Como as marcas de beleza podem navegar na nova realidade verde
Na SEA, a indústria de beleza e cuidados pessoais está a alcançar a sustentabilidade, como pode ser visto através de lançamentos de produtos com reivindicações éticas e ambientais que cresceram 66% nos últimos cinco anos entre Outubro de 2018 e Setembro de 2023.
No entanto, os consumidores citam custos elevados e preocupações sobre confiabilidade como uma das barreiras que os desencorajam de comprar produtos de beleza/cuidados ecológicos. À medida que um número crescente de produtos de beleza “verdes” se torna disponível aos consumidores, as marcas têm a oportunidade de aumentar a sua consciência ambiental e comunicar a importância das suas ofertas de sustentabilidade.
Por sua própria natureza, o consumismo de beleza tem tudo a ver com consumo. Como podem as marcas encontrar um equilíbrio entre o consumo de produtos de beleza e de cuidados pessoais e serem sustentáveis enquanto tentam fortalecer a confiança do consumidor?
Por um lado, as marcas de beleza podem estabelecer diretrizes, regras e objetivos na sua jornada em direção à sustentabilidade e comunicá-los adequadamente aos consumidores através de plataformas universalmente fáceis de utilizar.
A título de exemplo, a marca de beleza americana REN Skincare assumiu o Compromisso de Desperdício Zero em 2018 para produzir apenas embalagens concebidas para serem recicláveis, contendo materiais reciclados ou reutilizáveis até ao final de 2021. Em 2022, a marca anunciou o cumprimento desse compromisso. Atualizações e iniciativas são publicadas em seu blog Clean Thoughts .
Para evitar serem vistas como greenwashing pelos consumidores, as marcas de beleza devem abrir-se a verificações e auditorias por parte de especialistas externos para garantir a responsabilização e a rastreabilidade. As marcas de beleza e cuidados pessoais devem estudar os seus produtos e cadeias de produção existentes e compreender onde falham ou têm sucesso em termos de sustentabilidade.
O custo também é uma consideração importante. Em vez de simplesmente reduzirem os preços, as marcas podem comunicar o valor de escolher a opção sustentável sempre que possível e o impacto que isso terá na crise climática.
Devido à pandemia e aos conflitos globais, o abastecimento internacional tornou-se mais caro, por sua vez, aumentando os custos dos produtos, sejam ou não produzidos de forma sustentável. Para combater isso, as marcas de beleza podem usar ingredientes e embalagens produzidos localmente para reduzir os custos de fornecimento e, ao mesmo tempo, apoiar as empresas locais. Isto poderia ser particularmente eficaz para os players de beleza da SEA, onde as marcas de beleza locais já têm uma forte presença e identidade.
Além disso, as marcas podem melhorar a confiança dos consumidores apoiando as suas comunidades locais. Nas Filipinas, a blk cosmetics lançou sua linha Universal de produtos feitos para “absolutamente qualquer pessoa”, com tonalidades que combinam com vários tons e tipos de pele. A campanha também é inclusiva para homens e mulheres.
As marcas também podem criar seus rótulos para fornecer e compartilhar mais informações com facilidade. Na Espanha, o Fairy Max Poder Refill traz na frente da embalagem a mensagem “85% menos plástico” e um atraente banner de recarga (recarregável).
Com a maioria dos consumidores de SEA a aceder às redes sociais através dos seus smartphones, as marcas de beleza podem partilhar formulações de produtos e alterações de ingredientes em plataformas digitais. Na China, a plataforma de mídia social Xiaohongshu e a marca de cuidados com a pele Yoseido lançaram vídeos em conjunto para compartilhar todo o processo de produção de água de bétula (ingrediente estrela de Yoseido), abrangendo colheita, processamento e mistura.
Um meio concreto para os consumidores compreenderem o que é um produto sustentável, destacando ingredientes inovadores e sustentáveis.
Mitr Phol, maior produtor de açúcar e bioenergia da Ásia, lançou dois produtos para a pele feitos de cana-de-açúcar. Esse desenvolvimento agregou valor à indústria e ajudou a reduzir o desperdício de cana-de-açúcar.
A longo prazo, comunicar a investigação e o esforço despendidos para alcançar operações sustentáveis é fundamental para construir confiança entre marcas e consumidores.
Fonte: Mintel 22.03.2024