As 10 principais tendências de consumo para o mundo em 2016
O consumo em 2016 é uma mistura interessante de tendências estabelecidas, novas tendências e contra-tendências que vêm desafiando as formas de viver e comprar. É o que revela o relatório “Top 10 Global Consumer Trends for 2016” da Euromonitor International.
Os Consumidores “Agnósticos”
Segundo o relatório, os compradores agnósticos são a síntese do cliente contraditório de hoje. Envolvidos pela situação econômica, hiper-informados, zelosos com as compras e com múltiplas oportunidades para comparar preços, eles estão menos preocupados com rótulos e produtos de marca.
“Os consumidores agnósticos passeiam entre lojas e produtos em busca de valor e novidade; e se tornam um desafio para as marcas que querem se conectar com eles ou buscam sua lealdade”, afirma a autora do estudo Daphne Kasriel-Alexander, editora de Tendências do Consumidor daEuromonitor International. “Esses consumidores estão divididos entre o desejo de serem econômicos e ao mesmo tempo terem o prazer de gastar em produtos que os inspiram”.
Fluidez entre Gêneros
O relatório também identificou que os transgêneros famosos estão levando a uma rejeição social mais geral dos papéis de gênero, contestando estereótipos em produtos como roupas e brinquedos.
Para muitos consumidores, o sorriso confiante de Caitlyn Jenner, anteriormente Bruce, na capa da Vanity Fair em junho sinalizou uma maior aceitação da fluidez de gênero”, continua Kasriel-Alexander. “Em termos de consumo, a fluidez de gênero já está aqui de certa forma, de maneira mais óbvia com os dispositivos de tecnologia e moda andrógina, mas também com a mudança na classificação de alguns brinquedos para atenuar linhas de gênero e a forma como eles são exibidos por alguns varejistas.
As 10 Tendências de Consumo para 2016
- Consumidores agnósticos (Agnostic shoppers)
- Comprando tempo (Buying time)
- Desafiando o envelhecimento (Challenging ageing)
- Fazedores de mudanças (Changemakers)
- Fluidez de gênero (Gender blurring)
- Alimentos mais verdes (Greener food)
- Bem-estar mental (Mental wellbeing)
- Consumidores ultra-conectados (Over-connected consumers)
- Adquirindo maior controle (Shopping for control)
- Consumidores solteiros (Spending singles)
Baixe gratuitamente o relatório completo: http://go.euromonitor.com/consumer-trends-2016.html