A Amend, que está completando 30 anos em 2024, anunciou este mês o lançamento de 34 produtos, entre eles, a linha Essencial Antiqueda, composta por shampoo, máscara condicionante, tônico estimulante de crescimento e sérum pró-volume. Submetidos a testes de eficácia, os produtos foram desenvolvidos para entregar resultados visíveis e duradouros. Ativos como Anti-Hair Loss Complex, Scalp Fuller Complex e Anti-Hair Loss Maximum Complex estimulam o crescimento saudável e previnem a queda.
João Paulo Chaccur, CEO na Amend
“Os consumidores estão cada vez mais exigentes, por isso, investimos em pesquisas para validação da eficácia e conseguimos resultados satisfatórios e competitivos com o mercado. Analisando o segmento, os produtos antiqueda estão entre as top cinco principais queixas dos consumidores e desejamos posicionar a Amend como uma das referências no segmento de antiqueda capilar”, comenta João Paulo Chaccur, CEO da Amend, que concedeu uma entrevista exclusiva ao Cosmetic Innovation sobre a trajetória da marca.
A Amend está completando 30 anos em 2024. O que explica a longevidade da marca?
Nossa longevidade está diretamente ligada ao compromisso em oferecer produtos de alta qualidade, desenvolvidos com os melhores insumos, que entregam resultados excepcionais para nossas clientes. Ao longo desses 30 anos, a Amend conquistou reconhecimento por ser uma marca que entende profundamente as necessidades e desejos das mulheres, oferecendo soluções eficazes e inovadoras para os cuidados capilares. Além disso, valorizamos muito as nossas parcerias, sempre priorizando a transparência e a construção de relações sólidas, apresentando diferenciais de mercado e garantindo que nossos produtos atendam às demandas por um preço justo. A integridade e a ética também são pilares que norteiam nossa atuação, tanto com o mercado quanto com nossos parceiros, o que tem sido fundamental para nosso sucesso contínuo.
Qual é a estratégia da marca para se manter relevante no mercado de hair care, caracterizado por um boom de lançamento de novas marcas nos últimos anos?
Fortalecer o branding e as ações de marketing de experiência, com a Casa Amend e o recém-lançado Amend Lab, além de estarmos antenados nas tendências e desejos dos consumidores, do mercado e das mídias sociais.
Na prática, de que forma esses espaços vão contribuir para a estratégia de crescimento da marca?
Esses espaços fortalecem o posicionamento da marca, oferecem uma experiência imersiva, aproximam o consumidor e funcionam como locais de troca e treinamentos para consumidores, clientes e parceiros.
Qual é o perfil dos consumidores da marca?
Mulheres de 20 a 40 anos, que gostam de seguir as tendências, adoram cuidar do cabelo e de si mesmas, trabalham, gostam de sair com amigos e familiares, e praticam atividades sociais.
Atualmente, quais linhas são os carros-chefes das vendas da empresa?
Nossas linhas de tratamento são muito fortes, principalmente nossas máscaras. Temos uma grande variedade para todas as necessidades e bolsos. Também nos destacamos pelas nossas linhas de coloração.
Qual é a participação dos segmentos de produtos profissionais e para o consumidor final nos negócios da empresa?
Nosso objetivo é que o consumidor sinta-se como se estivesse em um salão ao usar nossos produtos. Todas as nossas linhas de coloração, água oxigenada e finalização são amplamente utilizadas em salões. Inclusive, lançaremos no próximo mês o e-commerce B2B, especialmente para atender esse canal.
Como são desenvolvidos e onde são fabricados os produtos. A marca conta com parcerias?
Temos fábrica própria, com um time de P&D interno muito robusto, que garante a inovação e a qualidade da linha de produção.
Como é feita a distribuição dos produtos? Quais os principais canais?
A distribuição é direta e indireta: direta através do nosso time de vendas próprio e e-commerce, e indireta por meio de distribuidores exclusivos. Estamos presentes em mais de 50 mil pontos de venda no Brasil e em 18 países.
Quais números você destaca da atuação da marca no mercado brasileiro de hair care nos últimos anos?
Crescemos dois dígitos no canal farma, enquanto a categoria de hair care apresenta retração nesse canal.
Quais principais tendências você destaca para o mercado de hair care nos próximos anos?
O mercado está em profunda transformação, com uma conexão muito forte com o mundo digital e a influência de criadores de conteúdo. Além disso, os consumidores buscam produtos que oferecem mais do que o básico. Um exemplo são nossos produtos Blindagem, Seca Sem Frizz e Acidificante, que têm valor agregado e entregam soluções pontuais.
A empresa pretende realizar lançamentos ainda este ano? Pode adiantar?
Em 2024, lançaremos mais de 40 SKUs nas categorias de tratamento e coloração, sem contar as extensões de linha. Agora, em outubro, acabamos de lançar 34 novos produtos.
Muitas marcas de produtos capilares decidiram ingressar em outras categorias, como skincare, body care e proteção solar. A empresa estuda fazer esse movimento?
No momento, nosso foco continua sendo o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta performance para o cuidado capilar, que é o nosso core business e onde construímos nossa expertise ao longo dos anos. Mas estamos sempre atentos a novas oportunidades e categorias, e a expansão de uma marca passa muito por isso. Vamos sempre priorizar a qualidade que nossos clientes já conhecem e confiam.