Novos formatos e experiências de uso surpreendem e fidelizam consumidores
Higiene e beleza, uma dobradinha de palavras que se torna cada vez mais imprecisa para definir várias rotinas, hábitos, produtos e todas suas minúcias envolvidas, vem tomando novas dimensões no mercado de consumo, tanto premium como de massa. Dos ingredientes à recompra, ao mesmo tempo em que cresce o interesse por formulações transparentes, minimalistas, naturais, certificadas e comprovadamente eficazes, os novos formatos, a experiência de uso e as expectativas sensoriais também são aspectos dos mais buscados no desenvolvimento de novos produtos e valorizados pelos consumidores.
Fácil de espalhar e de ser absorvido ou não ser pegajoso ou oleoso, por exemplo, são características que passaram a ser consideradas básicas. Os consumidores querem mais: bem-estar, indulgência, conforto, surpresa e até diversão em sua interação com os produtos. A Euromonitor aponta que o banho, por exemplo, de etapa típica da rotina de higiene para muitos consumidores, ganhou ainda mais status de autocuidado e relaxamento durante a pandemia. “Com uma maior ênfase no bem-estar físico e mental, espera-se que o autocuidado permaneça na vanguarda, à medida que os consumidores procurem produtos com forte alinhamento com a saúde, terapêutica e bem-estar geral, mas apoiados pela eficácia”, diz o estudo.
Atribuindo ainda mais importância e oportunidades aos fabricantes para investir em inovação no desenvolvimento de novos formatos de produtos, a Euromonitor prevê que o mercado de cuidados com a pele será o ponto forte da indústria global de beleza nos próximos cinco anos. Para o Brasil, as perspectivas também são das melhores. Com um crescimento de mais de 13% em 2020, a categoria totalizou R$ 15,282 bilhões, e deve superar os R$ 17 bilhões até 2025.
Impulso à lealdade
“Quer seja uma espuma rica, um xampu com hidratação profunda, um primer suave como a seda, ou um protetor solar que espalha na pele sem deixar resíduos, todo produto de higiene e beleza oferece ao consumidor a oportunidade de criar suas rotinas exclusivas a partir das experiências que ele proporciona”, afirma Elaine SantAnna, gerente de mercado da divisão de negócios de Beauty & Personal Care da Univar Solutions, lembrando que isso representa um desafio para as marcas, que também desejam impulsionar a lealdade e construir uma forte base de consumidores em um mercado cada vez mais experimental.
Elaine SantAnna, gerente de mercado da divisão de negócios de Beauty & Personal Care da Univar Solutions
Elaine destaca que o sensorial é o primeiro componente da equação quando se está buscando algo que permaneça na mente dos consumidores. “Você quer criar uma experiência sensorial que eles aguardam todos os dias”. A depender da aplicação do produto, os alvos sensoriais podem ser cremosidade ou baixa aderência, fácil espalhamento ou secagem rápida. Também podem levar em consideração a densidade da espuma, a sedosidade ou propriedades hidratantes. “Explorar os sentidos nunca foi tão importante, pois os consumidores recorrem a experiências táteis para encontrar sensações de indulgência e autocuidado”.
A Univar Solutions destaca três ingredientes que podem ajudar os fabricantes nessa jornada sensorial. O ACULYNTM Siltouch Rheology Modifier, segundo Elaine, é um eficiente modificador de reologia com propriedades para emulsionar componentes oleosos, permitindo desenvolver ampla gama de texturas, com sensorial extremamente agradável, alta espalhabilidade e sem residual oleoso.
Já o texturizante ACTIGUMTM VSX 20, 100% derivado natural obtido por biofermentação, além de promover sensorial refrescante, apresenta ótima estabilidade de formulações com poder de suspender partículas em diversas faixas de pH.
Elaine também indica o DOWSIL™ ES-5300, emulsionante água em óleo de alto desempenho que oferece alta estabilidade de formulação e ampla flexibilidade de fase oleosa. “Ele equilibra várias propriedades estéticas e funcionais, como estabilidade, desempenho sensorial, odor e outras”. E é focando em texturas que a Univar Solutions terá sua próxima campanha lançada em julho: “REVIVAL – O Poder da Ousadia”.
Além dos cremes
Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco, lembra que, segundo a Mintel, nos últimos 12 meses nas Américas, surgiram texturas e formatos mais disruptivos, que atraem o interesse do consumidor em novidades e alternativas aos já estabelecidos cremes. “Cabe às marcas inovar em texturas que reforcem os benefícios de eficácia e conveniência, equilibrando ainda outros apelos para sustentabilidade, higiene, sensorial e elementos lúdicos, entre outros”. A Dinaco apresenta duas opções para ajudar no desenvolvimento de formulações focadas em eficácia, sustentabilidade e sensorial, com agilidade e praticidade na bancada: HIPEgel Óleo e a linha Carbopol® Ultrez.
Vera Tonon, head de Life & Personal Care da Dinaco
O HIPEgel® Óleo, da inglesa Alchemy, é um ingrediente de origem 100% natural que permite o desenvolvimento de formulações com alta concentração de óleo (>90%), e o melhor, em temperatura ambiente. Segundo Vera, ele é composto por ésteres de sacarose, que estão entre um pequeno grupo de emulsificantes que promovem maior estabilidade, mesmo com alta carga oleosa, conseguindo entregar sistemas com alta viscosidade, sem necessidade de uso de espessantes adicionais. “As formulações ficam mais leves, com efeito de ‘quebra rápida’ e, por serem formulações óleo em água, podem ser utilizadas inclusive em produtos enxaguáveis”, garante. O HIPEgel Óleo permite o desenvolvimento de uma ampla variedade de produtos, como géis de massagem, limpeza, corporais, máscaras faciais, formulações suaves e infantis. Para as linhas com apelo orgânico, a Dinaco oferece a opção HIPEgel® Oleo C, certificada Cosmos.
Para o desenvolvimento de novos produtos com sensorial diferenciado em bases aquosas ou hidroalcóolicas, Vera destaca a linha Carbopol® Ultrez, da Lubrizol. Composta por modificadores reológicos de alta performance, a linha agrega alta viscosidade, estabilidade e capacidade de suspensão com a formação de géis límpidos e brilhantes com sensorial leve ao toque. Por sua capacidade de hidratação rápida, auxilia na redução do tempo de processo, na otimização da produção e, consequentemente, na redução do consumo de energia. Além da economia de energia e recursos naturais, o ingrediente eco-friendly não é tóxico ao meio ambiente, nem bioacumulativo.
“Essas são apenas duas amostras de especialidades químicas que conseguem atender às demandas do mercado consumidor, sem nos esquecer dos desafios que as empresas enfrentam para desenvolver novos produtos que, além de inovadores e eficazes, sejam sustentáveis, com menos uso de recursos naturais e menos geração de resíduos”, diz Vera, ressaltando que a Dinaco dispõe de muitas outras opções para atender aos desafios específicos dos seus clientes.
Flexibilidade de texturas
Considerando que a crescente demanda por produtos eco-friendly limita os formuladores a escolher entre eficácia e sensorialidade, a Lucas Meyer Cosmetics desenvolveu o Heliosoft™ com ingredientes de origem 100% natural, combinando a lecitina de girassol com éster e álcool graxo de colza.
Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer
Esta combinação inteligente, segundo Hoda Nahas, gerente de vendas para a América Latina da Lucas Meyer, reúne as propriedades técnicas e fisiológicas de fosfolipídios do girassol com as sensoriais e espessantes do éster e álcool graxo de colza. Emulsionante de alta performance, Heliosoft™ é capaz de emulsionar até 40% de carga oleosa, quando usado a 4%, apresentando alta compatibilidade com óleos naturais, silicones, pigmentos e filtros UV químicos e físicos. “Ele também pode ser adicionado a fórmulas como coemulsificante ou booster de sensorial, dando aos formuladores alta flexibilidade para criar ampla gama de texturas: desde muito fluidas até viscosas”.
Além de sua eficiente performance técnica, a Lucas Meyer comprovou que a organização lamelar que Heliosoft™ promove nas fórmulas confere uma perfeita afinidade e biocompatibilidade com a pele, pois atua no estrato córneo aumentando sua espessura e laminação, o que ajuda a restaurar rapidamente a função de barreira da pele danificada.
Estrutura Lamelar – Emulsão com 4% de Heliosoft™
Hoda explica que a estrutura biomimética do Heliosoft™ traz um toque emoliente, sensação de maciez e conforto, além de um filme protetor na pele após a aplicação. “O ingrediente também mantém a pele hidratada por até 8 horas e pode aumentar a biodisponibilidade e penetração de ingredientes ativos para maior eficácia”, garante Hoda. Testado em 20 voluntários com pele sensível, Heliosoft™ também foi aprovado como o candidato ideal para formular emulsões dedicadas às peles mais sensíveis.
Alternativa ao talco
Distribuída pela IMCD Brasil, a marca Color&Effects lançou recentemente Mearlmica® FF, um mineral de desempenho neutro de mica natural que fornece uma textura macia e cremosa e cria uma base neutra para uma ampla gama de cores em cosméticos coloridos, com acabamento mate ou cintilante, além de aplicações em cuidados pessoais.
Nathalia Miranda, especialista de aplicação da IMCD
“Mearlmica® FF de mica natural oferece aos clientes uma alternativa ao talco na formulação de maquiagem e itens de cuidados pessoais. Além disso, é uma escolha consciente na busca por mica natural ética e sustentável, extraída de mina própria em Hartwell, nos Estados Unidos, com transparência e rastreabilidade em toda sua cadeia integrada”, afirma Nathalia Miranda, especialista de aplicação da IMCD, ressaltando que o ingrediente é um aditivo de cor aprovado globalmente para uso em todas as aplicações e, por ser opticamente neutro, é muito indicado para produtos voltados para pele preta.
Outra indicação da IMCD são dois produtos multifuncionais da CP Kelco: KELCOGEL® CG HA e KELCOGEL® CG LA. Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I, explica que ambos são obtidos por biofermentação de ingredientes naturais e são alternativas para substituição de sintéticos, possibilitando vegetalização de formulações que demandam suspensão sem impacto em viscosidade, estabilização de emulsão, controle reológico e transparência ou opacidade, dependendo do grau de aplicação.
Vanessa Arruda, gerente técnica de Personal Care & Home Care e I&I da IMCD
“KELCOGEL® CG HA e KELCOGEL® CG LA possibilitam criar várias texturas de fácil aplicação, desde géis fluidos até géis cortantes, sem tack residual, todos com alta estabilidade térmica”, explica Vanessa, que indica sua aplicação para o desenvolvimento de formulações clean label , tipo séruns, sprays, géis e emulsões, corporais ou faciais e de tratamento, proteção solar, sabonetes em gel e máscaras, garantindo alta qualidade sensorial e em formatos de apresentação diferenciados, com excelente relação custo-benefício.
Modificadores de texturas
Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo, lembra que textura é a consistência, sensação ou aparência de uma superfície ou substância. “Ela é extremamente importante para a aceitabilidade de um produto cosmético, pois eles devem ter atributos visuais atraentes e propriedades táteis aceitáveis durante a aplicação e uso para estimular a compra e a recompra”.
Gabriela Mastelaro, gerente de negócios da Kobo
A Kobo fabrica e distribui uma ampla variedade de ingredientes adequados para modificação e aprimoramento de textura. Gabriela cita modificadores de reologia, sílica pirogênica pré-dispersa, materiais formadores de gel, tratamento de superfície para melhorar as interações do pó com o veículo e microesferas.
“A linha de produtos Exilva, por exemplo, é composta por materiais formados por redes de fibras de celulose 3D de origem vegetal, que ajudam na pulverização de formulações espessas, possibilitando a recuperação rápida da viscosidade e melhorando o antigotejamento, ou seja, permitem que formulações em spray não escorram quando aplicadas”, explica. A Exilva ainda auxilia na suspensão de partículas e pigmentos, promove efeito matte e é facilmente adicionada na fase aquosa das formulações.
Segundo Gabriela, a Kobo também possui uma vasta gama de sílicas, chamadas de MSS-500, disponíveis em vários tamanhos de partícula. Elas são capazes de transmitir texturas aveludadas e sedosas aos produtos, controlar a oleosidade da pele, melhorar o acabamento natural, aumentar o “pay-off” em formulações anidras e dispersar a luz para diminuir a aparência de linhas finas na pele (soft focus). De origem mineral, também podem ser usadas como substitutos a microplásticos.
“Seja para sistemas aquosos ou oleosos em gel, com aparência fosca ou acetinada, seja para obter efeito estabilizador, alcançando diferentes formas de produto, como creme, loções, mousse e outros, ou mesmo para atingir sensação de pó de formulações líquidas ou de cremosidade de formulações em pó, os modificadores de textura da Kobo ajudarão os formuladores a atingir esses objetivos de forma consistente”, completa Gabriela.
Produtos inspiradores
Textura bouncy – Inspirada no look com bochechas naturalmente coradas, a Ruby Kisses lançou o Melon Pop Bouncy Blush & Lip. Com textura bouncy (de creme para pó), o produto possui aplicação cremosa, mas seu acabamento é matte e seu toque é seco e aveludado, como um blush em pó. Versátil e multifuncional, o produto foi desenvolvido para ser utilizado no rosto e nos lábios. Ele também é superfácil de espalhar, podendo ser aplicado com os dedos, pincel ou esponja.
Shampoo seco em pó – O Dry Shampoo Crown Affair é uma releitura em pó de shampoo a seco. Desenvolvido para aplicação rápida, o produto é acondicionado em uma embalagem redonda que lembra um pó facial e é acompanhado de uma escova Kabuki plana que fica dentro da tampa da embalagem. A escova permite uma aplicação direta e mais controlada na raiz do cabelo, criando uma experiência diferente do shampoo seco em spray.
Textura de sorvete – A Chioture Fermented Mask lan, lançada na China em abril, é uma máscara facial com uma formulação sem AHA ou BHA e uma textura de sorvete. Voltado para os consumidores jovens, o produto contém extrato de flor de Prunus lannesiana e extrato de borras de Oryza sativa (arroz), em uma proporção para promover efeitos de peeling suaves para o uso diário. Sua textura de sorvete permite usá-lo de várias maneiras: uma camada fina sem enxágue ou uma camada espessa para um tratamento intensivo.
Sérum-gel – A textura sérum foi a escolha para dois dos produtos da Sallve, Antioxidante Hidratante e Hidratante Firmador. Eles combinam características das duas texturas. São leves com absorção rápida e contêm uma alta carga de ativos como os séruns, mas também têm uma viscosidade um pouco mais elevada para que a aplicação seja mais prática, como não escorrer, além de um sensorial mais agradável.
Base pó compacto – Destaque entre os lançamentos de maquiagem, a nova Base Pó Compacto Eudora Glam, disponível em 10 tonalidades, tem fórmula enriquecida com Vitamina C e Vitamina B3 suaviza e previne manchas, além de contar com FPS 90 UVA++, que garante proteção extra contra os radicais livres, raios solares e luz azul, prevenindo sinais precoces de envelhecimento. O produto é multifuncional: pode ser usado sozinho e para selar a maquiagem, e oferece textura ultrafina, que disfarça a aparência de poros e linhas de expressão, acabamento mate natural com controle de oleosidade e longa duração.
Coleção de texturas
Especialista em análise sensorial há mais de 25 anos, a Gattefossé sempre surpreende seus clientes com texturas cosméticas inovadoras. Há três anos, a Gattefossé criou INSPIRATION, uma ferramenta para ajudar a descobrir novas experiências sensoriais e potencializar a criatividade. “Proporcionando prazer, surpresa e motivação, este conceito criativo de texturas cosméticas tem como objetivo despertar a imaginação dos formuladores. A cada ano, essa coleção de texturas é renovada, alinhada às tendências de marketing e consumo”, descreve Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé.
Luciana Ferra, coordenadora técnica de Personal Care para a América do Sul e Central da Gattefossé
Em 2021, a empresa lançou a coleção de fórmulas “Follow your bliss”, considerando que os cosméticos do futuro serão éticos, limpos, transparentes e ecologicamente corretos, mas também divertidos, inovadores e desejáveis. Para isso, segundo Luciana, a empresa destacou matérias-primas fora da zona de conforto, seguindo as premissas de empregar maior naturalidade possível (mantendo ótima sensorialidade), minimizar o uso de ingredientes controversos e não ecológicos e avaliar a biodegradabilidade para todas as fórmulas enxaguáveis.
A Gattefossé desenvolveu seis novas texturas, incluindo um protetor solar corporal com glitters biodegradáveis, máscara facial transformadora, fórmula minimalista contendo cristais líquidos e formulação moldável para ser aplicada como um patch em linhas finas e rugas ao redor dos olhos. “As formulações atendem aos desejos dos consumidores por novas experiências sensoriais, texturas que se transformam e rotinas de autocuidado”, diz Luciana. Para estabilizar as texturas inovadoras, foram selecionados os emulsionantes sensoriais naturais da linha Emulium®, em conjunto com ativos eficazes obtidos por tecnologias inovadoras de extração, como é o caso da linha Gatuline®.
A Gattefossé possui um painel sensorial treinado desde 1996 e analisa todos os protótipos desenvolvidos em diferentes atributos. “Ao longo desses 25 anos, construímos uma texturoteca disponível para acelerar o desenvolvimento de nossos clientes”, completa Luciana. Para conhecer as texturas da coleção, acesse Inspiration Follow your bliss.
Coleção de fórmulas “Follow your bliss” traz seis novas texturas
Toque e sensações
Não é de hoje que a Gattefossé aborda o tema texturas para a indústria cosmética brasileira. Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab, distribuidora exclusiva da Gattefossé no país, conta que, desde 2004, a linha Emulium® é reconhecida pela indústria cosmética brasileira como uma grande inovação. “Ao longo dos anos, vem fazendo parte dessa revolução no mercado cosmético, quando se pensa na criação de emulsões com propósitos funcionais e de características extraordinárias. É possível comparar a família dos emulsionantes Emuliuns® às texturas de tecidos elegantes e glamorosos da indústria da moda. Toque e sensações traduzem a família Emulium®”.
Andrea Adams, Andrea Adams, gerente de desenvolvimento de negócios de Personal Care do Grupo MCassab
Andrea destaca o Emulium® Delta MB, emulsionante robusto que doa textura aveludada para as formulações cosméticas. É um dos mais antigos da família e um coringa para as formulações de pele, cabelos, maquiagens, filtros solares. Atua em faixa de pH de 3 a 13. Ela também menciona o Emulium® 22 MB, um emulsionante elegante que cria uma textura que se transforma na pele durante a aplicação em virtude do tamanho de partícula e de suas características tixotrópicas, além da presença do ácido berrênico, que doa alta afinidade com a pele.
“Já o Emulium® Kappa MB é um emulsionante natural PEG-free, aniônico, O/A, que cria texturas envolventes que acolhem e aconchegam, criando a verdadeira sensação de conforto ou efeito almofadado de ação long-lasting. Seu sensorial também é conhecido como efeito ‘cocoon’ ou casulo”, informa Andrea, que também cita o Emulium® Illustro, um emulsionante 100% natural que cria texturas leves, super macias, também denominadas de skin-touch. PEG-free, não iônico, A/O, é considerado um dos emulsionantes mais inovadores da família Emulium® da Gattefossé. “Normalmente emulsionantes de fase interna aquosa e fase externa oleosa doam sensoriais pesados e de baixa espalhabilidade, diferentemente do Emulium® Illustro”.
Complementando, cita ainda o Emulium® Dolcea MB, um emulsionante robusto, 100% natural, lançado no final de 2020, cria texturas brancas, brilhosas que promovem extrema maciez para a pele. PEG-free, aniônico, O/A, ele é plicável para produtos para a pele, filtros solares e maquiagens. “Envolvente com um abraço, esse emulsionante hidrata e mantém os níveis de hidratação da pele por até 48 horas”.
Indulgência e diversão
Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul da Evonik, reforça que o isolamento social e os impactos na saúde emocional das pessoas têm criado uma demanda maior por produtos que ajudem as pessoas a terem mais momentos de relaxamento e prazer. “Uma das formas que os consumidores têm encontrado para melhorar seu bem-estar é dedicar algum tempo aos cuidados com os cabelos e a pele por meio de produtos cosméticos com texturas e formatos que tornam a experiência de autocuidado mais indulgente e até mesmo divertida, seja com uma transformação de textura, seja com uma espuma ultra cremosa que lembra chantilly sobre a pele”.
Daniel Coelho, coordenador de marketing da área Care Solutions para a América Central e do Sul da Evonik
Para atender essa tendência focada em novas texturas e benefícios sensoriais surpreendentes, a Evonik conta com diversas soluções em seu portfólio que ajudam na entrega dos benefícios de beleza, na estrutura das formulações e também no perfil de sustentabilidade, permitindo o desenvolvimento de produtos com texturas inovadoras, que vão despertar a curiosidade e interesse dos consumidores, e que ainda podem trazer o diferencial de sustentabilidade, tão requisitado pelos consumidores.
“Quando pensamos em SPA em casa, a máscara de tratamento vem como parte essencial desse momento de cuidado”, afirma Coelho, destacando que a Evonik desenvolveu uma formulação ultra-hidratante com textura de leite utilizando o emulsionante TEGO® Care PBS 6 MB, com certificação COSMOS, que garante a estabilização da formulação e oferece hidratação premium, em combinação com os ácidos hialurônicos HyaCare® e AquaPront®, promovendo resultados instantâneos e de longa duração.
Combinando a tendência das texturas que se transformam durante o uso com o requisito sustentabilidade, a Evonik também desenvolveu a formulação de limpeza corporal powder-to-foam, um produto para limpeza do corpo em um formato inovador para a categoria, que transforma um pó fino em uma espuma cremosa. Do ponto de vista de sustentabilidade, a formulação contém o biossurfactante RHEANCE® One, produzido por meio de fermentação e prontamente biodegradável, que garante eficiência na limpeza e suavidade para a pele e meio ambiente.
“Os formatos sólidos ou isentos de água são interessantes para o consumidor por serem mais práticos e seguros para serem levados na bolsa ou em viagem, além de não necessariamente precisarem de embalagem plástica. Também trazem impactos positivos na cadeia de transporte por serem mais concentrados e pesarem menos que as versões com água”, diz Coelho.
A Evonik possui ainda sugestões de formulações sólidas para a categoria de cabelos, como o condicionador em barra que contém o agente condicionante VARISOFT® EQ 100, o esterquat de perfil sustentável, prontamente biodegradável e com propriedades condicionantes superiores, que protegem contra quebras e garantem mais maciez e lubricidade para os fios.
Caminho para inovar
“Inovação sempre foi necessária em todos os tipos de negócios. Quando falamos no mercado de beleza e cuidados pessoais, a inovação é mandatória para que as marcas permaneçam sendo desejadas pelo consumidor. Em meio a tantas opções disponíveis, os lançamentos cada vez mais precisam trazer características que atraiam o consumidor a escolher qual produto será testado”, observa Fernando Godoy, gerente comercial de Personal Care da Tovani Benzaquen.
Fernando Godoy, gerente comercial de Personal Care da Tovani Benzaquen
Godoy lembra que a exploração de texturas não é novidade no mercado. Manteigas, mousses, leites, entre outras, são texturas que já foram amplamente trabalhadas pelos fabricantes e consagradas pelos usuários. Entretanto, as texturas ainda são uma das principais maneiras de trazer inovação ao mercado, sejam elas tradicionais ou surpreendentes, é possível encontrar no mercado um vasto número de produtos com propostas diferenciadas. “Texturas tradicionais, mas aplicadas ineditamente em certos tipos de produtos também são inovações que merecem destaque, pois são uma quebra de paradigma para o usuário, como perfume sólido, sabonete líquido em óleo e xampu em pó”.
Devido à necessidade constante de apresentação de novidades, os fabricantes de matérias-primas são desafiados a criar produtos que proporcionem aos desenvolvedores de produtos acabados novas formas de apresentá-los. Neste cenário, Godoy destaca o Plantasil® LA, copolímero que espessa sistemas oleosos, que permite o desenvolvimento de condicionadores transparentes, e o Gabacare™ BL98T, que promove efeito blur imediato enquanto trata a pele reduzindo rugas.
Já o Pluracare® F127 NF Prill, segundo Godoy, forma um spray que na temperatura da pele se transforma em uma máscara em gel, que pode ser potencializado quando associado ao microHA™, que é um ácido hialurônico com ação anti-inflamatória e calmante.
“A busca pela sinergia entre todas as opções de produtos inovadores, que despertem a curiosidade e estimule a compra, faz com que a indústria se sinta estimulada a permanecer trazendo novidades ao mercado, para que o ciclo de inovações nunca se acabe”, finaliza Godoy.
Texturas associadas à eficácia
“Diferentes texturas proporcionam verdadeiras experiências sensoriais ao consumidor e isto pode ser um fator decisivo, não só no momento da compra, mas como na fidelização do cliente com a marca”, diz Caroline G. Marques, analista de marketing técnico da Focus Química, citando pesquisas da Mintel, que apontam que produtos com texturas diferenciadas, como cosméticos sólidos, ampolas, sprays e máscaras associados à eficácia e alta performance, vêm atraindo o interesse dos consumidores.
Caroline Marques, analista de marketing técnico da Focus Química
Caroline destaca matérias-primas que possibilitam diferentes texturas são essenciais para quem deseja ingressar nessa tendência. É o caso do AMPHISOL® K, emulsionante óleo em água PEG-free da representada DSM. Muito utilizado em proteção solar, cuidados com a pele e maquiagem, o AMPHISOL® K não é um simples emulsionante. Além de promover emulsões de alta estabilidade e ótimo sensorial, oferece ao produto resistência à água, boost de FPS e, mesmo em fórmulas com alta carga oleosa, possibilita um vasto range de viscosidades e texturas diferenciadas, que variam de cremes a sprays.
Outro destaque da Focus Química é o mais novo lançamento da WACKER, o BELSIL® REG 1103 B. “Diferente de outros elastômeros de silicones, é compatível com água, possibilitando formulações com texturas leves, sensação refrescante, rápida absorção e formação de barreira instantânea na pele, com o incrível efeito ‘water-break’, muito procurado e bem aceito pelos consumidores brasileiros”, explica Caroline. Devido à sua composição, o BELSIL® REG 1103 B promove efeito almofadado, resistência à transferência, benefícios de longa duração e os efeitos soft focus e blur, para disfarce de imperfeições, proporcionando uma pele mais lisa e uniforme.
A representada francesa Lessonia também pode contribuir no quesito de texturas e experiências sensoriais, segundo Caroline. Com a revalorização de subprodutos, de partículas esfoliantes a micropós, a empresa oferece expertise e uma gama completa de ingredientes naturais para a indústria cosmética. “Um destaque é o lançamento Microzest 50 Green Clay, argila verde micronizada, purificada e 100% natural. “Pó rico em oligoelementos, de textura suave e macia, que permite cosméticos sólidos, ou produtos de spa como máscaras faciais, oferecendo benefícios à pele e aos cabelos e expressando sua cor e aroma naturais em todas as formulações de personal care”, descreve.
Produtos inspiradores
Sem escorregar – A loção hidratante Dermovance ES, da FQM Melora, foi especialmente desenvolvida para áreas espessas, como mãos, pés, joelhos e cotovelos. Com formulação exclusiva, proporciona a manutenção da umidade cutânea com alta tolerabilidade, melhora e previne as fissuras causadas pelo ressecamento e promove o afinamento da pele. Um aspecto importante considerado em seu desenvolvimento é que, de fácil aplicação, seu sensorial leve e a rápida absorção não deixa o aspecto oleoso ou pegajoso na pele e permite o uso de sapatos sem escorregar os pés.
Sérum antioxidante – Com combinação exclusiva de ácidos AHAs, PHAs e biônicos com antioxidantes – Ácido Cítrico, Gluconolactona, Ácido Maltobiônico, Vitamina C, Vitamina E e extratos vegetais, a Neostrata apresentou no mercado o Antioxidant Defense Serum, o primeiro sérum anti-idade com inteligência antioxidante da marca no Brasil. O protege a pele contra os agressores externos, como poluição, neutralizando as 5 principais vias de formação dos radicais livres. Tudo isso em uma textura sérum ultraleve de rápida absorção com fragrância suave, adequada para a pele oleosa.
Gel hidratante – A Bio-Oil lançou recentemente o hidratante gel para pele seca, específico para combater peles secas, ressecadas e quebradiças. Sua tecnologia cria uma película protetora na pele capaz de resistir à perda de umidade e restaurar a pele para o seu estado de hidratação ideal. Ele possui um formato inovador de hidratante em gel, que substitui o alto percentual de água comum a cremes hidratantes por óleos e manteigas. Enquanto outros cremes e loções contêm cerca de 70% de água, que evapora com facilidade, o Gel de Bio-Oil possui apenas 3%. O restante da formulação é composta por óleos, manteigas e umectantes, que hidratam profundamente e permanecem na pele. Com isso, a fórmula se torna 100% ativa. Entre os ingredientes estão a manteiga de karité, ureia, vitamina B3 e ácido hialurônico.
100 horas de hidratação – A Clinique acaba de lançar uma nova fórmula do Moisture Surge, hidratante facial mais vendido do Brasil, que agora penetra em mais de 10 camadas da pele e fornece hidratação ainda mais prolongada. O hidratante com textura leve em gel, sem óleo, promete 100 horas de hidratação, mesmo depois de lavar o rosto. O upgrade de sua fórmula oferece um aumento de hidratação imediata de mais de 170% e uma tecnologia de auto-reabastecimento, que ajuda a pele a criar sua própria fonte interna de água para se reidratar continuamente, mantendo uma radiância e saudável.
Sérum stick – A portabilidade em produtos para a pele também deve ser considerada, como é o caso do Hero’s Force Shield Superfuel Serum Stick, que torna muito mais fácil carregar um sérum calmante, hidratante e balanceador de microbioma, graças ao seu formato sólido flexível. Sua fórmula com infusão de calêndula e algas é indicada para os dias quentes, quando a pele precisa de um resfriamento para reduzir a oleosidade após o calor.
Máscara spray – Lumoss Moisturizing Brightening Spray Mask é uma máscara facial em formato de spray projetada para pessoas que desejam agilizar suas rotinas de cuidados com a pele. Ao contrário das máscaras de folha, o formato spray é mais conveniente de usar. Basta pulverizar 8 a 10 vezes, distribuir o produto uniformemente no rosto para formar um filme de essência invisível e enxaguar após cinco minutos. Possui óleo de neroli e cinco tipos de extratos para acalmar, iluminar e hidratar a pele de forma eficaz. É adequado para peles sensíveis.
Efeito glow – O protetor solar EltaMD UV Glow Broad-Spectrum FPS 36 trouxe o efeito glow para uma formulação de protetor solar. Sem aparência oleosa, a luminosidade é garantida pela combinação de mica e niacinamida que, com o uso prolongado, também ajudam a promover um tom mais uniforme.
Beautiful Mind
O conceito de bem-estar total tornou-se parte integrante das rotinas de beleza, o que a Mintel chama de “Beautiful Mind”, uma das quatro tendências de beleza apontadas para este ano. “Daqui para frente, as marcas que destacam com sucesso o uso de rotinas de beleza como uma forma de combater o estresse e a ansiedade e trazer normalidade durante tempos incertos irão agregar valor em longo prazo para os consumidores”, disse Sharon Kwek, diretora associada global de beleza e cuidados pessoais da Mintel, por ocasião da divulgação do relatório.