Tendências que moldarão a indústria de beleza e cuidados pessoais em 2024
À medida que os consumidores de beleza continuam a redefinir o “valor”, a premiumização e a acessibilidade continuarão a ser um ato de equilíbrio entre qualidade e preço.
Os consumidores também estão se tornando mais experientes em ingredientes, muitas vezes dispostos a pagar um prêmio por ingredientes específicos, em vez de confiar em alegações gerais. “Longevidade” se tornará o termo atualizado para bem-estar, pois os consumidores querem ter a melhor aparência e se sentir o melhor possível pelo maior tempo possível. O bem-estar começou a se estender para a saúde feminina, mas as marcas de beleza ainda estão explorando como se posicionar neste espaço. A Euromonitor explora, em profundidade, essas quatro tendências principais que impactam a beleza e os cuidados pessoais em 2024 e 2025.
Premiumização e acessibilidade: redefinindo o “valor”
Enquanto a inflação global moderou em 2023, os consumidores estão adotando uma abordagem de compra mais deliberada, percebendo que precisam aproveitar ao máximo sua renda disponível reduzida, limitada pelos preços elevados em necessidades. Isso não equivale a consumo reduzido. Em vez disso, os consumidores de beleza estão trocando algumas categorias para pagar opções premium em outras.
Em 2024, os consumidores estão adotando comportamentos para maximizar o valor das compras de beleza e cuidados pessoais, como buscar descontos e promoções, utilizar pontos de recompensa , alavancar as mídias sociais para descobrir ofertas e assinar “desinfluenciadores” que expõem produtos superestimados. Em vez de simplesmente cortar gastos, eles buscam dupes — produtos com preços competitivos e benefícios percebidos comparáveis a itens de preço mais alto — o que evoluiu para um sinal de conhecimento, em vez de uma fonte de vergonha, principalmente entre a Geração Z, que não tem o poder de compra das gerações mais velhas.
Em alguns mercados, o preço está se tornando um fator cada vez mais importante à medida que os consumidores avaliam compensações. A porcentagem de consumidores de beleza na China que buscaram “preço mais baixo” em vez de “formulações premium” saltou em 2023 em todas as categorias – uma tendência que esperamos que continue à medida que a China vivencia a deflação e os consumidores buscam formulações premium a preços mais baixos.
Beleza baseada em ingredientes: alegações específicas sobre ingredientes têm potencial para exigir preços mais altos
A tendência de beleza liderada por ingredientes destaca os benefícios de ingredientes específicos e capacita os consumidores a buscar ativos para tratar ou prevenir problemas de beleza. À medida que os consumidores ficam cada vez mais cautelosos com as marcas, a tendência está desenvolvendo um foco na sustentabilidade, buscando entender as alegações de ingredientes naturais de “greenwashing” e entender melhor quais alegações têm consenso científico.
“Probiótico” e “colágeno” foram popularizados primeiramente no espaço de suplementos e alimentos antes de migrarem para cuidados com a pele. Nos EUA, por exemplo, eles ganharam popularidade em cuidados faciais, especificamente hidratantes e antienvelhecimento, antes de se estenderem para outras categorias. Embora haja menos SKUs nos EUA com esses ingredientes, eles comandam preços mais altos em comparação com alegações mais gerais.
Tendências de bem-estar impulsionam cuidados diários com o sol para benefícios à saúde da pele
Historicamente, os cuidados com o sol eram projetados principalmente para proteger contra raios UV e evitar queimaduras solares. Os consumidores estão procurando produtos que forneçam benefícios de cuidados com a pele, bem como proteção.
Os esforços contínuos de educação da indústria de saúde e beleza mudaram com sucesso as visões dos consumidores sobre cuidados com o sol, pois eles usam cada vez mais proteção solar o ano todo, em vez de apenas durante estações específicas. Cerca de um terço (34%) dos consumidores globais usaram um creme diurno multibenefícios com FPS semanalmente ou regularmente, enquanto um quarto (26%) usou um produto de proteção solar especializado em 2023, ante 23% e 16%, respectivamente, em 2020.
A empresa indonésia Luxcrime lançou o Ultra Fine Sunscreen Spray FPS 50 PA+++ no final de 2023, que é formulado com aloe vera, extrato de chá verde e niacinamida. De acordo com a Pesquisa Voice of the Consumer: Beauty da Euromonitor, realizada de junho a julho de 2023, 33% dos consumidores indonésios buscaram ativamente produtos de proteção solar em 2023 que melhorassem a textura e uniformizassem o tom da pele — muito mais alto do que o número global de consumidores de 13%. Isso faz parte de uma tendência maior em direção a protetores solares invisíveis que podem substituir outros produtos de cuidados com a pele ou de coloração.
A crescente demanda por produtos de saúde feminina impulsiona o mercado de crescimento capilar
A última década viu um impulso entre as consumidoras para entender melhor como as mudanças hormonais durante os estágios da vida impactam a pele e o cabelo. De acordo com a Pesquisa Voice of the Consumer: Beauty da Euromonitor, de 2019 a 2023, a porcentagem de mulheres entrevistadas buscando cuidados com a pele adequados para flutuações hormonais aumentou entre todas as faixas etárias.
A conscientização do consumidor sobre o impacto dos hormônios é maior em cuidados com a pele do que em cuidados com os cabelos, devido ao sucesso de iniciativas de saúde pública, estudos de pesquisa de alto nível e marcas de cuidados com a pele bem conhecidas. No entanto, o interesse está crescendo em cuidados capilares especializados. Produtos como o Plantur 39 Phyto-Caffeine Made for You 3-Step System, da Alemanha, são úteis para qualquer consumidor que esteja com cabelos secos e quebradiços, com o foco da comunicação em torno do bem-estar feminino, consolidando sua posição como sendo “para mulheres que estão com cabelos ralos devido à menopausa”.
Previsões para 2024 e 2025
Enquanto a inflação se normaliza, a sensibilidade do consumidor ao preço permanecerá, resultando na continuação de hábitos alterados pelos consumidores. A Euromonitor espera que marcas premium de massa, masstige e de nível de entrada continuem conquistando participação de mercado enquanto os consumidores reavaliam qualidade e preço.
Os consumidores estão buscando ingredientes para aproveitar ao máximo suas compras de beleza. As marcas de beleza devem considerar um portfólio com uma variedade de fórmulas, permitindo que o consumidor adapte suas rotinas para diferentes ocasiões e resultados. A longo prazo, a inovação da biotecnologia desempenhará um papel muito maior no fornecimento de ingredientes.
Marcas de beleza no setor de bem-estar devem enfatizar soluções preventivas, especialmente quando atendem consumidores mais jovens, enquanto marcas que atendem a qualquer faixa etária podem considerar extensões de categoria em produtos de beleza, vitaminas/suplementos, alimentos para apoiar uma dieta saudável e bem-estar mental.
A base para a saúde feminina precisará ser estabelecida primeiro na saúde do consumidor antes de assumir uma direção mais específica em beleza e cuidados pessoais. A inovação em perda de cabelo e afinamento capilar continuará a tender para cima, assim como haverá uma presença maior de colágeno por estados de necessidade.
Fonte: Euromonitor Internacional 09.07.2024