O que virá com o boom dos tratamentos estéticos?
Por Murilo Marques, editor-chefe do Portal Cosmetic Innovation
Estamos próximos – muito perto mesmo – de um grande boom dos serviços estéticos profissionais e de um não menos grandioso impacto no crescimento de cuidados com a pele. Digo isso porque muitos movimentos vêm apontando para o alto, como já abordamos na recém-publicada matéria especial do Cosmetic Innovation sobre o tema.
Mas há uma infinidade de outras pistas que me fazem acreditar que estamos apenas no começo e os fabricantes e as marcas não podem correr o risco de não embarcar nesse foguete de oportunidades.
De acordo com o Painel de Uso da Kantar, entre setembro de 2021 e 2022, 55 milhões de pessoas pagaram por algum tipo de tratamento de pele. Cada vez mais os tratamentos estéticos deixam de ser considerados como intervenções excepcionais e passam a ser adotados como parte da rotina de autocuidado, que se complementam pelo uso de produtos em casa e outras mudanças de hábitos para o bem-estar e uma vida mais saudável.
O consumidor não chega mais às clínicas de estética esperando por milagres, mas bem informado e com demandas específicas do que quer, como quer e dos resultados esperados, passaram de paciente ou cliente a coparticipante de seus tratamentos. Os tratamentos também deixaram de ser tabus e, de celebridades a pessoas comuns, eles ganham destaque nas mídias sociais com postagens do antes e o depois, evidenciando o que realmente funciona entre tantas opções.
O mercado brasileiro de cuidados estéticos tem sido beneficiado também pela expansão dos cursos de profissionalização, pelo ingresso de novos profissionais atuando na área, como e dentistas e biomédicos, e do rápido e pujante crescimento das franquias de beleza, além do fato de que muitas delas, de uma única oferta, como depilação, por exemplo, passaram a oferecer muitos outros serviços de cuidados com a pele.
Todos esses aspectos não apenas ajudam a esquentar o mercado e a popularizar os procedimentos disponíveis, como também os tornam mais acessíveis a camadas da sociedade que até bem pouco tempo atrás não tinham como incluí-los em seu orçamento.
Mas por que tudo isso deve ser visto com um novo olhar e novas estratégias por fabricantes de cosméticos, marcas e fornecedores de ingredientes? A resposta, acredito, é a transparência e o fundamental papel desses players de fazer parte dessa grande rede de conhecimento. Nenhuma inovação é realmente percebida se não for exposta.
Os novos consumidores de beleza já se dão conta de que a pele não é uma coisa só, mas um emaranhado de camadas e que os melhores produtos trazem os melhores ingredientes para permear cada camada e interagir com as células e estimular a ação de moduladores e transmissores para uma pele saudável.
É por isso que há mais de 10 anos focamos nosso conteúdo em mostrar a evolução da beleza, não apenas pelo movimento das marcas em sua jornada de lançamentos, mas também ajudando a popularizar a composição, os mecanismos de ação e até as formas de extração de ingredientes. Com isso, estamos contribuindo para formar profissionais como, por exemplo, de marketing e vendas que, por sua vez, estarão mais preparados para educar o mercado, os médicos, os profissionais de estética e, principalmente, os consumidores em suas jornadas pessoais de autocuidado.
Me chamo Murilo Marques, sou editor-chefe do Portal Cosmetic Innovation e fundador da Innovation Business Media
Conecte-se comigo pelo Linkedin