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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Kantar RadarMesmo com alta de preços, brasileiros não abrem mão de produtos Premium, aponta estudo da Kantar

Mesmo com alta de preços, brasileiros não abrem mão de produtos Premium, aponta estudo da Kantar

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Itens mais consumidos pertencem às categorias de Bebidas e Higiene & Beleza

O preço médio dos produtos Premium vendidos no Brasil cresceu 11,3% no terceiro trimestre de 2024. Mesmo com a alta, os consumidores não abriram mão desses itens, que registraram aumento de vendas por unidade de 5,8%.

Os dados foram divulgados no relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar. De acordo com o levantamento, a compra desses produtos ganha destaque, inclusive, entre as classes média e baixa, que se utilizam de mais idas aos pontos de venda para manter o consumo.

Duas cestas despontam como as mais populares: Bebidas e Higiene & Beleza. A primeira aumentou a quantidade de categorias Premium. Já a segunda manteve a mesma quantidade, “premiunizando” itens dentro das categorias já compradas.

No caso das bebidas, é possível notar diferenças nas formas de consumo de acordo com cada tipo de público. As pessoas das classes A e B, por exemplo, priorizam os itens em momentos mais individualizados, criando um hábito e valorizando o sabor.

As classes D e E, por sua vez, compartilham mais as bebidas, impulsionando, principalmente, o aumento de ocasiões de consumo de Suco Pronto (100% Suco ou Néctar). A preocupação com a saúde é a principal razão para a compra desses produtos.

Já na cesta de Higiene & Beleza, a tendência é o banho Premium, que consiste em uma rotina de cuidados mais intensa e complexa. A análise mostra que 34% das ocasiões de banho ocorrem com quatro ou mais categorias de produtos.

Enquanto o banho comum dura menos de 10 minutos e é realizado apenas com sabonete líquido e esfoliante corporal, o Premium leva mais de 15 minutos e conta com itens de cuidado íntimo, sabonete líquido, produtos de banho, esfoliante facial e esfoliante corporal. O objetivo é ir além da sensação de se sentir limpo, higiênico e com uma fragrância agradável, valorizando também experiências hidratantes, relaxantes e de autocuidado.

O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis. Desse modo, fornece uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).

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