O setor de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, representado pela Abihpec, inicia um movimento de comunicação nacional para fortalecer a percepção de sua essencialidade.
A campanha, desenvolvida em parceria com a agência Peralta e a consultoria Touch, busca reforçar o valor do setor ao vincular a beleza à um conceito mais amplo de “cuidado integral”, que abrange a saúde física, mental e social.
Mensagem unificada para um mercado pulverizado
O lançamento da campanha é resultado de oito meses de pesquisa que identificou a boa imagem e a contribuição econômica do setor, mas também sua natureza fragmentada. A estratégia, portanto, foi criar uma mensagem única e coesa, baseada no ponto de vista do consumidor. A narrativa central da campanha integra diferentes categorias de produtos, destacando como o uso diário tem um impacto positivo no bem-estar, na autoestima e na confiança, influenciando até mesmo a produtividade e a motivação no convívio social.
Luiz Carlos Dutra, presidente da Abihpec, ressalta que essa abordagem integrada irá fortalecer a percepção de essencialidade do setor, estimulando o mercado. A tagline do movimento é “Setor de beleza e cuidados pessoais: cuidar para fazer acontecer”, refletindo a ideia de que o cuidado individual impacta positivamente o entorno. A campanha será veiculada em diversas mídias, como televisão, jornais e out-of-home, com filmes mais curtos na fase de sustentação, e terá continuidade no primeiro trimestre de 2026.
Além do novo movimento de comunicação, a Abihpec e a ESPM firmaram uma parceria para o lançamento de uma pós-graduação em Gestão de Negócios e Inovação em Beleza. O presidente da entidade destaca a relevância do mercado brasileiro, que é o terceiro maior globalmente, com seus 400 associados respondendo por 90% do volume, equivalente a quase 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.