Previsões apontam que vendas de itens para queda capilar continuarão a crescer acima da média da categoria de cuidados capilares
Os mercados de cosméticos e dermocosméticos vêm apontando um aumento de oferta de produtos desenvolvidos especificamente para tratar a queda capilar. Embora tenha crescido a demanda pelos consumidores, não se pode ignorar que os avanços científicos estão levando a um grande número de descobertas de ativos que apresentam resultados animadores e comprovados para prevenir, tratar e até reverter o afinamento e a perda de fios.
Ana Seccato, diretora comercial do NPD Group
Para Ana Seccato, diretora comercial para a Argentina e Brasil do The NPD Group, são muitos os fatores que levam à queda de cabelo, como gravidez, ansiedade, estresse e em consequência da pós-Covid. “A queda de cabelo afeta em torno de um quarto das pessoas que contraíram a Covid. Isso porque a infecção atua na última fase do cabelo, a telógena, na qual o cabelo cai naturalmente, fazendo com que o processo de perda de cabelo seja mais intenso e ocorra antes do tempo considerado normal”, avalia, acrescentando que no começo de 2022, o assunto ‘’queda de cabelo por Covid’’ indicava aumentos repentinos nas pesquisas do Google Trends no Brasil.
De janeiro a junho deste ano, segundo o NPD Sales Tracking Brazil, o mercado de produtos voltados à queda cresceu aproximadamente 30%, considerando os produtos mais relevantes: condicionadores, shampoo e tratamento. “Há uma evolução na importância que esses produtos vêm ganhando ao longo dos anos”, afirma Ana, que destaca que, em 2019, por exemplo, os produtos antiqueda representavam 3% do mercado total de hair care. Em 2020, passaram a representar 5% e, em 2021, 11%. Este ano, a participação já é de 12%. “Em valores absolutos, até junho de 2022, esses produtos já atingiram um valor próximo a R$ 20 milhões em vendas”.
Mais de US$ 134 bilhões em 2028
Confirmando a tendência de aumento nas vendas, a WGSN, empresa global de tendências de comportamento e consumo, prevê que o setor de cuidados capilares, um dos únicos que cresceram durante a pandemia, deve movimentar US$ 134,3 bilhões até 2028, com uma CAGR de 6,6% entre 2021 e 2028. Nicole Silbert, especialista em tendências da empresa, estima que o segmento de produtos para queda de cabelo terá o maior crescimento dentro do período previsto, sob a influência de uma série de estudos sobre as causas desse problema.
Nicole Silbert, especialista em tendências da WGSN
“Consumidores mais exigentes irão buscar medidas preventivas para manter e melhorar a saúde dos cabelos, e com a evolução do interesse por ingredientes limpos e naturais, as marcas irão buscar inspiração nos rituais de cuidados capilares tradicionais”, diz Nicole, ressaltando que proteger e fortalecer o cabelo sempre foram uma prioridade da categoria, mas com muitas pessoas apresentando queda de cabelo pós-Covid ou por causa do estresse, essa questão se tornou ainda mais relevante.
Nicole acredita que a influência do skincare na categoria de cuidados capilares fará com que o consumidor abandone ingredientes e tratamentos prejudiciais ao cabelo e ao couro cabeludo, recorrendo a produtos que protejam e reequilibrem as funções naturais dos fios, renovando o microbioma do couro cabeludo e melhorando a saúde dos cabelos.
“Uma extensão da tendência da regeneração da pele, produtos para o cabelo com fórmulas probióticas surgirão para reverter os danos de tratamentos químicos e agressores externos”, diz,citando como exemplo, os shampoos e condicionadores da startup sustentável Sk*p, feitos com G-HoneyBiome, um mel biofermentado produzido na fazenda da empresa, localizada em Nova York. O ingrediente promete limpar e nutrir o cabelo e couro cabeludo sem remover seus óleos naturais.
À medida que os consumidores se tornam mais sintonizados com seus corpos e buscam produtos específicos para o seu tipo de pele, Nicole prevê o crescimento de soluções holísticas para cada etapa da vida, problema de saúde e tipo de cabelo.
A especialista da WGSN ressalta que nos EUA, 95% da queda de cabelo entre mulheres acontecem por causa de alterações hormonais. “Muito comum no pós-parto, com entre 40% e 50% das grávidas sofrendo com esse problema, a americana Nutrafol lançou o Postpartum, um suplemento para o período de puerpério. O produto foi desenvolvido por ginecologistas para tratar as causas da queda de cabelo pós-parto”, exemplifica.
Em respostas às novas demandas de cuidados capilares, muitos fornecedores de ingredientes oferecem ativos que podem contribuir para o desenvolvimento de produtos para a queda ou que ofereça este benefício como um claim a mais em linhas não específicas.
Células-tronco vegetais
Ressaltando que a queda capilar é uma condição multifatorial que acomete mais de 70% dos homens e quase metade das mulheres durante suas vidas, podendo ter significativo impacto na autoestima dessas pessoas, Gustavo Fernandes Denófrio, farmacêutico da área de desenvolvimento farmacotécnico da Galena, enxerga oportunidades em produtos antiqueda.
Gustavo Denófrio, farmacêutico da área de desenvolvimento farmacotécnico da Galena
“Não por acaso, existe hoje, por parte dos consumidores, uma crescente busca por produtos voltados para o controle da alopecia, bem como um consenso de que uma adequada rotina de hair care deve abranger cuidados com diversas estruturas capilares”, afirma Denófrio.
Alinhada a essa tendência, a Galena, distribuidora de ativos e soluções técnicas, trouxe com exclusividade para o Brasil uma recente inovação da Vytrus Biotech, empresa especializada em ingredientes ativos derivados de células-tronco vegetais para a indústria cosmética: Elaya Renova™, um ativo cosmético recentemente premiado na categoria categoria Ouro, na in-cosmetics Latin America.
Denófrio explica que o Elaya Renova™ é rico em proteínas e lipídios, derivados de células-tronco das oliveiras. Esses compostos atuam sinergicamente, otimizando as funções da haste capilar, bulbo e couro cabeludo, promovendo a tensegridade capilar, ou seja, o equilíbrio entre essas estruturas.
O ativo é obtido por um exclusivo e patenteado processo de encapsulamento em ciclodextrina, o que otimiza sua interação com as estruturas capilares. Segundo Denófrio, estudos demonstram que Elaya Renova™ (1%) possui um excelente potencial de penetração no córtex capilar, propriedade que assegura um aumento do diâmetro dos fios de, em média, 14% (+ 9.2 µm).
Denófrio pontua que, com o significativo aumento no diâmetro dos fios, o cabelo se torna espesso e volumoso, caracterizando-se como uma importante estratégia para otimizar a resistência dos fios, bem como sua ancoragem no bulbo, minimizando a queda capilar.
“Por ser natural e multifuncional, Elaya Renova™ também possui excelente potencial antioxidante, além de proteger os fios frente ao estresse térmico (até 230°C) e contribuir com a hidratação do couro cabeludo, reduzindo a vermelhidão decorrente de processos inflamatórios” acrescenta Denófrio.
Precursor de ceramidas
Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions para a América Latina, observa que, com o envelhecimento dos folículos capilares e na alopecia androgenética, por exemplo, verificam-se níveis desequilibrados de andrógenos, como da di-hidrotestosterona, que levam à miniaturização do folículo piloso e ao encurtamento da fase anágena, resultando em perda de cabelo e formação de cabelos finos e sem vida.
Daniel Coelho, coordenador de marketing da Evonik em Care Solutions para a América Latina
A Evonik, segundo Coelho, oferece uma variedade de ingredientes ativos em apoio às demandas dos consumidores, como, por exemplo, os precursores de ceramidas presentes no SPHINGONY®, que atuam no equilíbrio e fortalecimento da barreira da pele no couro cabeludo para evitar a queda, e a biotina e a cafeína na composição do ROVISOME® Biotin, que ajuda no fortalecimento e crescimento, aumentando também a densidade dos fios.
“SPHINGONY® tem como base a esfinganina, um precursor biomimético de ceramidas, produzida a partir de matérias-primas renováveis em um processo biotecnológico patenteado pela Evonik”, explica Coelho, ressaltando que o processo por fermentação garante que a esfinganina apresente a mesma estrutura estereoquímica da encontrada na natureza e na pele humana e, com isso, o organismo o reconhece e o absorve mais facilmente.
De acordo com Coelho, o precursor atua no equilíbrio do ciclo de vida do cabelo, fortalecendo o folículo do fio e evitando a sua queda. Além disso, melhora a saúde geral do couro cabeludo e dos fios ao equilibrar a microflora, prolongar a fase anágena e estimular a formação de blocos de construção como proteínas e ceramidas.
Estudos in vitro mostraram que a esfinganina equilibra o ciclo capilar, inibindo a enzima chave que causa a redução irreversível da testosterona para di-hidrotestosterona (DHT). “Isso influencia positivamente o ciclo de crescimento do cabelo, impedindo a transição para a fase catágena e a miniaturização do folículo, principalmente entre os homens. Além disso, contribui para a redução da produção de sebo, levando a uma melhoria geral na saúde do couro cabeludo”, diz Coelho.
Já o ROVISOME® Biotin é uma combinação de vitamina H (Biotina), vitamina F (ácido linoléico), vitamina E (acetato de tocoferol), pró-vitamina B5 (D-Pantenol) e cafeína. “Encapsulado no sistema de aplicação ROVISOME®, o ingrediente ativo inteligente pode ser efetivamente transportado para o couro cabeludo e raiz do cabelo e desenvolver todo o seu poder de atividade, contribuindo para melhorar a densidade e o crescimento do cabelo, normalizando a proporção das fases de crescimento capilar anágena e telógena”. Mais informações em intoBeauty® (intobeauty.evonik.com).
Estímulo do metabolismo
Para reduzir a queda capilar e estimular o crescimento de novos fios, a BASF possui em seu portfólio o consagrado ativo Trichogen® VEG. “Composto por uma poderosa associação de aminoácidos, vitaminas e minerais, com ingredientes usados na medicina tradicional chinesa, ele ajuda a retomar o ciclo natural de crescimento do cabelo”, descreve Daniella Francischetti, especialista em inovação de bioativos da empresa. Sua eficácia é demonstrada in vivo pelo aumento na proporção entre fios na fase anágena em relação aos fios na fase telógena.
Daniella Francischetti, especialista em novação de bioativos da empresa
Daniella explica que seu mecanismo de ação consiste na estimulação do metabolismo do bulbo capilar, melhora da oxigenação celular e aumento da microcirculação da pele do couro cabeludo. Devido à sua composição sinérgica de sulfopeptídeos, proteínas e aminoácidos, Trichogen® VEG também possui eficácia na melhora do aspecto e das qualidades sensoriais do cabelo.
Testes in vitro comprovaram que o ativo aumenta a substantividade dos fios, melhora o condicionamento do cabelo, possui efeito reparador e fotoprotetor, além de aumentar a resistência à tração das mechas, sendo ideal para uso em fórmulas capilares para efeito fortalecedor.
A eficácia clínica de Trichogen® VEG na redução da queda capilar, estímulo do crescimento dos fios e melhora sensorial foi comprovada em um estudo com 40 voluntários homens com alopecia androgenética, que aplicaram uma loção com o ativo a cada dois dias. Os resultados foram analisados por contagem de fios com tricograma, avaliação de um dermatologista e pesquisa de autopercepção com os voluntários. “Foi demonstrado que o tratamento do couro cabeludo com Trichogen® VEG melhorou significativamente a relação A/T (proporção de fios em fase anágena e telógena) após 2 meses e especialmente após 4 meses de aplicação.
De acordo com a análise do dermatologista, a queda de cabelo foi reduzida em 37% após 2 meses e 41% após 4 meses. Já nos resultados avaliados no tricograma, a relação A/T média calculada no couro cabeludo aumentou significativamente após 4 meses de tratamento com o ativo, passando de 3,5 (o que caracteriza um quadro de alopecia) para 7,4, demonstrando a eficácia de Trichogen® VEG em reduzir a queda capilar e restaurar a saúde do cabelo.
A imagem abaixo mostra que, nos bulbos capilares dos voluntários com alopecia androgenética (esquerda), a fase telógena é predominante (A/T < 4), e os resultados do estudo clínico com Trichogen® VEG (direita) em 3 áreas do couro cabeludo (frontal, parietal e occiptal) após 2 e 4 meses de tratamento.
Inibindo formação de DHT
“Durante muito tempo, quando pensávamos em produtos capilares, imediatamente nos vinha à mente cuidados com os fios, enquanto os tratamentos antiqueda eram praticamente destinados ao público masculino”, lembra Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico da Innovasell, que apresentou recentemente o conceito de Hair Care Anatomy. “Passamos a olhar além do fio, identificando que folículos e couro cabeludo saudáveis são os responsáveis por cabelos fortes, lindos e cheios de vitalidade”, afirma.
Riédi Nogueira, gerente de marketing técnico da Innovasell
Riédi ressalta que, dentro desse cenário surgiu o conceito Skinification, no qual os cabelos e o couro cabeludo passaram a ser tratados com ingredientes heroes vindos do skincare. Alfa e beta-hidroxiácidos, ceramidas, ácido hialurônico, peptídeos, ativos naturais, vitaminas e minerais ganharam força nessa nova geração hair care.
Um ingrediente da Innovasell citado pela executiva como exemplo dessa tendência é o WKPep®Pro-Hair, que combina ácido oleanólico e crisina a um peptídeo pró-beleza derivado da biotina, vitamina consagrada em tratamentos para cabelo, unha e pele. O ativo inibe a 5α-redutase e a formação de DHT, combatendo a atrofia folicular, a oleosidade excessiva e a queda. Melhora ainda a oxigenação e nutrição do folículo, a síntese de proteínas de adesão e extende a fase de crescimento (anágena).
“Mas será que controlar a queda e estimular o crescimento é suficiente?”, provoca Riédi. “Na verdade, precisamos também pensar no caminho que os fios vão percorrer. Folículos cheios de sebo ou bloqueados por pele morta, caspa ou infecção trarão um forte impacto na qualidade do crescimento do cabelo. Nesse ponto é que atua o Skinperf LWG, um delivery system multicamadas carregado com um coquetel de AHA de liberação gradual”, indica, ressaltando que sua alta capacidade esfoliante cria passagem livre para os fios e seu sistema de entrega controlado proporciona ultra suavidade, mesmo em couros cabeludos sensíveis.
Um único ativo capaz de trazer benefícios simultâneos para o folículo, couro e fios é outra indicação de Riédi: o Musap, um extrato fármaco-like, obtido das raízes da planta Polygonatum odoratum que, assim como Minoxidil, estimula os fatores de crescimento VEGF (Vascular Endothelial Growth Factor) e o KGF (Keratinocyte Growth Factor), melhorando a rede vascular e a multiplicação de células do folículo. “Esse ingrediente natural traz uma revolução sensorial e funcional aos produtos antiqueda contribuindo para hidratação do couro e fio, controle do frizz, melhora da maciez e redução da quebra. Tudo com um toque aveludado, silicone-like e sem pesar”, garante.
Ativo biofuncional
“Sabemos que cerca de metade dos homens e um quarto das mulheres sofrem de queda de cabelo, podendo ser um problema psicológico e social considerável para estas pessoas. Compreender os papéis dos diferentes componentes do folículo capilar e as possíveis ações sobre eles são os principais desafios da biologia capilar”, pontua Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland.
Liliana Brenner, diretora de marketing de Care Specialties da Ashland
A executiva destaca o ativo biofuncional Dynagen™, um extrato biotecnológico, Cosmos validado, inspirado no Sistema de Queratina do Cabelo, do inglês Hair Keratin System™, que possui propriedades de aumentar a queratina para obter cabelos mais fortes e saudáveis. “Dynagen™ atua em marcadores do crescimento e estrutura capilar no folículo piloso, aumentando a força e nutrição e assim fortifica os fios e reduz sua queda ao longo do tempo”, explica.
Segundo Liliana, estudos ex vivo mostraram um aumento significativo de proteínas importantes para a integridade da bainha interna, bainha externa e papila dermal. Enquanto as queratinas 14 e a 17 ajudam a otimizar a estrutura do cabelo e sua força, a CD34 e o colágeno IV auxiliam na nutrição, adesão dos fios e a aparência saudável do cabelo. Ao aumentar a expressão do colágeno I, Dynagen™ ajuda a otimizar a força do folículo piloso e a garantir a coesão, para manter e preservar a estrutura do folículo piloso.
Estudo ex vivo complementar, que utilizou metodologia de enxágue, também mostrou aumento significativo das queratinas 14 e 71, indicando efeitos positivos mesmo para aplicações com enxágue.
Adicionalmente, um estudo clínico, duplo cego, com 74 voluntários foi conduzido para avaliar a eficácia do ativo, utilizando-se formulação spray contendo 1% de Dynagen™ por pelo menos 5 dias por semana, por período de 90 dias, com medidas a cada 30 dias. A técnica utilizada foi a de tricograma com uso de microscópio para determinação do número de fios nas fases anágena e telógena. Após os primeiros 30 dias de uso, houve aumento estatístico muito significativo de fios na fase anágena em relação à telógena e aumento altamente significativo após 60 e 90 dias de aplicação.
Para complementar o estudo clínico, os voluntários responderam a um questionário para avaliar os benefícios e aspectos sensoriais após os 90 dias. O efeito de manutenção do cabelo também foi perceptível pelos voluntários, que notaram a redução de queda de cabelo após três semanas.
Variedade de Edelweiss
Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química, observa que, com o isolamento social da quarentena, o hábito de cuidar da pele se fortaleceu, e não demorou muito para que a tendência de skinification dos cuidados com o couro cabeludo e cabelos ganhasse os holofotes no mercado.
Amanda Omodei, diretora de marketing técnico da Focus Química
“O couro cabeludo é um foco crescente em tratamento e busca cuidados de hidratação, sensibilidade, cuidados dos danos e queda capilar, que também estão entre as principais preocupações dos consumidores”, avalia Amanda, reforçando que os consumidores estão começando a entender que o couro cabeludo deve ser nutrido de maneira similar a pele do rosto, e estão interessados na inovação de ingredientes que une o cuidado facial e os cuidados com o couro cabeludo.
Recentes pesquisas e estudos, segundo Amanda, comprovaram a ação do ativo ALPAFLOR® EDELWEISS CB (Leontopodium Alpinum Flower / Leaf Extract), da representada DSM, como ativo potente para os cuidados do couro cabeludo e para prevenção e tratamento de queda capilar.
Amanda explica que, em colaboração com um Instituto Suíço de Pesquisa Agrícola (Agroscope), os pesquisadores da DSM desenvolveram uma variedade única, organicamente cultivada e altamente potente de Leontopodium alpinum chamada ‘Helvetia’, uma seleção natural das plantas mais robustas com o maior conteúdo de ativos (ácido leontopódico e flavonóides).
Os estudos ex vivo conduzidos com o ativo demonstraram prolongar a fase anágena dos folículos capilares, 1,8 vez mais do que os folículos tratados com o placebo. Além disso, Amanda ressalta que outros dois estudos trouxeram evidências do aumento da expressão de queratinócitos, essencial para crescimento capilar, pelo aumento em 50% do marcador ki-67 nos folículos tratados com ALPAFLOR® EDELWEISS CB, e mais 43% de expressão de Versican, um proteoglicano de matriz extracelular, que demonstrou ser altamente associado ao crescimento dos folículos capilares e é um marcador da indutividade do crescimento capilar.
Já os estudos in vivo conduzidos com ALPAFLOR® EDELWEISS CB a 3%, testados em 30 voluntários, versus placebo, com aplicação realizada diariamente em um produto leave-in, por 5 meses, demonstraram aumentar em 13% a densidade. “Os voluntários foram acompanhados durante todo período do estudo, e a análise de tricograma demonstrou visivelmente aumentar em 49% os novos fios no couro cabeludo durante o período completo do estudo (imagem abaixo)”, afirma Amanda. Na autoavaliação, 90% dos voluntários tratados com ALPAFLOR® EDELWEISS CB ficaram satisfeitos com o aumento na densidade capilar.
Cistina biotecnológica
Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, lembra que a queda de cabelo normalmente não é um sinal de alarme, sendo normal a perda de 60 a 100 fios de cabelo por dia, especialmente durante as épocas mais frias do ano, como outono e inverno. “Nessas estações, o cabelo cai com mais frequência porque a raiz do cabelo é menos irrigada por nutrientes e sangue e isso pode aumentar a queda de cabelo”.
Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing da Solabia
Alguns fatores, entretanto, podem contribuir para que a queda de cabelo se acentue. Ana Paula cita o excesso de estresse, as alterações hormonais, o uso de medicamentos e a anemia entre os principais. “Além desses, a utilização de produtos químicos no cabelo em processos de alisamento e tingimento podem causar enfraquecimento dos fios, que podem se tornar mais secos e quebradiços, e também na raiz, o que pode levar a um enfraquecimento do couro cabeludo com consequente perda de cabelo”, pontua.
Como solução, o Grupo Solabia desenvolveu o KERASTIM® S, uma cistina biotecnológica, inodora, incolor, solúvel em água e de fácil incorporação em formulações cosméticas para efeito antiqueda e restaurador da fibra capilar. “Esse ativo promove o aumento da energia celular devido à sua capacidade de estimular a produção de ATP e o metabolismo no bulbo capilar, inibindo a queda de cabelo”, explica Ana Paula.
O KERASTIM® S também promove nutrição capilar, graças à cistina, principal dipeptídeo constituinte da queratina, que fortalece a fibra capilar e aumenta a substantividade na fibra. “Finalmente o ativo é capaz de melhorar a qualidade do couro cabeludo por aumentar a coesão celular através da compactação do estrato córneo, proporcionando mais resistência aos cabelos e prevenindo ainda a formação de caspa”, diz Ana Paula.
Estudo in vivo (imagem abaixo) com seis voluntários com queda de cabelo crônica, que aplicaram 5% de KERASTIM® S em solução aquosa por 60 dias, mostrou que o ativo evitou a queda em 83% deles. As medições foram realizadas com um microscópio de vídeo de fibra ótica e avaliadas por um software que contou as fibras capilares.
Além da prevenção da queda de cabelo, Ana Paula acrescenta que novos testes confirmaram a capacidade do KERASTIM® S em restaurar a substantividade da fibra capilar danificada. “O ativo comprovou que após uma única lavagem com enxágue, em baixíssima concentração, é capaz de tratar a fibra capilar desde a cutícula até o córtex, promovendo nutrição aos cabelos danificados”.
O que há de novo
Ducray, a marca da Pierre Fabre, acaba de lançar o Creastim Reactiv. Sua fórmula leve, oil free e de rápida absorção foi desenvolvida com uma combinação de ativos exclusivos como tetrapeptídeo, creatina e complexo de vitaminas B5, B6 e B8, prometendo uma eficácia comprovada desde o 1º mês de uso. A loção atua favorecendo o crescimento de novos fios e aumenta a resistência e o volume dos cabelos. A eficácia clínica é de redução da queda capilar em 84% já no primeiro mês de uso e aumento de 53% de cabelos em fase de crescimento em dois meses.
O shampoo e sérum da linha Schwarzkopf Professional Scalp Clinix Anti-Hair Loss, contém tecnologia biótica que estimula a microcirculação do couro cabeludo, reforça o folículo capilar e ajuda a apoiar o equilíbrio microbiológico do couro cabeludo. “Em combinação com Taurina e Extrato de Echinacea purpúrea, extrato de Edelweiss e Carnitina tartarato, sua formulação apoia o folículo capilar com energia durante a fase de crescimento, ficando mais ativo e durante mais tempo durante a fase de crescimento”, diz a marca.
O Fluido Capilar Infinity Hair, lançado pela Sense Brasil, é composto de um complexo vegetal à base de algas vermelhas, Defen Scalp, blend de extratos e aminoácidos, que promove o crescimento saudável, previne o envelhecimento dos cabelos, estimula o crescimento, energiza o folículo capilar, diminui o excesso de oleosidade, controla as inflamações, reforça o extrato córneo e ativa a circulação no couro cabeludo.
A linha S.O.S Bomba Antiqueda, da Salon Line, composta por cinco produtos, é indicada para quem sofre com a queda capilar. Todos os produtos garantem 3 vezes menos queda, crescimento em até 15 dias e possuem testes dermatológicos. A formulação é composta por queratina vegetal, creatina e biotina, que restauram a fibra capilar, ajudam na reconstrução, combatem a queda e fortalecem os fios.
Foco na saúde
O novo Relatório Mintel Cuidados com o Cabelo – Brasil 2022 aponta que entre as funções de cuidado mais citadas pelos consumidores brasileiros, o fortalecimento foi o mais citado por 58% dos entrevistados, seguido por nutrição (49%) e reparação (36%). No estudo anterior, publicado em 2021, metade (50%) dos entrevistados relataram ter sofrido com desordens nos cabelos e/ou couro cabeludo.
Amanda Caridad, analista sênior de beleza e personal care da Mintel para a América Latina
Amanda Caridad, analista sênior de beleza e personal care da Mintel para a América Latina, ressalta que no estudo realizado em 2021, 55% dos brasileiros entrevistados relataram que estresse/depressão contribuíram para essas desordens. Além disso, 34% dos consumidores apontaram tratamentos químicos (alisamento, coloração) e 25% relacionaram a hábitos de vida não saudável e dieta desequilibrada (pobre em vitaminas e minerais) como causas dos problemas capilares e/ou do couro cabeludo.
“Os dados ilustram a oportunidade para que além de benefícios de embelezamento dos fios, as marcas explorem em suas campanhas e futuros desenvolvimentos fórmulas que ajudem os consumidores a manter a saúde dos fios”, reforça Amanda.