Visit Us On TwitterVisit Us On FacebookVisit Us On YoutubeVisit Us On LinkedinVisit Us On Instagram
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.ESG Internacional MintelA importância da sustentabilidade para os consumidores

A importância da sustentabilidade para os consumidores

  • Written by:

Vivemos em um mundo que agora é 1,5 °C mais quente do que durante os tempos pré-industriais, com eventos climáticos severos que resultam em profundos custos humanos e financeiros. A Organização Mundial da Saúde declara esta crise crescente como “a maior ameaça à saúde que a humanidade enfrenta”.

Reconhecer a urgência de uma ação corporativa sustentável não apenas protege contra interrupções na cadeia de suprimentos e legislação punitiva, mas também desbloqueia uma estratégia de negócios lucrativa impulsionada pelas crescentes expectativas e demandas dos consumidores.

Em resposta a essa ameaça crescente, consumidores e empresas estão reavaliando suas prioridades ambientais e sociais e buscando soluções sustentáveis ​​que beneficiem a saúde, as finanças e a humanidade.

Os consumidores – e as empresas que lidam com os consumidores – são o problema e a solução para a sustentabilidade

Relatórios do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) revelam que o consumo doméstico é responsável por 60-70% das emissões globais, e é por isso que conduzimos o Relatório Global de Sustentabilidade 2024-25 – abrangendo 10 das economias mais críticas do mundo, monitorando o espectro de comportamentos, atitudes e tendências de compra de 10.000 consumidores e comparando com dados de um período de quatro anos.

Nosso objetivo? Equipar você com os dados de ponta e insights de especialistas necessários para informar suas estratégias de marketing e inovação e tornar sua marca mais resiliente aos desafios de sustentabilidade que estão por vir.

Para o Estudo de Sustentabilidade do Consumidor deste ano , nossos analistas analisaram mais de perto as especificidades da sustentabilidade na indústria de bens de consumo embalados. Eles fornecem uma análise aprofundada de setores como Alimentos e Bebidas, Beleza e Cuidados Pessoais e Cuidados Domésticos. Isso oferece uma compreensão mais profunda das estratégias táticas mais eficazes que farão os produtos, serviços e políticas da sua marca se destacarem.

Os consumidores se preocupam com a sustentabilidade?

A importância da sustentabilidade para os consumidores está se tornando cada vez mais aparente, pois eles se sentem cada vez mais engajados, ameaçados, mas desamparados. Descobrimos que os negadores das mudanças climáticas são minoria (28%), pois 49% das pessoas relatam estar cada vez mais expostas a — e ativadas por — eventos climáticos extremos.

A crescente conscientização do consumidor sobre sustentabilidade e os níveis crescentes de engajamento têm tanto a ver com educação quanto com exposição. Quatro em cada dez participantes pesquisados ​​atribuem sua maior compreensão de questões ambientais ao ecoativismo, levando a uma visão mais cínica das alegações corporativas, especificamente, compensação de carbono. O consumismo consciente está ganhando força, com mais de três quintos dos consumidores expressando que prefeririam que as empresas reduzissem suas próprias emissões de carbono.

Principais dados demográficos envolvidos em práticas sustentáveis

Compromisso dos maiores de 55 anos com o comportamento sustentável do consumidor

Nosso Estudo de Sustentabilidade do Consumidor líder mundial revela descobertas inesperadas e desfaz alguns mitos ao longo do caminho. Descobrimos que, embora os consumidores jovens de 16 a 24 anos tenham mais probabilidade de ter se juntado a uma manifestação climática (10% o fizeram) e duas vezes mais probabilidade de serem vegetarianos (em 6%), seus comportamentos de sustentabilidade e sistemas de crenças em relação às mudanças climáticas são meramente padrões.

Curiosamente, consumidores com mais de 55 anos exibem os níveis mais fortes de ação e engajamento em direção à sustentabilidade. Dois fatores cruciais provavelmente impulsionam essa tendência. Primeiro, ser mais velho lhes dá um maior senso de perspectiva e, segundo, sua propriedade de ativos significativos (ou seja, casas e riqueza), os capacita para tais ações. Eles não apenas acreditam que seus comportamentos podem impactar positivamente o meio ambiente, mas também tomam ações alinhadas com seus valores.

Atitudes das mulheres em relação à sustentabilidade

Nosso Relatório Global de Sustentabilidade 2024-25 reconhece conceitos tradicionais como “Mãe Natureza” e explora percepções de gênero que frequentemente retratam certos grupos como mais conscientes e consumidores domésticos importantes. A pesquisa descobriu que os entrevistados que se identificam como mulheres mostram uma maior consciência das questões de sustentabilidade e são seis pontos percentuais menos propensos a negar as mudanças climáticas em comparação com aqueles que se identificam como homens. Eles também são cinco pontos mais propensos a acreditar que seu país está sofrendo com as mudanças climáticas e quatro pontos mais propensos a acreditar que podem fazer uma diferença positiva por meio de comportamentos sustentáveis.

Essa conscientização maior pode estar ligada a um maior engajamento em atividades de sustentabilidade, como reciclagem, onde eles lideram por sete pontos, e conservação de energia durante o cozimento, onde eles marcam uma vantagem adicional de cinco pontos. Além disso, seu consumismo consciente se manifesta em sua dieta, pois eles têm quatro pontos a menos de probabilidade de consumir carne regularmente.

Consumo consciente e evolução dos comportamentos de compra

A evolução dos hábitos de compra reflete o surgimento de um consumidor mais consciente dos recursos – um consumidor que está cada vez mais preocupado com a escassez de alimentos e água e está buscando soluções sustentáveis ​​que ofereçam eficiência e valor. Essa mudança em direção ao consumismo mais consciente está fazendo com que os consumidores adotem comportamentos de compra e estilo de vida que reduzem tanto o consumo quanto o desperdício, ao mesmo tempo em que maximizam os recursos.

Apesar das taxas lentas de mudança de comportamento alimentar (vegetarianos e veganos representam 5% estáticos de nós), orgânicos e alternativas de carne/laticínios se tornaram comuns em nossas cestas de compras semanais . Além disso, os dados do nosso estudo global dão suporte às narrativas da indústria em torno da transição crescente para fontes de energia mais limpas para residências e transporte. Em 2024, mais de um terço dos participantes da nossa pesquisa estão obtendo sua energia de recursos renováveis , com um aumento notável na adoção de bombas de calor e energia solar doméstica . Uma curva ascendente semelhante é vista na adoção de veículos elétricos (VE) , demonstrada em nossos dados de rastreamento com a propriedade e leasing de híbridos e VE completos em ascensão, diminuindo a presença de carros convencionais a gasolina/diesel.

 

 

 

Fonte: Mintel 28.09.2024

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons by Acurax Wordpress Development Company