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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Sem categoriaFoot care cresce acima do total de cuidados com a pele pelo terceiro ano

Foot care cresce acima do total de cuidados com a pele pelo terceiro ano

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Lançamentos foram responsáveis por 24% vendas da categoria em 2022

Por Estela Mendonça 

O mercado de produtos de tratamento para os pés, segundo o The NPD Group, fechou 2022 com vendas superiores a R$ 2 milhões em vendas, apresentando um crescimento de 24% em relação a 2021 e com um desempenho acima da categoria de cuidados com a pele (19%).

Felipe Martins, gerente de contas do The NPD Group

“Esse foi o terceiro ano seguido com crescimento acima da categoria, o que nos mostra o potencial de aceitação desse tipo de produto no mercado”, avalia Felipe Martins, gerente de contas do The NPD Group.

O bom desempenho foi impulsionado principalmente por 12 lançamentos em 2022, que foram responsáveis por 24% do total de vendas do período. Em 2021, foram 10 lançamentos, mas que contribuíram apenas 9% do total de vendas, de acordo com o The NPD Group. Entre esses lançamentos, Martins destaca os que seguem a tendência K-beauty, como hidratantes, produtos multifuncionais e também veganos.

O executivo ressalta também que a internet foi o principal canal de compras, com participação de 52%. “Porém, as lojas físicas, para essa subcategoria de produtos, vêm se recuperando bem nesse período de maior controle da pandemia, crescendo 46% de 2021 para 2022”.

Espaço para crescer

Para Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel, em comparação aos cuidados das mãos, os cuidados dos pés ainda têm espaço para serem mais bem explorados pelas marcas brasileiras.

Amanda Caridad, analista sênior Latam da Mintel

De acordo com o estudo publicado pela Mintel em agosto de 2022, enquanto 33% dos brasileiros entrevistados relataram o uso de loções/cremes para as mãos, esse índice caiu para 24% em relação ao uso de loções/cremes para os pés.

“Além de desenvolver fórmulas que auxiliem na hidratação dos pés, as marcas poderiam desenvolver produtos focados no controle do suor e do mau cheiro”, observa Amanda, que destaca da mesma pesquisa que 67% dos brasileiros relataram que usam desodorantes e antitranspirantes como parte de suas rotinas de higiene pessoal, sendo que 63% justificaram o uso desses produtos para controlar o suor/odor. “Como o mau cheiro pode representar um constrangimento para os consumidores, as marcas brasileiras poderiam continuar a desenvolver versões de desodorantes/antitranspirantes específicos para os pés com o intuito de devolver a confiança dos consumidores”, completa.

Santo Pé

A Avatim, empresa brasileira de cosméticos e perfumaria com fábrica em Ilhéus, Sul da Bahia, com mais de 400 produtos inspirados  na biodiversidade brasileira, oferece uma linha completa de cuidados com os pés e as pernas. A linha Santo Pé é composta por seis produtos e é indicada para aliviar o cansaço, hidratar e revigorar. Os produtos trazem fragrância cítrica de limão, laranja e bergamota.

O Pedilúvio Banho Relaxante funciona como um escalda-pés. Já a Pasta Agridoce Esfoliante para os Pés combina a ação tonificante do sal marinho com a umectância da sacarose e a ação emoliente da manteiga de murumuru. O Desodorante tem frescor do lactato de mentila. Para casos mais extremos de aspereza, o Creme Hidratante Queratolítico possui queratina e manteiga de cupuaçu e ácido salicílico, que promove  esfoliação química,  sem a necessidade de fricção. Complementando, o Talco em Creme para os Pés, com amido de tapioca e lactato de mentila e mentol, protege os pés do mau odor, e o Gel Relaxante para os Pés e Pernas, com extratos vegetais de menta e arnica e óleo de semente de uva, refresca, tonifica e proporciona  emoliência e maciez à pele.

Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim, conta que já fazia parte do portfólio o Gel relaxante para pés e pernas. O produto costumava fazer sucesso entre os clientes e, em 2016, a empresa decidiu ampliar a gama de produtos desse nicho. “A nossa proposta é ser um refúgio de boas sensações, permitir que as pessoas promovam seu autocuidado, levando para casa tratamentos de SPA”.

Mônica Burgos, sócia-fundadora da Avatim

Hoje, o mercado de foot care é um segmento importante para a Avatim. Para divulgar os produtos, a empresa faz muitas ações de marketing em eventos, como corridas de rua, carnaval e réveillon, com área de spa com ofurô para os pés. “É sempre uma excelente oportunidade para apresentar nosso portfólio a partir da linha Santo Pé. Nesses eventos também costumamos fazer aromatização de ambientes, outra especialidade da Avatim”, diz Mônica.

Todos os seis produtos da Santo Pé apresentam bom desempenho, sendo que os mais procurados são o Gel Relaxante para pés e pernas e o Creme Hidratante Queratolítico, que evita rachaduras. “A linha Santo Pé é livre de parabenos e tem uma fragrância cítrica-refrescante muito agradável. Além disso, os produtos têm ativos potentes como a manteiga de murumuru, o amido de tapioca e o mentol. É uma linha completa para fazer um spa dos pés em casa”, afirma Mônica.

Imunidade para os pés

Recentemente, a Doctor Feet, rede com 77 franquias espalhadas pelo Brasil, que oferece produtos e serviços exclusivos para tratamentos para os pés e mãos, lançou dois produtos para cuidado da saúde dos pés: Gel Esfoliante e  Máscara Detox. Por meio de sementes trituradas de kiwi e de partículas de bambu, o Gel Esfoliante Doctor Feet promove uma limpeza profunda com efeito detox. Já a Máscara Detox Doctor Feet possui em sua composição a argila branca e a argila negra, que promovem ação remineralizante, além da melaleuca em nanocápsulas com ação antifúngica e o óleo de girassol ozonizado, que ajuda na cicatrização da pele. Os itens também contam com carvão ativado, que auxilia na eliminação de impurezas e sujidades que não são visíveis na pele.

“Nossa metodologia está apoiada em tratamentos preventivos com produtos dermocosméticos testados em laboratórios certificados, livres de qualquer componente de origem animal e que ofereçam maior eficácia e conforto para nossos clientes”, explica Jonas Bechelli, presidente da Doctor Feet.

Jonas Bechelli, presidente da Doctor Feet

Para Bechelli, entre os principais desafios da criação de produtos na área da podologia, está unir inovação com eficácia, especialmente para as peles mais suscetíveis a agressões, e superar o que já existia no mercado. “Nossa proposta é um tratamento único com os dois produtos, que juntos aumentam a imunidade dos pés”.

Adriana Rodrigues, gerente de marketing da Doctor Feet enxerga potencial no mercado foot care, já que, com as mudanças provocadas pela pandemia de Covid-19, as pessoas também passaram a prestar mais atenção no autocuidado. “Este movimento tem ajudado as empresas do setor a usarem ativos naturais e a nanotecnologia no desenvolvimento de novos produtos. Acompanhamos de perto as novas tecnologias e mantemos investimentos contínuos em produtos e serviços para levar a melhor experiência para nossos clientes”.

Cuidados diários

A Sensi, marca da Jequiti de cuidados diários com o corpo, lançou recentemente uma linha exclusiva para cuidados das pernas e dos pés, enriquecida com glicerina e vitamina E, que proporcionam maciez e potencializam a hidratação. O lançamento inclui esfoliante, desodorante hidratante gel para pernas e pés e spray desodorante.

La Casa de papel

No final do ano passado, O Boticário, em parceria com Netflix, apresentou uma linha de produtos de cuidados pessoais, maquiagem e perfumaria com as séries La Casa de Papel, Stranger Things e Sex Education. Os cuidados dos pés ganharam a Máscara para Pés Cuide-se Bem La Casa de Papel, com hidratação e fragrância com notas de grapefruit e frutas vermelhas. O produto pode ser adquirido em combo com a meia Netflix.

Cuidado completo

A Avon também oferece a linha Foot Works, com destaque para o Sérum Desodorante Hidratante Intensivo para os Pés Foot Works com vitamina E, aloe vera, glicerina e óleo de menta, que ajuda a manter a pele dos pés macia e hidratada, além de propriedade desodorante, fórmula não oleosa e de rápida absorção. A linha também conta com desodorante spray refrescante, creme de hidratação noturno com chá verde, creme desodorante de hidratação profunda para os pés extrassecos e creme esfoliante com tripla ação, que esfolia, hidrata e suaviza a pele dos pés.

Máscara renovadora

O Foot Peeling Mask, máscara esfoliante para os pés da Kiss New York, remove as calosidades e asperezas dos pés para pele renovada após alguns dias da aplicação. Com frutas cítricas, Tea Tree e outros extratos botânicos que suavizam a pele endurecida, sua formulação também contém óleo de coco, rosa mosqueta e mirtilo que hidratam a pele recém-esfoliada.

Spa dos pés

A Granado também oferece um kit com produtos para promover um spa dos pés em casa com quatro produtos: manteiga emoliente, sachê escalda-pés, esfoliante pedra pomes e gel para pernas e pés cansados. Seguindo a ordem de uso, os produtos prometem limpeza, esfoliação, relaxamento, alívio do cansaço e hidratação.

Pés renovados

A marca de dermocosméticos ISDIN conta com o Ureadin Podos para pés secos e ásperos. Sua formulação com ureia favorece a hidratação e evita o aparecimento de asperezas e rugosidades. O produto contém ainda alantoína, pantenol, manteiga de karité, ácido lático e bacilo de fermentação, que reduzem as asperezas, rugosidades e espessamentos, além da textura gel oil de rápida absorção, que facilita o uso diário e maximiza sua eficácia. Segundo a marca, a eficácia demonstrada a partir do terceiro dia.

Meias que tratam

A marca americana Emuaid, dos Laboratórios Speer, conhecida por seus tratamentos para condições que afetam os pés, como fungos nas unhas, pé de atleta, neuropatia e ulcerações cutâneas, lançou as meias Ionic Silver, tecidas com fibra de prata natural de amplo espectro para controle duradouro de umidade e odor, mantendo os pés secos, livres de bactérias e fungos. Especialmente projetadas para inibir odores e micróbios e aliviar o desconforto associado a muitas condições dos pés, essas meias podem ser usadas sozinhas ou combinadas com a pomada de primeiros socorros Emuaid, que contém Argentum metallicum (prata coloidal) como um tratamento antifúngico de amplo espectro.

Brasil é vice-líder em body care

Assim como a categoria de cuidados com os pés, apesar dos desafios da pandemia terem impactado os negócios de beleza e cuidados pessoais no Brasil, os produtos de cuidados com o corpo têm apresentado um bom desempenho, com vendas bem acima da média de outros países.

Enquanto as vendas globais de produtos de body care cresceram 21% entre 2016 e 2021, no Brasil o crescimento superou os 55%, atingindo R$ 9,012 bilhões e garantindo ao país a segunda colocação no ranking global no ano passado, segundo a Euromonitor International. A previsão para os próximos anos é que esses produtos continuem a crescer no Brasil acima da média global (4%), chegando a R$ 9,682 bilhões (9,2%) em 2026.

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