Foot care cresce acima do total de cuidados com a pele pelo terceiro ano

Lançamentos foram responsáveis por 24% vendas da categoria em 2022
Por Estela Mendonça
O mercado de produtos de tratamento para os pés, segundo o The NPD Group, fechou 2022 com vendas superiores a R$ 2 milhões em vendas, apresentando um crescimento de 24% em relação a 2021 e com um desempenho acima da categoria de cuidados com a pele (19%).

Felipe Martins, gerente de contas do The NPD Group
“Esse foi o terceiro ano seguido com crescimento acima da categoria, o que nos mostra o potencial de aceitação desse tipo de produto no mercado”, avalia Felipe Martins, gerente de contas do The NPD Group.
O bom desempenho foi impulsionado principalmente por 12 lançamentos em 2022, que foram responsáveis por 24% do total de vendas do período. Em 2021, foram 10 lançamentos, mas que contribuíram apenas 9% do total de vendas, de acordo com o The NPD Group. Entre esses lançamentos, Martins destaca os que seguem a tendência K-beauty, como hidratantes, produtos multifuncionais e também veganos.
O executivo ressalta também que a internet foi o principal canal de compras, com participação de 52%. “Porém, as lojas físicas, para essa subcategoria de produtos, vêm se recuperando bem nesse período de maior controle da pandemia, crescendo 46% de 2021 para 2022”.
Espaço para crescer
Para Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel, em comparação aos cuidados das mãos, os cuidados dos pés ainda têm espaço para serem mais bem explorados pelas marcas brasileiras.

Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel
De acordo com o estudo publicado pela Mintel em agosto de 2022, enquanto 33% dos brasileiros entrevistados relataram o uso de loções/cremes para as mãos, esse índice caiu para 24% em relação ao uso de loções/cremes para os pés.
“Além de desenvolver fórmulas que auxiliem na hidratação dos pés, as marcas poderiam desenvolver produtos focados no controle do suor e do mau cheiro”, observa Amanda, que destaca da mesma pesquisa que 67% dos brasileiros relataram que usam desodorantes e antitranspirantes como parte de suas rotinas de higiene pessoal, sendo que 63% justificaram o uso desses produtos para controlar o suor/odor. “Como o mau cheiro pode representar um constrangimento para os consumidores, as marcas brasileiras poderiam continuar a desenvolver versões de desodorantes/antitranspirantes específicos para os pés com o intuito de devolver a confiança dos consumidores”, completa.
Santo Pé
A Avatim, empresa brasileira de cosméticos e perfumaria com fábrica em Ilhéus, Sul da Bahia, com mais de 400 produtos inspirados na biodiversidade brasileira, oferece uma linha completa de cuidados com os pés e as pernas. A linha Santo Pé é composta por seis produtos e é indicada para aliviar o cansaço, hidratar e revigorar. Os produtos trazem fragrância cítrica de limão, laranja e bergamota.
O Pedilúvio Banho Relaxante funciona como um escalda-pés. Já a Pasta Agridoce Esfoliante para os Pés combina a ação tonificante do sal marinho com a umectância da sacarose e a ação emoliente da manteiga de murumuru. O Desodorante tem frescor do lactato de mentila. Para casos mais extremos de aspereza, o Creme Hidratante Queratolítico possui queratina e manteiga de cupuaçu e ácido salicílico, que promove esfoliação química, sem a necessidade de fricção. Complementando, o Talco em Creme para os Pés, com amido de tapioca e lactato de mentila e mentol, protege os pés do mau odor, e o Gel Relaxante para os Pés e Pernas, com extratos vegetais de menta e arnica e óleo de semente de uva, refresca, tonifica e proporciona emoliência e maciez à pele.
Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, conta que já fazia parte do portfólio o Gel relaxante para pés e pernas. O produto costumava fazer sucesso entre os clientes e, em 2016, a empresa decidiu ampliar a gama de produtos desse nicho. “A nossa proposta é ser um refúgio de boas sensações, permitir que as pessoas promovam seu autocuidado, levando para casa tratamentos de SPA”.

Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim
Hoje, o mercado de foot care é um segmento importante para a Avatim. Para divulgar os produtos, a empresa faz muitas ações de marketing em eventos, como corridas de rua, carnaval e réveillon, com área de spa com ofurô para os pés. “É sempre uma excelente oportunidade para apresentar nosso portfólio a partir da linha Santo Pé. Nesses eventos também costumamos fazer aromatização de ambientes, outra especialidade da Avatim”, diz Mônica.
Todos os seis produtos da Santo Pé apresentam bom desempenho, sendo que os mais procurados são o Gel Relaxante para pés e pernas e o Creme Hidratante Queratolítico, que evita rachaduras. “A linha Santo Pé é livre de parabenos e tem uma fragrância cítrica-refrescante muito agradável. Além disso, os produtos têm ativos potentes como a manteiga de murumuru, o amido de tapioca e o mentol. É uma linha completa para fazer um spa dos pés em casa”, afirma Mônica.
Imunidade para os pés
Recentemente, a Doctor Feet, rede com 77 franquias espalhadas pelo Brasil, que oferece produtos e serviços exclusivos para tratamentos para os pés e mãos, lançou dois produtos para cuidado da saúde dos pés: Gel Esfoliante e Máscara Detox. Por meio de sementes trituradas de kiwi e de partículas de bambu, o Gel Esfoliante Doctor Feet promove uma limpeza profunda com efeito detox. Já a Máscara Detox Doctor Feet possui em sua composição a argila branca e a argila negra, que promovem ação remineralizante, além da melaleuca em nanocápsulas com ação antifúngica e o óleo de girassol ozonizado, que ajuda na cicatrização da pele. Os itens também contam com carvão ativado, que auxilia na eliminação de impurezas e sujidades que não são visíveis na pele.
“Nossa metodologia está apoiada em tratamentos preventivos com produtos dermocosméticos testados em laboratórios certificados, livres de qualquer componente de origem animal e que ofereçam maior eficácia e conforto para nossos clientes”, explica Jonas Bechelli, presidente da Doctor Feet.

Jonas Bechelli, presidente da Doctor Feet