Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosAlinhamento às principais tendências reforça prestígio do uso cosmético da aveia

Alinhamento às principais tendências reforça prestígio do uso cosmético da aveia

  • Written by:

Do óleo a ativos tecnológicos, o cereal se estabelece como hero ingredient na indústria da beleza

Por Estela Mendonça

Presente na alimentação da humanidade há milênios, com evidências de sua utilização há 7000 anos a.C. na China, os primeiros usos conhecidos da aveia em cuidados com a pele remontam a 2000 a.C. no Egito. Naquela época, as pessoas já atribuíam ao cereal a grande eficácia no tratamento para irritações na pele, eczema e outras doenças da pele.

Em 2013, o potencial da aveia para o tratamento de problemas da pele foi finalmente comprovado por uma decisão do FDA (U.S. Food and Drug Administration), que aprovou aveia coloidal para uso como protetor da pele em produtos livres de prescrição.

Embora seja atualmente mais conhecida por seus benefícios calmantes para a pele, nas últimas décadas, a inovação da aveia engatou um ritmo acelerado e muitos outros benefícios foram descobertos. A aveia coloidal lidera um crescente portfólio de ingredientes provindos da aveia como óleos, extratos e ativos altamente eficazes e com uma infinidade de benefícios que, começam a ser explorados, incluindo ação antienvelhecimento, equilíbrio do microbioma e aumento da radiância da pele.

Hero ingredient

Com tantos atributos, a aveia vem assumindo status de hero ingredient. Sua presença tem se tornado cada vez mais comum no universo da beleza como fonte de ativos multifuncionais, extraídos por processos tecnológicos e sustentáveis para formulações de higiene pessoal, cosméticos e dermocosméticos, com aplicações em produtos de cuidados com a pele, com os cabelos, produtos para bebês e até itens de maquiagem.

Para ilustrar a constatação, somente em 2020, ingredientes derivados da aveia figuraram em mais de 20% dos lançamentos globais de beleza e cuidados pessoais, de acordo com a Mintel (Mintel GNPD, 2021). Além de alta eficácia e excelente relação custo-benefício, ingredientes derivados da aveia estão ganhando prestígio também por conta de seu alinhamento com as principais tendências de beleza, como cosméticos veganos, minimalismo e sking fasting, que pregam a redução da quantidade de produtos e passos para tornar a rotina de skincare mais rápida, eficaz e simples, além da blue beauty, que defende a utilização de produtos que preservam águas dos rios e oceanos.

Pioneirismo na indústria

Pioneira em explorar todo potencial da aveia para uso cosmético, a empresa britânica Oat Cosmetics, com sede no Reino Unido, conhecendo profundamente o cereal, tornou possível estabelecer processos para extrair fitoativos em altas concentrações, preservando suas características naturais. “Ter a expertise da Oat Cosmetics é essencial quando pensamos em utilizar essa planta para a obtenção de ingredientes multifuncionais naturais, que podem ser empregados em formulações com apelo vegano e minimalista”, afirma Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena – distribuidora exclusiva da Oat Cosmetics no Brasil,  ressaltando que múltiplos benefícios podem ser obtidos com a utilização desse ingrediente, o que permite a aplicação de poucos ou apenas um único ativo dentro da formulação.

Gabriel Diogo, farmacêutico do Departamento Técnico da Galena

Apesar de a aveia ter características bem semelhantes aos demais cereais, segundo Diogo, ela apresenta diferenças extremamente significativas.  Em sua composição, existem moléculas não encontradas em nenhum outro cereal, como a avenantramida, um polifenol com ação antioxidante superior aos ácidos cafeicos e ferúlico. “A avenantramida apresenta excelentes benefícios na modulação de processos inflamatórios, muito indicada para o cuidado de peles sensíveis com dermatite atópica e psoríase”.

A aveia também possui alto teor de betaglucanas, que são polissacarídeos com excelente potencial hidratante por conta de sua ação de formação de filme, além de propriedades reparativas e rejuvenescedoras. Já as avenacinas, saponinas exclusivas da aveia, apresentam ação antimicrobiana e anti-inflamatória. “Também encontramos alto teor de ácidos graxos essenciais e fitoceramidas em sua composição. Até mesmo o amido da aveia é diferenciado, por possuir maior capacidade de absorção de compostos oleosos do que amidos de outros cereais”, garante o farmacêutico.

Aveia coloidal

O primeiro ingrediente desenvolvido pela Oat Cosmetics foi a aveia coloidal, que se destaca por ser um ativo natural obtido por um processo patenteado e por possuir alta concentração de betaglucanas e outros fitoativos que não são encontrados em extratos comuns. Para sua obtenção, não é utilizado nenhum solvente. O processo de extração consiste na moagem extrafina do grão da aveia, garantindo que seus fitocompostos sejam preservados. Diogo explica que o uso desse processo permite não apenas padronizar as concentrações de betaglucana, como também otimizar sua ação, já que a estrutura natural das moléculas é preservada e a biodisponibilidade na pele é potencializada.

A funcionalidade da aveia coloidal já foi demonstrada em muitos estudos. O farmacêutico cita um artigo a respeito, publicado em 2005, na International Federation of Societies of Cosmetic Chemists (IFSCC), federação mundial dedicada à cooperação internacional em ciência e tecnologia cosmética. “O estudo mostrou como as betaglucanas da aveia possuem capacidade de permear a pele e auxiliar no aumento da síntese de colágeno através do estímulo de fibroblastos”, afirma Diogo.

Em 2014, outro estudo utilizou a aveia coloidal em um painel de voluntários com ampla faixa de idade (8 meses a 53 anos), para avaliar seu efeito na melhora da dermatite atópica. “Os resultados foram excelentes quanto ao seu potencial no auxilio da redução do prurido, ardência, descamação e ressecamento, podendo ser utilizado até mesmo por bebês”, ressalta.

Resultados do uso da aveia coloidal na melhora de peles sensíveis

Uso da aveia coloidal também é efetivo em crianças de 5 a 16 anos

Arrancada para inovação

A expertise da Oat Cosmetics garantiu não somente a excelência em aveia coloidal, mas despertou a ambição de explorar todo seu potencial para o desenvolvimento de novos ativos altamente tecnológicos, como é o caso do Aurafirm, criado para agir em três frentes para o equilíbrio do microbioma da pele: contém material prebiótico proveniente dos processos de fermentação, atua como um probiótico-like por conta da presença do material intacto da membrana celular de lactobacilos inviáveis e posbiótica pela presença de ácidos orgânicos, como o ácido láctico.

Segundo Diogo, por meio de um processo de fermentação da aveia coloidal por uma cepa exclusiva de Lactobacillus sp., é possível aumentar a concentração de betaglucanas e outros compostos, além de se obter novas moléculas, como fitopeptídeos, com ação rejuvenescedora, e ácido lático, que potencializam os benefícios para a pele, incluindo rápida recuperação do microbioma e da barreira protetora, equilíbrio na produção de sebo, preenchimento e aumento da firmeza, renovação, suavização, hidratação, melhora na aparência e na radiância. Pode ser aplicado até mesmo para cuidados capilares, condicionando e reparando a fibra capilar além de manter equilibrado o microbioma do couro cabeludo.

Estudos in vivo e ex vivo demonstram que o Aurafirm contribui para o aumento da diversidade e melhora da integridade da microbiota. “Com esse modo de ação, pode-se observar a melhora da hidratação e da função de barreira, comprovados em testes de comparação com formulações contendo retinóides”. As aplicações Aurafirm são inúmeras, entre elas máscaras faciais e corporais, sabonetes, cremes diversos, produtos de limpeza para a pele, de tratamento de unhas e cutículas, xampus e outros itens de cuidados com os cabelos.

Melhora estrutural da pele através do equilíbrio da microbiota com Aurafirm

Complexo lipídico

Utilizando solventes orgânicos, como etanol de eucalipto, a Oat Cosmetics também consegue obter frações lipídicas da aveia, que são biomiméticas às presentes na pele. “O Oat Lipid-e é um excelente exemplo dessa tecnologia, sendo um complexo lipídico refinado da aveia, rico em todos os ácidos graxos essenciais e ceramidas, além de alta concentração de Vitamina E, o que o torna ainda um óleo autopreservante”, exemplifica Diogo, que acrescenta que ele pode ser utilizado com um emoliente funcional em formulações para skin care e hair care, sendo uma boa alternativa aos silicones, por possuir toque seco sem residual oleoso. Suas características únicas levaram o Oat Lipid-e a conquistar prêmio de “Melhor Ingrediente funcional” na In Cosmetics de Barcelona, em 2015, ano de seu lançamento.

Outro exemplo de inovação no uso da aveia foi o desenvolvimento do ativo Avenaplex. Diogo explica que, após a extração e refino dos componentes lipídicos da aveia, obtinha-se um residual oleoso bruto com alta viscosidade e cor escura, que era descartado. Estudando o perfil lipídico desse material, a Oat Cosmetics identificou alta concentração de fitoceramidas e fosfolipídios. “Dessa forma, um resíduo que seria descartado, pôde ser utilizado para a fabricação de um ingrediente inovador e eficaz, através de um processo exclusivo de extração, com excelentes propriedades antienvelhecimento e indicado para o cuidado de peles maduras”.

Óleo bruto da aveia (à esquerda) e o Avenaplex, que contém fitoceramidas e fosfolipídios

Outro aspecto relevante apontado por Diogo é a sustentabilidade da produção. “Além de seus processos respeitarem o meio ambiente, eles também utilizam partes da aveia ou resíduos de processos que normalmente são descartados, como óleo bruto residual, a casca, entre outros”. Todos os produtos possuem certificação Ecocert/Cosmos, não são testados em animais, além de serem submetidos a testes de eficácia clínica, que comprovam seus benefícios.

A Galena, que distribui com exclusividade os produtos da Oat Cosmetics no Brasil, atua há 34 anos como fornecedora de ingredientes para os mercados farmacêutico, cosmético e alimentício, tendo como principal foco a busca por inovações com alto potencial para inserção no mercado brasileiro.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Icons Powered by Acurax Web Development Company