ABF divulga novo ranking das 50 maiores marcas de franquias no Brasil
Cresce participação de marcas de Saúde, Beleza e Bem-Estar e de modelos alternativos de ponto de venda
A ABF lançou 2ª Edição do estudo sobre as 50 Maiores Marcas de Franquias no Brasil por unidades. Representante oficial do franchising brasileiro, a entidade reúne atualmente mais de 1.100 associados (franqueadores, franqueados, fornecedores e consultores). Feito especificamente com as marcas associadas, o levantamento é fruto de um banco de dados implantado em 2016, mais detalhado e com regras e salvaguardas específicas para o input e fidelidade dos dados (auditoria eletrônica).
“Nesta segunda edição, podemos acompanhar o desenvolvimento das maiores redes de franquias no Brasil. Temos exemplos de redes que, inclusive, abriram mais de 100 unidades neste ano. Podemos ver também o fortalecimento de alguns segmentos ligados ao consumo como é o caso de Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar e Moda”, afirma o presidente da ABF, Altino Cristofoletti Junior.
A rede O Boticário manteve a liderança com 3.762 unidades, o segundo lugar ficou com a rede AM PM Mini Market, com 2.415 pontos de operação; a Cacau Show manteve a terceira colocação, totalizando 2.081 unidades. Entre as 10 maiores, destaque também para as redes Jet Oil, Lubrax+ e BR Mania que subiram posições em relação a 2016, com expansões expressivas em número de unidades. Levando em consideração a relação completa, as redes que apresentaram maior variação de posição foram a Acqio (ascensão de 15 posições), Dia% (9), Seguralta (7), 5àsec (7), Piticas (7), Óticas Carol (6) e Instituto Embelleze (6). Ingressaram nos grupo das 50 Maiores, as redes Casa de Bolos, SPA das Sobrancelhas e Não+Pêlo.
Em termos de segmento de atuação, o perfil das 50 Maiores é semelhante ao da edição anterior do estudo, com predominância de Alimentação (34%) e Serviços Educacionais (18%), mas, em 2017, houve o crescimento da participação do segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar (de 12% para 16%). “Este segmento vem apresentando desempenhos consistentes nos últimos trimestres e se mostrou aqui presente também, tanto com a manutenção da liderança do Boticário, quanto pelo ingresso de duas novas redes deste segmento no grupo das maiores”, explica o presidente da ABF.
Outro movimento detectado pelo estudo deste ano foi o crescimento de participação de pontos de venda alternativos (quiosques, trucks, contêineres, store in store, home-based, etc.) que passou de 6% para 9% – as lojas físicas predominam com 91%. A expansão de redes com grande atuação home-based, como a Acqio e a Seguralta, e quiosques, como a Piticas, também indicam este movimento. As 50 Maiores mostraram maior distribuição geográfica em relação ao mercado de franquias.
Confira a lista das 50 maiores redes de franquias em operação no Brasil por número de unidades:
Marca | Segmento | Unidades |
O BOTICÁRIO | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 3762 |
AM PM MINI MARKET | Alimentação | 2415 |
CACAU SHOW | Alimentação | 2081 |
MCDONALD´S | Alimentação | 2009 |
JET OIL | Serviços automotivos | 1735 |
LUBRAX + | Serviços automotivos | 1617 |
KUMON | Serviços educacionais | 1400 |
BR MANIA | Alimentação | 1311 |
WIZARD BY PEARSON | Serviços educacionais | 1195 |
DIA% | Alimentação | 1145 |
CVC BRASIL | Hotelaria e Turismo | 1097 |
BOB´S | Alimentação | 1054 |
ÓTICAS CAROL | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 1048 |
CORREIOS | Serviços e outros negócios | 1002 |
FARMÁCIAS FTB | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 994 |
ÓTICAS DINIZ | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 991 |
SEGURALTA | Serviços e outros negócios | 912 |
FISK CENTRO DE ENSINO | Serviços educacionais | 806 |
CCAA | Serviços educacionais | 723 |
CHILLI BEANS | Moda | 722 |
ACQIO | Comunicação, Informática e Eletrônicos | 672 |
NOSSO BAR | Alimentação | 670 |
HERING STORE | Moda | 623 |
CNA | Serviços educacionais | 579 |
LOCALIZA RENT A CAR | Serviços automotivos | 574 |
5ÀSEC | Limpeza e Conservação | 457 |
PREPARA CURSOS PROFISSIONALIZANTES | Serviços educacionais | 452 |
HAVAIANAS | Moda | 439 |
DROGARIAS FARMAIS | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 432 |
CHIQUINHO SORVETES | Alimentação | 425 |
CARMEN STEFFENS | Moda | 421 |
MICROLINS | Serviços educacionais | 408 |
AREZZO | Moda | 395 |
GIRAFFAS | Alimentação | 394 |
CHOCOLATES BRASIL CACAU | Alimentação | 393 |
MUNDO VERDE | Alimentação | 386 |
SPOLETO | Alimentação | 371 |
KOPENHAGEN | Alimentação | 352 |
INSTITUTO EMBELLEZE | Serviços educacionais | 319 |
HABIB´S | Alimentação | 318 |
IGUI | Casa e Construção | 315 |
CASA DE BOLOS | Alimentação | 305 |
SPA DAS SOBRANCELHAS | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 304 |
PITICAS MODA CRIATIVA | Moda | 304 |
REI DO MATE | Alimentação | 302 |
SOBRANCELHAS DESIGN | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 302 |
NÃO+PÊLO | Saúde, Beleza e Bem-Estar | 299 |
SODIÊ DOCES | Alimentação | 294 |
YÁZIGI | Serviços educacionais | 286 |
MORANA | Moda | 278 |
Fonte: Associados ABF |
Balanço Preliminar 2017 e projeções para 2018
A ABF divulga também um balanço preliminar parcial do desempenho do setor de franquias em 2017 e projeções para este ano de 2018. Os sinais de melhora da economia brasileira, especialmente leve recuperação da renda e consumo, se refletiram no setor de franquias ao longo do ano passado. Os dados preliminares indicam que a receita do setor em 2017 deve crescer 8% frente ao ano anterior, saltando de R$ 151,2 bilhões para cerca de R$ 163 bilhões. A projeção para este ano de 2018 é de ampliar o faturamento entre 9% e 10%.
Já em relação aos empregos gerados no setor de franquias, a prévia sinaliza crescimento de 1%, alcançando cerca de 1 milhão e 200 mil trabalhadores diretos no setor de franquias. A projeção é que em 2018 haja um incremento de 3% no número de empregos no franchising. Quanto ao número de unidades, a ABF prevê que tenha havido uma expansão de 2% no ano passado, superando 145 mil pontos de venda. Já em 2018, a capilaridade das redes de franquias deve ser ampliada um pouco mais, em 3%. Em relação às marcas, a prévia aponta uma redução de 6% no ano passado na comparação com 2016, com cerca de 2.800 redes atuantes no mercado brasileiro. A previsão para 2018 é fechar o ano próximo à estabilidade no número de marcas.
Para Altino Cristofoletti Junior, “a baixa inflação, a queda da taxa básica de juros da economia (Selic), a melhora dos índices de confiança do consumidor e do empresariado, e a retomada do crescimento do varejo e da atividade industrial são alguns dos fatores que contribuíram para o crescimento do franchising e que nos permitem projetar um desempenho mais positivo do setor em 2018”.
Para o executivo, fora o quadro macroeconômico, o ano foi marcado por três movimentos: a progressiva diversificação de canais, modelos e localização; a interiorização do franchising; e o crescimento de franqueados multiunidade. “A busca por eficiência, novos mercados e por atrair um consumidor receoso se traduziu em muita inovação: novas estratégias de venda, de configuração de ponto comercial, aprimoramentos em produtos e parcerias das mais variadas. Neste movimento, os franqueados com mais de uma unidade tiveram o importante papel de assumir lojas em dificuldade, e as cidades do interior a função de manter viva a expansão”, completa o presidente da ABF.
Fonte: ABF