadas em comunicado do site, são:
1. Novos métodos de trabalho – 78%
2. Consumidores conectados – 74%
3. Nova jornada de compra – 71%
4. Vida Saudável – 68%
5. Personalização – 56%
Consumidores conectados com novas formas de trabalho
De acordo com o relatório, face à mudança para o teletrabalho e a uma maior flexibilização do trabalho, causada pela pandemia, 68% considera que esta tendência vai ser permanente, resultando em novos hábitos diários e uma mudança para uma vida digital.
Mais de metade dos profissionais industriais espera que os consumidores gastem mais tempo em nova tecnologia nos próximos 12 meses. Além disso, 28% considera que os avanços tecnológicos são um dos mais importantes fatores no planeamento de estratégias.
Novas jornadas de compra e hábitos de consumo
É esperado que os consumidores nos próximos 12 meses sejam mais frugais nos seus gastos, com compras mais baseadas em valor e através de uma poupança consciente. O consumo vai estar focado na ideia de “comprar menos, mas melhor”.
Foco numa vida saudável
48% dos inquiridos espera que os consumidores gastem mais em saúde nos próximos 12 meses.
Personalização do consumo
Cerca de metade dos profissionais inquiridos considera que os consumidores possuem agora expetativas maiores quanto a experiências personalizadas.