A adesão das marcas ao Outubro Rosa
A chegada do mês de outubro traz consigo a reflexão pública sobre o tratamento e, principalmente, a prevenção do câncer de mama na campanha chamada Outubro Rosa. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 52 mil mulheres receberam diagnóstico de câncer de mama ano passado e 12 mil mulheres morrem no País anualmente por conta da doença.
Iniciado nos Estados Unidos, o Outubro Rosa no Brasil teve uma primeira ação em 2002, com a iluminação em cor de rosa do Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, e oficialmente, segundo a Agência Brasil, passou a ser encampada pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), em 2008.
O fato é que a cada ano o movimento ganha força localmente, com adesão não apenas dos governos – que têm iluminado em rosa monumentos e prédios em apoio à causa -, assim como pelas empresas privadas.
Abaixo, algumas das iniciativas de 2013:
Mahogany
A venda de um produto também perpassa a estratégia da Mahogany para o Outubro Rosa. O movimento inspirou a criação da campanha Rosas de Outubro, na qual 1% das vendas dos produtos das linhas de rosas da marca será doado ao projeto De bem com você – a beleza contra o câncer (Look good feel better), coordenado no Brasil pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). O projeto realiza oficinas de maquiagem e ensina técnicas e dicas de beleza a mulheres que enfrentam a doença. A Mahogany possui seis linhas de produtos envolvidas na iniciativa: English Rose, Feeling well with Roses, Jardin des Roses, Bulgarian Rose, Black Rose e Pétales de Roses Blanches. A agência Epigram foi contratada para dar visibilidade à ação e criou folheto ‘take one’, cartão de presente, fita olfativa, móbiles e adesivos para vitrines das 150 lojas da marca no Brasil.
Avon
Tradicional apoiadora de causas sensíveis ao universo feminino, a Avon por meio do Instituto Avon, instalou uma roda gigante (devidamente iluminada em rosa) no shopping Eldorado, na capital paulista. Com 20 metros de altura e capacidade para 64 pessoas por vez, a roda gigante estará aberta ao público de 4 a 13 de outubro no estacionamento externo do centro comercial. O brinquedo é a peça central de um espaço com informações sérias sobre a importância dos exames de detecção precoce, especialmente a mamografia, denominado Giro pela Vida. Quem não for até o local também pode simular o passeio no www.avonpelavida.com.br. As manifestações populares sob a hashtag #GiroPelaVida também serão publicadas no site. Em 20 anos, a campanha Avon contra o Câncer de Mama direcionou mais de US$ 780 milhões a projetos que apoiam a causa em mais de 50 países.
Bombril
A Bombril aderiu à campanha “Pense Rosa” e está substituindo a tradicional faixa vermelha de suas embalagens da palha de aço Bom Bril pela cor rosa e também imprimiu no verso das embalagens um texto explicativo sobre a importância da prevenção. O movimento “Pense Rosa” foi idealizado por Maria Celeste Chad, fundadora da ONG Orientavida. Marcos Santana, gerente de grupo de marcas da Bombril, ressaltou a alegria da empresa em participar “deste grande movimento em prol da saúde feminina”.
Philips
No primeiro dia do mês, a Philips realizou evento com a participação da modelo Alessandra Ambrósio para anunciar a parceria da empresa com o Grupo Delfin, que faz diagnósticos por imagem. Juntas, as empresas realizarão 10 mil mamografias por meio de mutirões de atendimentos em unidades móveis – quatro caminhões e um ônibus – devidamente equipados, que atenderão a população carente das cidades de Salvador (BA), Maceió (AL) e Barueri (SP).
As mulheres das comunidades visitadas deverão levar apenas um documento com foto e o cartão do SUS. Enquanto Philips, com a marca do depilador Satinelle Satin Intimate, e o Grupo Delfin fornecem a estrutura para a realização dos exames, as secretarias de saúde dos Estados e Municípios são responsáveis pelo atendimento e pós-atendimento do público, caso este seja necessário. Outra iniciativa da Philips para estimular o engajamento da população é a iluminação de 12 endereços famosos no País: Torre da Vivo (SP), Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, Prédio da Mapfre (SP), Catedral do Rio de Janeiro (RJ), Sheraton WTC (SP), Torres da Globo (Foz do Iguaçu, Curitiba e Maringá), Catedral de Fortaleza (Fortaleza), Ponte de Manaus (Manaus), Elevador Lacerda (Salvador) e Ponte Padre Adelino (SP).
A camisaria Dudalina participa pela primeira vez do Outubro Rosa. A grife criou 13 camisas femininas, em tons de rosa, e ornadas com botões em cristal Swarovski (parceira da marca na iniciativa), cujo lucro da indústria com as vendas será revertido às seguintes instituições brasileiras que tratam do diagnóstico precoce e do câncer de mama: Se Toque, Fundação Laço Rosa, Rede Feminina de Combate ao Câncer, Neo Mama, Hospital do Câncer de Barretos, Instituto Quem Ama a Mama e Instituto Arte de Viver Bem. Para as peças de divulgação da iniciativa a Dudalina também contou com a participação voluntária da jornalista Adriana Collin, das apresentadoras Isabella Fiorentino, Pathy de Jesus e Marina Mantega e das atrizes Julia Faria e Jacqueline Dalabona, fotografadas por Felipe Lessa, após make up e cabelos feitos por André Gagliardo. Sônia Hess, presidente da Dudalina, afirma que desde o Dia Internacional da Mulher, a companhia – que tem 73% de sua força de trabalho no público feminino – tem investido em ações voltadas à saúde de seus colaboradores. Ao apoiar o Outubro Rosa amplia seu raio de ação. “Qualquer tipo de câncer, mas especialmente o de mama, não é um problema apenas da mulher, mas da família. E na prevenção há mais de 90% de chance de cura”, destaca Sônia. A Dudalina prevê a venda de 12 mil camisas no varejo, onde o preço de cada uma é de R$ 249.
Complexo Comercial Tatuapé
A atriz Paolla Oliveira (a Paloma, da novela Amor à Vida) é a estrela da divulgação do projeto “Mulheres de peito”, do Complexo Comercial Tatuapé (Shopping Metrô Tatuapé e Boulevard Tatuapé, ambos na cidade de São Paulo). Ela vestiu uma camisa com estampa criada pelo artista Nuno Ramos, em que Monalisa aparece fazendo um autoexame de mamas. O Mulheres de Peito tem parceria do Grupo Brasileiro de Estudos do Câncer de Mama e a promoção da iniciativa no Complexo é da produtora Conteúdo Diversos e da agência M&C Saatchi F&Q. No lounge do Shopping Metrô Boulevard Tatuapé serão realizados – de 1º a 19 de outubro – debates e palestras de conscientização sobre a doença e exibição contínua do documentário Mulheres de Peito. Além disso, 400 exames de mamografias serão oferecidos à comunidade da zona leste, por meio de um laboratório montado em um caminhão do lado de fora do shopping.
Rimowa
A grife alemã de malas e acessórios de luxo vai reverter 15% da renda com as vendas da linha Salsa Air, na cor inédita Ruby Red, para a instituição Américas Amigas. Serão disponibilizadas 100 malas, tamanho de bordo, em sete lojas da marca em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
Olook
A Olook, que se intitula a primeira marca online de moda do Brasil, selecionou itens para uma coleção Outubro Rosa. Parte (não especificada) da renda com a venda desses produtos será destinada à Américas Amigas.
Fonte: M&M