Adolescentes exigem que marcas sejam éticas
Um novo estudo mostra o que motiva crianças e adolescentes hoje e também destaca como os jovens Geração Z e Geração Alfa estão se tornando um grande grupo de compradores digitais comprometidos com uma forte crença de que as marcas devem ser éticas.
Divulgada na quarta-feira (14), a pesquisa do especialista em público-alvo GWI (por meio de seu conjunto de dados GWI Kids) analisou os comportamentos e crenças de mais de 15.000 crianças de diversos países, com idades entre 8 e 15 anos.
Se nos concentrarmos na faixa etária de 12 a 15 anos que está prestes a se tornar consumidores de pleno direito, o relatório The Kids These Days mostra que os adolescentes já estão fazendo compras digitais. Cerca de 15% deste grupo comprou online na última semana, subindo para um quarto entre os que têm acesso a uma conta bancária.
E um terço dos adolescentes recorrem às mídias sociais para se envolver com suas marcas favoritas. Suas preferências de conteúdo incluem posts engraçados e memes, mas eles esperam que este conteúdo seja equilibrado com postagens que reiteram a RSE [responsabilidade social empresarial] de uma marca de varejo e o compromisso de abordar questões sociais mais amplas, altamente valorizadas por esta geração”.
Existem algumas informações mais importantes para marcas que buscam atingir esse segmento de consumo. Por exemplo, meninas de 12 a 15 anos são “muito mais propensas do que meninos da mesma idade a dizer que podem fazer qualquer trabalho que quiserem (57% vs 31%) e valorizam expressar suas opiniões” mais que os meninos (47% vs 42%). A igualdade de oportunidades realmente importa para elas “e, portanto, as marcas precisam fazer sua parte para refletir isso e garantir que meninas e mulheres sejam igualmente representadas em campanhas, mídia e mensagens”.
Além disso, “a sustentabilidade é a prioridade dos adolescentes”. Atitudes e comportamentos pró-ambientais são fundamentais, e 44% dos jovens de 12 a 15 anos disseram que cuidar do planeta é importante para eles. Esse percentual é mais alto do que as prioridades normalmente associadas a essa faixa etária, como se preocupar com a opinião dos colegas (28%) ou estar atualizado sobre as últimas tendências da moda (23%). Novamente, há uma repercussão direta para as marcas, já que esses jovens consumidores esperam práticas amigas do ambiente e um foco nas políticas de RSE. “Viver e respirar esses valores deve ser a principal prioridade de todas as marcas de varejo”, diz o relatório.
É interessante também que as marcas possam alcançar outras faixas etárias ao segmentar programas de TV que os adolescentes assistem, porque um terço das crianças de 12 a 15 anos afirmam que decidem os programas e filmes que suas famílias assistem. E esse é o caso em uma ampla variedade de países.
A pesquisa online conversou com 15.418 usuários de Internet na Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Itália, Malásia, México, Polônia, África do Sul, Espanha, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos. Segundo a empresa, o estudo foi totalmente opt-in e teve total consentimento dos pais, e as perguntas também foram adaptadas para obter as respostas mais precisas de grupos de idade que podem responder de forma diferente que os adultos.
Fonte: Fashion Network 15.07.2021