Itens mais consumidos pertencem às categorias de Bebidas e Higiene & Beleza
O preço médio dos produtos Premium vendidos no Brasil cresceu 11,3% no terceiro trimestre de 2024. Mesmo com a alta, os consumidores não abriram mão desses itens, que registraram aumento de vendas por unidade de 5,8%.
Os dados foram divulgados no relatório Consumer Insights Q3 2024, elaborado pela divisão Worldpanel da Kantar. De acordo com o levantamento, a compra desses produtos ganha destaque, inclusive, entre as classes média e baixa, que se utilizam de mais idas aos pontos de venda para manter o consumo.
Duas cestas despontam como as mais populares: Bebidas e Higiene & Beleza. A primeira aumentou a quantidade de categorias Premium. Já a segunda manteve a mesma quantidade, “premiunizando” itens dentro das categorias já compradas.
No caso das bebidas, é possível notar diferenças nas formas de consumo de acordo com cada tipo de público. As pessoas das classes A e B, por exemplo, priorizam os itens em momentos mais individualizados, criando um hábito e valorizando o sabor.
As classes D e E, por sua vez, compartilham mais as bebidas, impulsionando, principalmente, o aumento de ocasiões de consumo de Suco Pronto (100% Suco ou Néctar). A preocupação com a saúde é a principal razão para a compra desses produtos.
Já na cesta de Higiene & Beleza, a tendência é o banho Premium, que consiste em uma rotina de cuidados mais intensa e complexa. A análise mostra que 34% das ocasiões de banho ocorrem com quatro ou mais categorias de produtos.
Enquanto o banho comum dura menos de 10 minutos e é realizado apenas com sabonete líquido e esfoliante corporal, o Premium leva mais de 15 minutos e conta com itens de cuidado íntimo, sabonete líquido, produtos de banho, esfoliante facial e esfoliante corporal. O objetivo é ir além da sensação de se sentir limpo, higiênico e com uma fragrância agradável, valorizando também experiências hidratantes, relaxantes e de autocuidado.
O Consumer Insights, realizado pela divisão Worldpanel da Kantar, acompanha de forma contínua o comportamento de consumo de bens não duráveis. Desse modo, fornece uma visão detalhada do mercado brasileiro, com destaque para alimentos, bebidas, produtos de limpeza e itens de higiene e beleza. Para o estudo do terceiro trimestre de 2024, foram consultadas seis regiões metropolitanas: Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP).