Com um público estimado em 200 mil pessoas e expectativa de negócios em torno R$ 800 milhões, a 17ª Beauty Fair, a maior feira de beleza das Américas, realizada entre 3 a 6 de setembro de 2022, no Expo Center Norte, em São Paulo, contou com 24 atividades entre congressos e workshops, além de 100 eventos educacionais certificados para promover a educação continuada de profissionais de diversas áreas.
Cesar Tsukuda, diretor geral da Beauty Fair
Mais de 500 expositores destacaram mais de 2 mil marcas, que apresentaram seus lançamentos e ofereceram uma grande variedade de ações.
Uma das novidades desta edição foi uma área de exposição exclusiva para empresas de cosméticos naturais. Para o diretor geral da Beauty Fair, Cesar Tsukuda, um grande número de consumidores ainda não enxerga performance em um cosmético natural. “Esta é uma barreira que precisa ser quebrada. Hoje já existem muitos produtos com boa performance. Os naturais precisam estar mais disponíveis nas prateleiras e a perfumaria também precisa desenvolver novas categorias, aumentando suas margens e, consequentemente, o desempenho dos seus negócios”, observou.
Grupo Boticário
Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Boticário esteve presente na Beauty Fair. Para esta edição, a participação foi maior.
Alessandra Sekeff, vice-presidente de B2B do Grupo Boticário
Além da presença com todas as marcas de consumo B2B (Australian Gold, Bio-Oil, Eudora, Vult), a companhia, pela primeira vez, esteve também com sua unidade de soluções digitais composta pela Mooz, Casa Magalhães e Beleza na Web, maior e-commerce de beleza do país, compartilhando com varejistas de todo o Brasil a proposta de valor integrada da empresa para gestão de negócios no varejo, com foco em solução de crescimento, de performance e vendas.
“Além de diversificar o ponto de contato das marcas junto ao consumidor final, a operação B2B fortalece nossa estratégia multimarcas e multicanal. O Grupo Boticário acredita no mercado B2B, sendo este um negócio de extrema relevância para a empresa e uma das nossas alavancas para ser o melhor e maior ecossistema de beleza do país, contribuindo ativamente para o objetivo do Grupo, que é estar onde consumidor está”, explica Alessandra Sekeff, vice-presidente de B2B do Grupo Boticário.
Confira algumas das novidades das marcas:
Marcelo Schulman, sócio-fundador da Vita Derm
Vita Derm
A Vita Derm apresentou a nova linha de ozonioterapia D’Ozônio, para estética profissional, um kit com cinco itens para tratamento de patologias do couro cabeludo, ideal para terapia capilar, com cuidados desde psoríase à queda capilar.
“Já são quase quatro décadas de atuação da Vita Derm, onde pudemos consolidar nossa marca como uma das principais do país no setor”, afirmou o professor Marcelo Schulman, sócio-fundador da Vita Derm, um dos homenageados pela direção da Beauty Fair em um jantar especial de premiações para personalidades importantes da área.
Ana Hickmann
A apresentadora Ana Hickmann levou sua marca para a Beauty Fair pela primeira vez. Entre as novidades, apresentou sua linha de maquiagem, que ganhou novas fórmulas e embalagens e que conta agora com novas versões de base, pó compacto, corretivo, blush, batom e hidratante labial, bem como as esponjas, pincéis e cílios postiços.
Melu
A geração Z, focada em velocidade e cuidado pessoal e que se tornou foco de grandes marcas, acaba de ganhar uma marca de beleza completa, a Melu, da Ruby Rose, com produtos que vão desde o skincare até a maquiagem para a boca, olhos e pele.
Forever Liss
Lançamento da Forever Liss, o kit Banho de Verniz combina benefícios para fortalecer os fios, hidratar e nutrir, proporcionando brilho espelhado e maciez, além de evitar o frizz e a quebra dos fios. A linha possui como principais ativos o óleo de coco, D-Pantenol, Phytoqueratina e aminoácidos, que tratam a porosidade dos fios e hidratam profundamente.
WidiCare
Liso Maravilha é a mais nova linha WidiCare e conta com cinco produtos (shampoo, condicionador, máscara, fluido e sérum) desenvolvidos especialmente para cabelos lisos. Além disso, há dois novos produtos da família Juba para finalização: Gommage Texturizadora para definição de cabelos crespos e um Blend de Óleos Vegetais para todos os tipos de curvaturas.
Alfaparf Milano
A Yellow, marca profissional da multinacional italiana Alfaparf Milano, lançou Star, uma linha completa de produtos indicada para todos os tipos de cabelos. Com fórmula especial que reativa a luminosidade natural dos fios, promete até 72 horas de poder iluminador. Com ativos naturais e sustentáveis, é composta por shampoo, condicionador, leave-in, óleo e ampola potencializadora para proporcionar efeito de salão em casa.
Balai
A marca capixaba Balai Vegan Treatment apresentou sete linhas com aditivos naturais e diferentes propósitos. Entre elas, a Recarga de Vitalidade, que apresenta produtos em barras, formulados com ativos concentrados, como quartzo rosa, café verde, manteiga de karité, D-panthenol, óleo de rícino e manteiga de murumuru. O rendimento das barras é equivalente a um shampoo de 300ml e dois condicionadores de 200ml, se comparadas à linha convencional.
Felps
A Felps apresentou a linha Inner Regener, que promete cuidado personalizado, agindo conforme a exigência do cabelo naquele momento. Entre os atributos da linha estão a capacidade de promover maior densidade aos fios, regeneração, cicatrização, reposição de massa, força, reparação, hidratação, nutrição, proteção térmica e contra radicais livres, além de equilíbrio do pH.
Floractive
Destaque da Floractive, o Vinagre Capilar Framboesa foi desenvolvido com a missão de restaurar e fortalecer a fibra dos fios. O novo produto ainda possui um ativo que sela as cutículas regenerando e tratando os cabelos, além de deixá-los mais macios e com brilho.
Skala
A Skala Cosméticos, marca brasileira 100% vegana apostou em inovação e design para a ampliação de seu portfólio. Entre os lançamentos estão as linhas Vitamina C + Colágeno Vegetal, #MaisCachinhos Kids, Amidinho de Milho Kids e Crespinho Divino.
Raavi
A Raavi Dermocosméticos lançou o Sérum Facial Antissinais Ácido Hialurônico & Niacinamida. O produto tem em sua fórmula o Ecobiotys, um prebiótico originário da flor-de-cera, único de origem vegetal, premiado e de origem francesa. Rico em peptídeos, o ingrediente ativo inteligente reforça não apenas a função imunitária como também a barreira mecânica da pele, além de harmonizar a repartição das populações bacterianas, que resulta em um ganho na qualidade da defesa proporcionada pela barreira cutânea.
Depil Bella
Líder em seu segmento, a Depil Bella, lançou a Cera Quente Depilatória em formato de confete, para facilitar a rotina do profissional tanto na questão de tempo quanto de economia. “O formato confete é a grande inovação que trazemos para as ceras depilatórias neste ano. Seguida da 1ª Cera Quente Vegana, com formulação sem a cera de abelha trazendo inovação com resultado”, disse Glaucia Rotta, head de marketing.
Bauny
Bauny Cosméticos apresentou sua primeira coleção de maquiagem, com formulações clean beauty, alta tecnologia e preço acessível. A marca também destacou sua gama exclusiva de esmaltes hipoalergênicos, com 36 cores e tecnologia 9Free, bem como produtos de tratamento para cuidado com as unhas.
Árago Dermocosméticos
A Árago Dermocosméticos apresenou HyaluÁrago, tratamento antiage à base de ácido hialurônico, composto por 12 ativos diferentes que formam uma “trama de sustentação” pró colágeno na pele, regenerando o tecido, aumentando a densidade com efeito preenchedor. Composto por três produtos, a linha combina o uso de dois dermocosméticos e um suplemento alimentar sabor framboesa em forma de pastilhas mastigáveis, que estimulam a firmeza e o preenchimento de rugas e linhas de expressão de dentro para fora, otimizando o resultado do tratamento cosmético.
Bel Col
De uso noturno, a Bel Col destacou o novo booster de Vitamina A – RenovA A+, que proporciona hidratação, efeito clareador, além de minimizar as rugas da área dos olhos e da testa. Ele ainda promove o estimulo da elasticidade, firmeza, tonacidade, e possui efeito lifting, melhorando o aspecto geral da pele, com primeiros sinais percebidos na primeira semana de uso.
Ricca
A Ricca apresentou uma nova linha de produtos desenvolvida exclusivamente para o cuidado da pele oleosa e acneica: a Acne Defense. São cinco novos produtos que envolvem todas as etapas necessárias para corrigir e prevenir a acne: sabonete líquido, loção esfoliante, tônico purificante, gel secativo e sérum facial. Todos os produtos contam com ativos que garantem sua eficácia, são dermatologicamente e oftalmologicamente testados e possuem fórmula 100% vegana.
Bluz
O The Cleansing Oil da Bluz, marca pertencente a Dana Cosméticos, tem em sua fórmula ativos que cuidam gentilmente da pele, como o óleo essencial de bergamota, que auxilia na redução e controle da oleosidade. O produto limpa, remove a maquiagem e mantém a hidratação natural da pele, além de oferecer resultados na melhora da acne, redução dos poros e da oleosidade.
Flér
A marca Flér, que completa 10 anos em 2022, lançou o creme de massagem Ultradeslizante da Linha Redux Intensive, que foi especialmente desenvolvido para otimizar as manobras de massagens corporais como drenantes, modeladoras, relaxantes e energética. Sua fórmula é enriquecida com centella asiática e castanha da Índia, ativos com ação antioxidante com alto poder emoliente, tônico vascular, hidratante e nutritivo da pele que, em sinergia com a cavalinha, ajudam a estimular o metabolismo subcutâneo e a biossíntese de colágeno e elastina.
Visso Natural
A marca Visso Natural, nova integrante do Grupo Bel Col Cosméticos, participou pela primeira vez da Beauty Fair, apresentando o kit profissional Limpeza de pele Ondas do Mar, com sete itens inspirados nas ricas propriedades de alguns ingredientes marinhos, com identidade olfativa que carregam o óleo essencial de alecrim, além de cinco tipos de algas, ricas em compostos iodados, proteínas, carboidratos, aminoácidos, vitaminas A, D e K, que possuem propriedades antioxidantes, calmantes, cicatrizantes e regeneradoras à pele.
Jacques Janine
A Jacques Janine Professionnel lançou especialmente para a feira um novo catálogo de produtos de cuidados com os cabelos para uso no salão e em casa, com destaque para a linha a Damage Repair para fortalecimento, proteção e reparação dos fios danificados, porosos e quebradiços. A linha foi i desenvolvida com manteiga de karité, proteína do trigo, ceramidas e óleos de argan e macadâmia.
Plataforma de negócios
Além da maior feira de beleza das Américas, a Beauty Fair atua como plataforma de negócios, relacionamento e desenvolvimento do varejo, indústria e salões de beleza. A empresa é responsável por importantes projetos com foco no varejo, como a Delegação Beauty Fair na NRF (New York), Líderes de Perfumaria, Fórum de Varejo de Beleza, Fórum Beauty Fair Farma e mantém parceria com a Apas Show para aproximar a indústria da beleza do canal alimentar.
Com a iniciativa Beauty Fair Brazil, a empresa desempenha importante papel na exportação de cosméticos e na captação de novos negócios para a indústria e varejo. Na área profissional, a empresa promove ainda o Beauty Fair Summit Donos de Salão.
Ao fechar as portas desta edição, a equipe organizadora já deu a largada para os preparativos para a 18ª Beauty Fair, que será realizada de 9 a 12 de setembro, no mesmo Expo Center Norte, na capital paulista.