Inovações transformam o mercado de protetores solares com sustentabilidade e inclusividade
Desenvolvidos pela primeira vez há quase cem anos, os protetores solares e produtos de proteção solar podem ser encontrados nas prateleiras da maioria dos varejistas.
É um produto de cuidado pessoal que a maioria de nós usa regularmente; dependendo de onde você mora, você pode até usá-lo diariamente. Então, com uma história tão segura e sendo um produto tão básico, podemos ser enganados a pensar que há pouco espaço para inovação na indústria de proteção solar. No entanto, esse não é o caso. Junte-se à Mintel enquanto descobrimos alguns dos lançamentos de proteção solar mais inovadores dos últimos anos e exploramos algumas das principais áreas de ruptura e desenvolvimento na indústria global de proteção solar.
Sustentabilidade no mercado de proteção solar
Nosso extenso Banco de Dados Global de Novos Produtos (GNPD) revelou que, desde 2018, houve um aumento de mais de 25% nos lançamentos que têm uma alegação de sustentabilidade no mercado global de proteção solar. Isso destaca como a sustentabilidade se tornou uma preocupação fundamental para os consumidores. Como a sustentabilidade continua sendo um foco crítico no mercado de proteção solar, as marcas estão adotando opções de embalagens sustentáveis, como materiais recicláveis e embalagens sem plástico.
No entanto, algumas marcas com visão de futuro estão dando um passo além e inovando com formulações seguras para recifes e ecologicamente corretas. Um exemplo é a marca americana Everyday California’s Mineral SPF30 Reef Safe Sunscreen Lotion, que se orgulha de ter uma fórmula segura para a vida selvagem dos recifes. Com ingredientes como algas marinhas e vitamina E, e sem parabenos ou filtros UV, é um produto projetado não apenas para manter a pele protegida do sol, mas também para manter a vida selvagem segura. Olhando para o futuro, as marcas na indústria de protetores solares precisam olhar além da proteção da pele. A sustentabilidade no mercado de proteção solar é uma questão multifacetada que envolve abordar as preocupações do consumidor, adotar práticas ecologicamente corretas e promover a colaboração global para harmonizar os padrões.
Proteção solar combinada com cuidados com a pele
Houve um claro aumento no interesse geral em cuidados com a pele, com quase metade das mulheres britânicas pesquisando ingredientes para cuidados com a pele antes de fazer uma compra. Os cuidados com a pele se tornaram uma indústria titã própria dentro da beleza e cuidados pessoais, e as marcas no mercado de proteção solar têm a oportunidade de explorar essa tendência crescente ao oferecer produtos de proteção solar com benefícios multifuncionais que também têm a capacidade de impulsionar a saúde da sua pele.
Nossa pesquisa de mercado de proteção solar revelou que mais de dois quintos dos consumidores chineses de proteção solar estão interessados em produtos de proteção solar que tenham benefícios adicionais, como clareamento e hidratação, enquanto oito em cada dez usuários de protetor solar nos EUA concordam que vale a pena pagar mais por produtos de proteção solar que tenham benefícios adicionais para a pele. Uma marca de beleza indonésia, Dear Me Beauty, alavancou com sucesso essa demanda do consumidor com seu Skin Barrier Sunscreen Gel. Ao posicionar seu produto como uma solução para proteção solar e reparação da pele, complementada por hidratação intensa, eles exploraram com sucesso um segmento de mercado lucrativo. Essa abordagem multifuncional não apenas satisfaz o desejo dos consumidores por conveniência, mas também reforça a ideia de que os cuidados com a pele e os cuidados com o sol são aspectos interconectados de uma rotina de beleza abrangente.
Soluções inclusivas de proteção solar
Um problema persistente na indústria de protetores solares tem sido a pasta branca que muitas fórmulas deixam na pele. Isso pode ser um problema especialmente frustrante para consumidores com tons de pele mais escuros. As estatísticas atuais de consumo de protetor solar indicam que o uso de protetor solar é muito maior para consumidores brancos do que para consumidores de etnias negras, asiáticas e mistas (BAME). Isso revela um problema significativo de inclusão no mercado de beleza que obriga as marcas de protetor solar a se posicionarem e garantirem que seus produtos atendam a uma base de consumidores racialmente diversa. Também destaca uma oportunidade única para essas marcas ampliarem seu mercado-alvo.
Lançamentos inovadores nos últimos anos incluem produtos de proteção solar que se misturam mais facilmente em peles mais escuras. Veja, por exemplo, o DreamBeam Comfy Smooth Sunscreen FPS 40 da marca americana Kosas. Este produto de proteção solar tem uma tonalidade rosa-pêssego projetada especificamente para neutralizar a cor branco-azulada natural do óxido de zinco, tornando-o mais adequado para vários tons de pele. Ele também é enriquecido com ceramidas e peptídeos, oferecendo assim benefícios adicionais à pele. Este produto inovador mostra como as marcas devem ir além do atendimento às necessidades básicas do consumidor, como fornecer proteção solar. Em vez disso, elas devem alinhar seus esforços para criar soluções de proteção solar inclusivas que respeitem e atendam às várias necessidades e preferências do consumidor.
Texturas Elevadas
No mercado de proteção solar, as marcas estão enfrentando um cenário cada vez mais competitivo, cheio de inúmeras escolhas, desencadeando uma onda de inovação em protetores solares. Essa inovação não é apenas sobre eficácia, mas também sobre textura, fórmula e experiência do usuário.
A adaptação de texturas e fórmulas novas e de ponta é especialmente notável no mercado de proteção solar da Ásia-Pacífico (APAC). Um quinto dos usuários indianos de proteção solar gostaria de experimentar novos formatos inovadores de proteção solar, como formulações em pó, que são fáceis de aplicar. Aqui, a busca pela evolução do protetor solar levou as empresas a se inspirarem em produtos para cuidados faciais. Elas estão reinventando os protetores solares para criar uma experiência luxuosa e sensorial. Os produtos inovadores de proteção solar agora incluem formulações como ampolas, fórmulas bifásicas de água e óleo e até mesmo formatos como bálsamo para pó.
Além disso, as marcas também estão dedicando recursos para melhorar as características sensoriais dos protetores solares, com a intenção de tornar os produtos de proteção solar mais atraentes e fáceis de aplicar. Um exemplo de destaque dessa tendência é o Silk Sunscreen da marca japonesa Tatcha. A característica marcante do produto é sua fórmula hiper-hidratante, combinada com uma sensação leve como uma pena. Ao contrário dos protetores solares tradicionais, que geralmente são oleosos e pesados, este produto é excepcionalmente leve e confortável. Sua textura única é um ponto de venda crucial que o diferencia de seus concorrentes, ao mesmo tempo, em que atende aos entusiastas de cuidados com a pele que desejam texturas elevadas.
Fonte: Mintel 06.08.2024