Produtos com embasamento científico e soluções específicas continuam a ganhar força
A consultoria de análise de dados Euromonitor International acaba de divulgar o relatório anual Global Consumer Trends 2025, que destaca as cinco principais tendências que explicam o atual comportamento dos consumidores. O relatório Global Consumer Trends 2025 da Euromonitor ilustra como diferentes gerações estão impactando a dinâmica dos negócios, criando novas oportunidades e como as empresas estão se adaptando às mudanças nos hábitos dos clientes.
Em uma realidade marcada pelo aumento do custo de vida, adoção de hábitos mais saudáveis e preocupações com a saúde, essas tendências aparecem no comportamento dos consumidores ao redor do mundo. As principais tendências globais de consumo da Euromonitor em 2025 são:
Chegando bem na terceira idade: Não só viver mais, mas viver melhor, se tornou o principal objetivo dos consumidores que estão pensando na sua saúde a longo prazo. 52% dos consumidores acreditam que, nos próximos cinco anos, terão mais saúde do que atualmente.
De olho no Bolso: Os consumidores querem poupar mais e fazer compras de uma forma mais estratégica e consciente. Em 2024, somente 18% dos consumidores dizem que fazem compras por impulso com frequência.
Sustentável e Verificado: Comprar produtos mais sustentáveis não é apenas questão de valores pessoais, agora, os consumidores também esperam por evidências concretas e produtos eficientes. No segundo trimestre de 2024, foram registrados 5 milhões de produtos online com selos de sustentabilidade, espalhados em 11 setores de bens de consumo e em 25 países.
Peneirando ofertas: Os clientes sentem que estão sendo inundados por notificações e que estão rodeados por milhares de opções; eles querem gastar menos tempo procurando o que realmente precisam. 42% dos consumidores fizeram compras durante lives porque os detalhes do produto ou serviço eram mais fáceis de entender por meio desse canal.
Em cima do muro com a IA: Conforme a inteligência artificial é adotada por mais pessoas, os consumidores e autoridades apontam preocupações com informações geradas pela IA. Mesmo assim, não há volta atrás. Os consumidores continuam usando a tecnologia, mas estão pesando os prós e os contras. 43% dos consumidores consideram a IA generativa como uma fonte confiável de informações.
“Os consumidores estão cada vez mais conscientes quando se trata de gastos. Eles buscam produtos e serviços confiáveis, que ofereçam soluções direcionadas e de longo prazo. “Priorizar a inovação e a fidelidade nas estratégias de negócios será essencial para lidar com a evolução do comportamento do consumidor e impulsionar o crescimento”, disse Stella Vatcheva, diretora sênior de inovação prática da Euromonitor International.
• Millennials e a geração Z são as líderes no uso de dispositivos ou aplicativos para monitorar seu desempenho físico e sua saúde.
• 57% dos consumidores pesquisaram exaustivamente sobre os produtos e serviços que compraram em 2024.
• 46% dos produtos online de beleza e cuidados pessoais tinham uma certificação de sustentabilidade em 2023 – tornando essa a categoria em que selos ou certificados é mais utilizada.
• 34% dos consumidores disseram que o checkout por meio de carteiras digitais melhoraria sua experiência de compra.
• 46% dos profissionais esperam que a IA generativa permita que sua empresa faça ofertas de compras mais eficazes em 2024