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A Skinificação de Tudo

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Uma nova palavra entrou no vernáculo da indústria da beleza nos últimos anos e hoje seu uso se ampliou para se aplicar a quase todas as áreas do negócio. 

Com a pandemia estimulando um foco maior em saúde e bem-estar, nossas vidas mudaram e o que precisávamos de nossos produtos de beleza mudou com ela, levando a um aumento no que se tornou conhecido como a “skinificação” da beleza. À medida que mais produtos de beleza com benefícios e ingredientes para cuidados com a pele começaram a chegar às prateleiras, a base foi movida para o hidratante colorido; as formulações em pó deram lugar a cremes, líquidos, bastões e bálsamos; e, talvez a mistura definitiva, as bases em sérum chegaram aos corredores. 

Os séruns são tradicionalmente um produto líquido para a pele com altas concentrações de ativos que abordam preocupações específicas com a pele. Quando as bases de sérum foram lançadas, a principal diferença foi a adição de pigmento. Ativos familiares aos aficionados por cuidados com a pele, como niacinamida, ácido hialurônico e esqualano, foram destaque. Durante esse período, as vendas de maquiagem dispararam, crescendo dois dígitos e, embora parte desse crescimento tenha sido a recuperação do volume perdido durante a pandemia, outro fator foi a inovação que essa skinificação trouxe para a categoria. Os consumidores gravitaram em direção a produtos com os quais podiam contar para não apenas fornecer cobertura, mas também beneficiar sua pele. Na verdade, mais de 50% dos consumidores dos EUA buscam produtos que combinem maquiagem e cuidados com a pele em um, com pouco mais de 60% da Geração Z e da Geração Y alinhando-se com esse sentimento, de acordo com o Relatório do Consumidor de Maquiagem da Circana . 

Mas o movimento de skinificação não para na maquiagem; no ano passado, vimos produtos para cabelo infundirem mais ingredientes de cuidados com a pele, à medida que o cuidado do couro cabeludo se tornou um foco. Ingredientes de cuidados com a pele, como ácido glicólico e ácido salicílico, se tornaram virais à medida que hacks de mídia social para esfoliar, equilibrar os níveis de pH e ajudar a tratar condições como dermatite e caspa circulavam. Até mesmo a fragrância está passando por uma skinificação, à medida que as marcas buscam eliminar os álcoois e substituí-los por ingredientes que são mais fáceis de tolerar para tipos de pele sensíveis. 

Como a skinificação da beleza afetou os cuidados com a pele em si? A categoria está tendo um bom desempenho, com vendas em dólares aumentando em 7% no primeiro semestre de 2024 e como a categoria de crescimento mais rápido com base em unidades vendidas, subindo 10% ano a ano. Os produtos que impulsionam as vendas, no entanto, são segmentos menores do mercado que estão atualmente vivenciando sua própria skinificação: cuidados com o corpo e produtos solares. Ambos os segmentos estão crescendo mais rápido do que a categoria geral de cuidados com a pele, pois os ingredientes que normalmente usamos no rosto, como retinoides, alfa-hidroxiácidos e vitamina C, estão migrando para essas áreas. 

No cerne da tendência de skinificação está a inovação influente. As categorias dentro da beleza frequentemente inspiram umas às outras, impulsionando a indústria para a frente. Atualmente, o consumidor está focado em produtos que são multifuncionais e fornecem benefícios de cuidados com a pele em outras categorias. As marcas de cuidados com a pele devem diferenciar seus produtos e continuar a educar os consumidores sobre os avanços tecnológicos dos ingredientes para permanecerem na conversa.

 

 

 

Fonte: Circana 18.09.2024

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