IFSCC 2024: os novos rumos da inovação na ciência cosmética
Temas como sustentabilidade, biotecnologia, exossomos e microbioma norteiam o desenvolvimento do setor
Por Estela Mendonça
Depois de 11 anos, quando sediou a 22ª edição, realizada no Rio de janeiro, em 2013, o Brasil voltou a ser palco do 34º Congresso da Federação Internacional de Sociedades de Químicos Cosméticos – IFSCC 2024, realizado entre 14 a 17 de outubro em Foz do Iguaçu (PR), que contou cerca de 600 pôsteres e mais de 80 apresentações no pódio para estimular a inovação para cerca de 1,4 mil participantes. Este ano, o tema foi “Biodiversidade e Cosméticos: Alcançando Tecnologias Sustentáveis”.
O evento anual, um dos mais prestigiados na área de ciência cosmética, tem como objetivo reunir pessoas de todo o mundo interessadas na ciência por trás de produtos higiene e beleza. Por isso, o portal Cosmetic Innovation estabeleceu uma parceria de divulgação com a IFSCC e Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC), organizadora local, além marcar presença escalando a sócia-diretora Carla Polli e a consultoria científica de Carlos Praes, CIO da Innova Beauty, para conferir as principais inovações apresentadas.
“Durante essa jornada, uma série de pesquisas impressionantes enfatizaram a integração de princípios ecológicos na indústria cosmética, evidenciando a relevância para sustentabilidade, biotecnologia, ingredientes naturais, longevidade, microbioma, exossomos e abordagem de uma cosmética contemporânea e holística”, avaliou Praes, que preparou o Top 10 Trending Topics IFSCC 2024, com palestras que se destacaram pela contribuição científica ou pelo impacto nos negócios.
Limites planetários
O congresso foi antecedido por workshops da L’Oréal e do Grupo Boticário. Praes chama a atenção para dois temas da L’Oréal que impactam todo ecossistema e convidam a novas abordagens e práticas. “A palestra da Emily Dionizio contribuiu para discussões sobre o conceito de fronteiras planetárias, particularmente no contexto da sustentabilidade ambiental e dos limites ecológicos que enfatiza a preocupação global de não ultrapassar os limites planetários. Dionizio, destacou a natureza colaborativa da investigação na compreensão e aplicação do conceito em contextos ambientais”.
“Como líder mundial da beleza, nós queremos reforçar a nossa atuação afim de construir um futuro mais responsável. Nossa missão é atender às infinitas diversidades dos nossos consumidores com um mínimo impacto no planeta. O Brasil tem um papel-chave nessa transformação: com mais de 20% da biodiversidade mundial, nos inspiramos na riqueza do nosso ecossistema para inovar. Com um dos sete hubs de Pesquisa & Inovação da L’Oréal no mundo instalados no país, utilizamos a ciência para contribuir nessa transformação”, reforça Cristina Garcia, Diretora de Pesquisa Avançada e Comunicação Científica do Grupo L’Oréal para América Latina.
Já a palestra de Isabelle Rollat “EcoBeautyScore Consortium -Transparência & Engajamento do Consumidor”, segundo Praes, trouxe elementos sobre a iniciativa inovadora concebida para aumentar a transparência nas informações para os consumidores a cerca da sustentabilidade na indústria cosmética, por meio de uma avaliação estruturada de impacto ambiental e de um sistema de pontuação para produtos cosméticos. O consórcio EcoBeautyScore envolve mais de 36 participantes da indústria que colaboram para criar uma abordagem unificada para avaliar e comunicar os resultados ambientais de itens de cuidados pessoais. O objetivo central é aumentar a transparência em relação aos impactos ambientais associados aos produtos cosméticos. “Ao desenvolver um método baseado na ciência, uma base de dados partilhada, uma ferramenta de avaliação robusta e um quadro de pontuação harmonizado, o consórcio procura fornecer aos consumidores e aos fabricantes informações fiáveis que possam orientar a tomada de decisões sustentáveis”.
Inovação sustentável
Sob a coordenação do Grupo Boticário, o segundo workshop teve a biotecnologia como condutor dos debates. Praes destaca a palestra de Jaciane Lutz Ienczak “Inovação Sustentável na Indústria Cosmética: Upcycling e a Vanguarda dos Produtos Biotecnológicos”, que ressaltou a crescente demanda por transparência e responsabilidade ambiental no setor de cosméticos. “Lenczak enfatizou que a inovação sustentável não é apenas uma tendência, mas uma necessidade que pode impulsionar as marcas a adotarem práticas que beneficiem tanto os consumidores quanto o planeta”.
Outro destaque para Praes foi a palestra “Biotecnologia aplicada à produção sustentável de ativos cosméticos”, apresentada por Flavia Guaragna, abordou a importância dessa abordagem para a inovação na indústria de cosméticos, enfatizandocomo a biotecnologia pode contribuir para a criação de ingredientes eficazes, sustentáveis e com menor impacto ambiental e trouxe exemplos práticos de como as pesquisas chegam ao mercado com produtos de várias marcas do Grupo Boticário.
Para Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Boticário, a empresa, vem se destacando globalmente pela ressignificação da beleza pela diversidade, tendo ciência, inovação e responsabilidade social como grandes impulsionadores e norteadores dessa transforma. “Somos movidos pela inovação e queremos mostrar que a indústria de beleza brasileira está num patamar tão elevado quanto as grandes marcas internacionais. Hoje, o desenvolvimento de produtos, fruto de muita pesquisa e ciência, já tangibiliza o que há vinte anos achávamos que só seria possível em um futuro distópico. Estamos avançando de forma acelerada em tecnologia de ponta para criar as melhores soluções e experiências para os consumidores”.
Tecnologias emergentes
A Natura, Master Science Sponsor do Congresso, apresentou uma série de inovações que destacam o uso de tecnologias emergentes no desenvolvimento de cosméticos sustentáveis. Foram nove estudos exclusivos, incluindo dois com apresentações orais. Lucas Pedersen Parizzi, coordenador de bioinformática e ciência de dados, apresentou uma pesquisa que explora o uso de tecnologias ômicas, bioinformática e Inteligência Artificial (IA) para potencializar o uso de bioingredientes exclusivos da biodiversidade brasileira. Essas ferramentas permitem uma análise detalhada dos compostos presentes nos ingredientes vegetais e suas interações com a genética da pele, resultando em formulações de alta performance e eficácia comprovada.
Outro estudo relevante foi conduzido por Pedro Soldati, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa, que abordou as alterações biológicas na pele de mulheres acima de 80 anos. Utilizando tecnologias como metagenômica e lipidômica, a pesquisa revelou novos dados sobre a função barreira da pele senil, abrindo possibilidades para o desenvolvimento de produtos específicos que atendam às necessidades dessa faixa etária.
“Foi enriquecedor ver como a sustentabilidade está cada vez mais presente e tratada em profundidade, abrangendo desde a escolha de ingredientes até a medição do impacto ambiental dos produtos e o papel do consumidor nessa jornada”, avaliou Iguatemi Costa, gerente científico sênior da Natura.
Fornecimento de oxigênio
A Coty destacou suas principais inovações. Florante Ricarte, PhD, diretor de comunicações científicas apresentou um estudo sobre o declínio dos níveis de oxigênio na pele relacionado à idade e a eficácia de uma nova tecnologia de fornecimento de oxigênio. A empresa também destacou em nove pôsteres pesquisas recentes em neurociência, reparo da pele, evolução da niacinamida e estratégias para proteger a integridade do DNA da exposição à luz azul, entre outros.
A neurociência foi recentemente utilizada pela Coty para criar suas últimas inovações de produtos: Paixão Feminino Ancestral, uma linha de cuidados corporais de edição especial com loção e óleo corporal, e as novas fragrâncias adidas Vibes, que mostram como estímulos sensoriais e emocionais influenciam o cérebro e o humor. “Nosso estudo sobre a aplicação da neurociência no desenvolvimento de produtos marca um passo significativo na personalização dentro do setor de beleza, e contribui diretamente para o bem-estar emocional dos nossos consumidores”, comentou Henrique Sales, VP de P&D da Coty BR & LATAM.
Alívio para a inflamação
Além das fabricantes, o evento foi palco para as empresas fornecedoras destacarem as mais recentes inovações em ingredientes cosméticos. A Lubrizol Life Science marcou presença de destaque no congresso IFSCC como uma das principais patrocinadoras, reafirmando seu compromisso com a inovação sustentável e apresentando um portfólio avançado que une ciência e respeito ao meio ambiente.
Entre os ingredientes que mais chamaram a atenção, Maria Eliza Samy, diretora de marketing Latam, destacou o Zenerity™ biotech ingredient, ingrediente biotecnológico que alivia a inflamação da pele e promove rejuvenescimento; o Carbopol® Fusion S-20 polymer, um polímero inerentemente biodegradável com baixo impacto ambiental e sete vezes premiado desde seu lançamento em abril de 2024, e o Sensomer™ Tara polymer, um espessante natural e biodegradável utilizado em cuidados com a pele e cabelos.
Além disso, a Lubrizol apresentou a tecnologia de extração Phenobio™ subcritical water, que usa água subcrítica para extrair compostos botânicos sem solventes químicos, reduzindo o impacto ambiental no processo.
A empresa também participou de diversos painéis e discussões científicas com palestras sobre tecnologias inovadoras, como a que abordou o metabolismo de plantas para maior eficiência de fitoquímicos, abrindo novas possibilidades para ingredientes cosméticos mais eficazes e limpos, proferida pelo Dr. Sylesh Venkataraman, gerente técnico global de ingredientes botânicos da Lubrizol.
Laura Molina Perez, especialista P&D da Lubrizol na Espanha, apresentou palestra sobre os desafios na formulação de protetores solares à base de óxido de zinco, destacando soluções sustentáveis para melhorar a eficácia desses produtos e promovendo um novo olhar para os avanços em filtros solares sustentáveis.
Maria Eliza reforçou que essas e as demais palestras da empresa corroboram a liderança e o DNA de inovação da Lubrizol no setor cosmético: “romovemos soluções que integram inovação e sustentabilidade, moldando o futuro da beleza com extremo respeito ao meio ambiente”.
Ácido poliglutâmico
A AQIA lançou este ano seu primeiro produto de origem biotecnológica, o Pro Renov PF, um ativo biofermentado rico em ácido poliglutâmico e enzimas queratolíticas, originados da fermentação por Bacillus subitilis. “É uma excelente indicação para uma renovação cutânea diária. Pro Renov PF melhora a textura da pele e fortalece o sistema imune e a barreira cutânea”, destacou Larissa Reischl, gerente de novos negócios.
De acordo com Larissa, foram comprovados vários benefícios do Pro Renov PF, como ação de peeling enzimático, com efeito queratolítico e de estímulo da renovação natural da pele, fortalecimento imunológico cutâneo, com aumento de β-defensina 2, β-defensina 3 e catelecidina, além da melhora da função barreira, com a elevação dos níveis de filagrina, involucrina e aquaporina-3, e ação seborreguladora, ao inibir a 5-α-redutase.
A empresa também divulgou a parceria com a empresa asiática Sethic, que conta com tecnologia japonesa patenteada de fermentação multicepas. A linha Optimealth, por exemplo, utiliza 16 diferentes tipos de cepas na biofementação da soja negra, de cultivo orgânico em fazendas japonesas. “O resultado é chamado de super-metabióticos, pois possui uma composição riquíssima composta por mais de 300 metabólitos quantificados”, explicou Larissa, citando que o processo de fermentação é biomimético ao que ocorre no corpo humano e que há a vibração de música clássica japonesa para melhorar o resultado.
Da Sethic, a gerente da AQIA destacou o Optimealth 10 W, que confere uma série de benefícios comprovados para pele, como melhora de função barreira física, química, imune e microbiológica e para o couro cabeludo há estímulo de crescimento dos fios, equilíbrio do microbioma, redução da descamação e melhora a qualidade da fibra capilar, entre muitos outros testes. Além disso Larissa explica que os ativos da Sethic sempre possuem uma preocupação holística, de bem-estar. Foram realizados testes com Optimealth W em voluntários com insônia e além de 95% relatarem sensação de relaxamento depois da aplicação, houve um aumento dos níveis de melatonina quantificados.
Retinol vegano
A Embacaps e a Nano Solutions Bettech levaram uma visão inovadora, em que tecnologia e eficácia caminham juntas. “No IFSCC, essa parceria de sucesso, apresentou soluções avançadas em nanotecnologia que atendem às necessidades de uma cosmética de alto desempenho e resultados comprovados” salientou Marcos Bettanin, Gerente de Unidade de Negócios Nano Solutions Bettech.
Entre as soluções apresentadas, o Nano Bakuchiol Solution se destaca como uma inovação para quem deseja acompanhar uma das principais tendências globais: o uso do “retinol vegano”. “O bakuchiol é uma alternativa natural ao retinol, trazendo muitos dos benefícios da vitamina A, como o estímulo à síntese de colágeno, com maior tolerância para peles sensíveis”, disse Janaína Borges, especialista de P&D na Embacaps.
Outro destaque dessa parceria é o Nano Ascorbic Solution, que traz o ácido ascórbico em uma forma nanoencapsulada. “Os resultados são expressivos: o Nano Ascorbic Solution aumenta em até mais de duas vezes o estímulo na síntese de colágeno e elastina, eleva os marcadores antioxidantes e reduz hipercromias” explicou Janaína.
Também foi apresentado o Nano Salicylic Solution, que tem a função de aumentar a renovação celular por aumentar a remoção de corneócitos. Ele também apresenta propriedades seborreguladoras, ação anti-inflamatória sendo indicado para peles oleosas e para tratamento de acnes.
“A presença da Bettech e Embacaps no IFSCC refletiu o esforço conjunto em levar ao público produtos de alta qualidade que entregam resultados comprovados, mantendo-se alinhados às tendências e às exigências de um público cada vez mais atento e exigente” resume Marcos.
Bioprospecção de microganismos
A Apoena Biotech, que apresentou o seu projeto bioprospecção de microrganismos da biodiversidade brasileira, foi a vencedora do Desafio de Sustentabilidade, promovido pela L’Oréal e ABC Cosmetologia, iniciativa que teve como objetivo reconhecer e premiar projetos de sustentabilidade voltados para o mercado cosmético global.
A diretora Patrícia Mendes explicou que a Apoena já conduziu duas expedições: Expedição Amazônia Azul, em Fernando de Noronha, e Expedição Amazônia Verde, que explorou microrganismos na Floresta Amazônica. “O princípio por trás dessas expedições é a coleta de pequenas amostras de até 5 gramas, seja de flores, frutos e caules na floresta, ou de corais, esponjas e algas no mar”.
Após a coleta, segundo Patrícia, as amostras são levadas ao laboratório, onde os microrganismos que as colonizam são isolados, sendo que cada um deles pode apresentar propriedades específicas para o desenvolvimento de novos ativos. “A grande inovação desse processo reside no fato de que, uma vez isolado o microrganismo, não é necessário realizar novas intervenções na natureza. Devidamente armazenados e identificados, eles podem ser cultivados em escalas industriais, tornando o processo altamente sustentável”.
Efeitos do extrato de cacau
Tatiana Kumayama, gerente técnica Latam em personal care da Ashland, apresentou no pódio o estudo de Isabele Imbert e equipe sobre botânicos avançados, incluindo o cacau sustentável, usado em formulações para combater os danos à pele contra UV e luz azul, que melhora a pigmentação da pele e diminui significativamente danos relacionados à idade. “Este inovador extrato de cacau está em conformidade com o Protocolo de Nagoya sobre recursos genéticos, certificado pelo Fair Trade e verificado pela UEBT, demonstrando que as soluções preparadas para o futuro não comprometem a inovação científica e o progresso sustentável”.
Estímulo à síntese de colágeno
A CitroBio, empresa do Grupo Citróleo, destacou testes de eficácia e mecanismos de ação nos cabelos de dois bioativos naturais: Hyaluronic Tucuma Extra, que atua na síntese do ácido hialurônico, e CollagScalp Andiroba, que estimula a síntese do colágeno 17A1, mantendo a saúde do couro cabeludo e dos fios. “Foi uma oportunidade valiosa para a CitroBio estar entre os principais cientistas e pesquisadores do mundo”, disse Rafaela Montuenga, executiva de marketing do Grupo Citróleo.
Alto FPS em fórmulas naturais
Em pôster, a Kobo apresentou a avaliação da sinergia entre óxidos de zinco revestidos naturalmente em filtros solares balanceados com FPS 50+/UVA. Segundo Isabella Bagni, especialista de aplicação, o trabalho apontou estratégias para atingir alta proteção UV em fórmulas naturais. Além disso, compartilhou inovações sustentáveis e multifuncionais em seu estande, com destaque para microesferas naturais e boosters de FPS e UVA.
Peptídeo análogo ao colágeno humano
A Barentz em parceria com a Mibelle, destacou um peptídeo de seis aminoácidos, análogo ao colágeno humano, projetado para revitalizar a pele, promovendo firmeza, elasticidade e hidratação, que foi apresentado em pôster pela especialista da Mibelle Irene Montaño. “Esse peptídeo estimula fibroblastos, aumentando a produção de colágeno e melhorando a densidade dérmica, oferecendo uma solução eficaz contra o envelhecimento da pele”, explicou Vera Tonon, head de personal care da Barentz.
Alternativa ao PDRN do salmão
A Innovasell apresentou um portfólio de inovações baseado em cinco megatendências: Beauty Origins, Beauty A.I., Well Aging, Green & Sustainable e Neuro Beauty. O grande destaque foi o premiado Rice PDRN, alternativa vegana e sustentável ao PDRN do salmão com potente ação regeneradora da pele. “Ele exibe eficácia superior na melhora do tom da pele e da barreira cutânea, efeito antioxidante, fortalecimento da junção dermoepidérmica, expressão da melatonina e redução de poros abertos”, afirmou Silvana Camilo Azzellini, gerente de inovação.
Ingredientes upcycled
A Chemyunion apresentou algumas inovações marcantes de seu portfólio, como um novo peptídeo para o tratamento avançado de rugas, que une alta eficácia com segurança, além de um estudo sobre ingredientes upcycled, aproveitando torta de café e bagaço de limão para cuidar da pele do pescoço e colo. “Essas ações reforçam nosso compromisso com a ciência e a inovação, oferecendo soluções sustentáveis e diferenciadas para a indústria cosmética”, disse Patrícia Moreira, diretora global de marketing.