Ferramenta gratuita “Color ELF-nalysis” conecta usuários à sua paleta ideal com recomendações de produtos adaptadas ao estilo individual
A ELF Cosmetics, marca de beleza voltada à Geração Z, acaba de lançar uma experiência inovadora em parceria com o Pinterest: a ferramenta Color ELF-nalysis, que permite aos usuários descobrir suas combinações ideais de maquiagem por meio de painéis personalizados da plataforma.
A novidade combina inteligência de análise facial com curadoria interativa, oferecendo um painel do Pinterest com produtos da ELF adaptados ao perfil de cor de cada usuário. Para usar, basta tirar ou enviar uma selfie. A tecnologia analisa três aspectos — tonalidade (quente ou fria), valor (claro ou profundo) e croma (brilhante ou suave) — para determinar a “estação de cor” de cada pessoa e montar sugestões de maquiagem personalizadas.
“‘Color ELF-nalysis’ quebra barreiras e torna a análise de cores personalizada acessível a todos, gratuitamente”, afirma Patrick O’Keefe, diretor de comunicações de marketing integrado da ELF Beauty. “Criada em parceria com o Pinterest e especialistas em cores, a ferramenta oferece uma jornada intuitiva e divertida para a comunidade descobrir combinações perfeitas com os produtos ELF.”
A proposta ganhou força a partir de dados da equipe de insights do Pinterest, que identificou aumentos expressivos em buscas como “análise de paleta de cores da primavera” (+30%) e “maquiagem real de verão” (+23%). Ao mapear essas tendências e comportamentos de compra, a experiência incorpora também o novo formato de colagens do Pinterest, trazendo sugestões visuais dinâmicas diretamente para o momento de inspiração dos usuários.
“Com 1,6 bilhão de buscas relacionadas à maquiagem no último ano, está claro que o público quer experiências de beleza cada vez mais personalizadas”, destaca Katie Dombrowski, vice-presidente de CPG do Pinterest. “A parceria com a ELF entrega inovação de forma relevante e inspiradora.”
Além disso, a campanha se expande com criadores de conteúdo desenvolvendo colaborações sazonais exclusivas para a plataforma, apoiadas pelo recurso Idea Ads com parcerias pagas. A estratégia criativa foi assinada pela Movement Strategy, agência especializada em comportamento de plataformas sociais.
A experiência será apresentada oficialmente no Pinterest Manifestival, evento que acontece em 19 de junho de 2025 no Carlton Beach Club, em Cannes, onde os participantes poderão testar a ferramenta e participar de sessões de estilo com foco nas cores da estação.