AlphaWhiteness: Ativo Clareador 100% Natural, uma alternativa eficaz aos sintéticos
Citróleo desenvolve ativo 100% Natural para o clareamento da pele, com eficácia superior aos sintéticos.
Por Rafaella Tomazini Candido
As perspectivas indicam que em 2021, a essência das inovações em produtos de beleza será principalmente o bem-estar físico e mental de quem consome, afinal, a pesquisa aponta que sentir-se bem será equivalente a parecer-se mais bonito. Essa aparência saudável está se tornando o fator de consumo desejado, de modo que associado a estilo de vida mais saudável, estará o consumo de produtos mais alinhados à conservação de recursos naturais, fontes sustentáveis e posicionamento ético.
Assim, a percepção de beleza tende a ser subjetiva. Com respeito a envelhecimento da pele, um tema bastante estudado e sempre em vigor, quando o assunto é cuidado com a beleza, alguns quesitos podem ser levantados para assegurar a aparência menos envelhecida da pele, por exemplo. Além de linhas e marcas de expressão, como rugas e textura áspera, hidratação, firmeza, elasticidade, luminosidade, textura e uniformidade da cor, também merecem destaque.
Com relação a este último parâmetro, existem no mercado atual diversos ativos com potencial de clareamento da pele, para efeito mais uniforme e tratamento de manchas. As mulheres chinesas por exemplo, relatam que a pele com maior presença de manchas, aumenta a percepção do envelhecimento. Alguns deles, embora amplamente prescritos e facilmente encontrados, são altamente prejudiciais à saúde de quem faz uso a longo prazo. Além disso, mais do que benefícios, os consumidores procuram satisfação em toda a experiência proporcionada na compra de um produto de beleza. Neste sentido, alguns destes clareadores seguem na contramão destas expectativas de inovação e posicionamento da nova geração de compradores de cosméticos.
A hiperpigmentação da pele pode estar associada a diversos fatores, como genética, uso de remédios hormonais, exposição ao sol, gravidez, além de outros. Estes estímulos causam uma desordem nos hormônios MSH (hormônio estimulante de melanócitos) e/ou ACTH (hormônio adrenocorticotrófico), que aumenta a produção de melanina e dos melanócitos, responsáveis pela coloração escura da pele. Além disso, há um aumento na atividade de uma enzima relacionada a esses processos oxidativos, a tirosinase.
Os mecanismos de ação possíveis para a despigmentação da pele envolvem a ação dos ativos em processos inflamatórios, como por exemplo a hiperpgmentação pós-inflamatória, na inibição da enzima tirosinase, e por consequência, a diminuição da deposição de melanina nos queratinócitos. Além disso, ação de antioxidantes podem ser capazes de inibir as etapas de oxidação necessárias para a formação da melanina, causando uma diminuição na coloração localizada da pele. Outros processos envolvem a inibição da transferência da melanina dos melanossomas para as camadas mais externas da pele e a renovação celular, mais comumente envolvida com a remoção das células com excesso de melanina.
Dos produtos mais utilizados para este tipo de tratamento, destacam-se a hidroquinona, o alfa-arbutin (um alfa glicosídeo da hidroquinona) e ácidos como o ácido kójico e os alfa-hidroxiácidos (AHA). A hidroquinona é um ativo já consagrado no meio dermatológico; contudo, alguns países na Europa e Ásia já baniram o seu uso devido aos efeitos deletérios do seu uso à longo prazo (reações cutâneas como por exemplo, dermatite de contato irritativa, e também toxicidade sistêmica). Os outros produtos, como ácidos, além da contraindicação para peles sensíveis, seu uso deve ser feito majoritariamente durante a noite, para evitar completamente a exposição ao Sol, evidenciando efeitos laterais adversos, limitando ainda mais seu espectro de consumidores.
Na vanguarda destes estudos, e alinhada às principais tendências de consumo e comportamento, o Grupo Citróleo apresenta seu ativo clareador, 100% natural e de origem vegetal, o AlphaWhiteness. O produto é composto pelo óleo de açaí bruto, uma das maiores riquezas da cosmética amazônica, e o exclusivo Citrue Bisabolol, o único e verdadeiro alpha-bisabolol 100% ativo e natural do óleo de Candeia. O AlphaWhiteness atua no clareamento e uniformidade do tom natural da pele, além de promover hidratação profunda e sensorial agradável, com toque seco.
O óleo bruto de açaí possui o mesmo mecanismo de ação que a hidroquinona. Este óleo, dentre outros óleos vegetais amazônicos, é o que exibe maior potencial para o tratamento da hiperpigmentação cutânea e doenças correlatas, devido à sua considerável atividade de inibição da tirosinase. Óleos brutos vegetais, como no AlphaWhitenes, têm grande poder redutor, sendo este o princípio para explorar o potencial inibitório da tirosinase de plantas, que também podem ter fitoconstituintes que quelam os íons de cobre presentes no sítio ativo da enzima tirosinase, diminuindo sua ação na rota de síntese da melanina.
Além do tratamento promovido pelo óleo bruto de açaí, o alpha bisabolol natural presente no AlphaWhiteness atua neste cenário. Inclusive, pesquisas comprovam os efeitos do alpha bisabolol na inibição da melanina, atuando na despigmentação da pele independente da concentração aplicada. E esse resultado está relacionado com vários fatores: relacionadas com a inibição do processo de pigmentação pela interferência na produção de melanina, na atividade da tirosinase, na expressão da proteína compreendida na melanogênese e na sua ação anti-inflamatória. Veja Abaixo:
Testes clínicos de eficácia do AlphaWhiteness mostraram que o produto foi bem-sucedido no clareamento e uniformidade do tom natural da pele do rosto, além de ação nas axilas e virilhas, regiões com alto índice de manchas escuras. Esses resultados foram obtidos através de 4 semanas do uso do produto, através de análises de imagem de técnicas colorimétricas instrumentais. Além disso, foram aplicados testes da aceitabilidade dermatológica e de apreciabilidade cosmética.
No primeiro teste colorimétrico, o AlphaWhiteness promoveu clareamento estatisticamente significativo nas axilas e na virilha das participantes após 30 dias de uso. O produto promoveu clareamento de 3% nas axilas e de 6% na virilha. Foram no total 31 participantes incluídas no estudo, com idades entre 18 a 65 anos e fototipos de pele de II a IV.
- APROVADO PELO CONSUMIDOR FINAL NO TESTE DE APRECIABILIDADE COSMÉTICA
Na avaliação da apreciabilidade cosmética, os resultados falam por si só: 97% dos participantes gostaram e comprariam o produto, 77% gostaram da textura do produto e 90% acharam que o produto clareou as axilas. Este resultado anda de encontro às novas percepções de beleza: embora clareadores não-naturais exibam resultados aparentemente mais rápidos, não oferecem o benefício da experiência e do engajamento que são proporcionados pelo uso do AlphaWhiteness. E isso fica claro nos resultados desta pesquisa de satisfação.
Além disso, 80% das participantes consideraram que o produto clareou a virilha, 93% consideraram que a pele ficou mais uniforme. Com relação à ação adicional do AlphaWhiteness, 83% delas consideraram que a pele ficou mais macia, 90% sentiram a pele mais renovada e 93% sentiram a pele mais hidratada após 30 dias de uso.
Nos testes realizados no rosto, observou-se 2% de clareamento após 30 dias de uso. Contudo, os participantes (33 homens e mulheres, entre 30 e 60 anos e fototipo II a IV), relataram que gostaram do produto (88%), 64% acharam que o produto melhorou/clareou as manchas da pele e 73% acharam que o produto deixou a pele mais uniforme. Estes índices reforçam a tendência que atualmente, para se conquistar clientes, as empresas precisam mais do que ter um ótimo produto: elas precisam representar aquele “algo a mais” e refletir uma mensagem consciente.
- ELEVADO POTENCIAL DE AÇÃO COM O ATIVO 100% NATURAL
Ainda, valendo-se da eficácia do AlphaWhiteness frente a outros produtos no mercado, um estudo de 2012 mostrou que o óleo de açai, com resultados eficazes na inibição da enzima tirosinase (IA50 – µg mL-1 – atividade inibitória à 50%), teve maior duração de ação, em comparação com o ácido kójico – padrão para esta atividade, o que o torna um produto promissor para clareamento da pele, uma vez que diminui a necessidade de constante reaplicação do produto na pele. Veja gráfico abaixo, retirado do estudo:
Enquanto isso, na mesma pesquisa citada acima observa-se que embora a concentração do alpha bisabolol fosse mesmo menor à concentração do arbutin, foi suficiente para apresentar uma taxa inibitória mais elevada de produção de melanina. Também foi observado que quanto maior a concentração do alpha bisabolol maior a proporção da taxa inibitória de produção de melanina.
- USO SEGURO E SEM RESTRIÇÕES E EFEITOS COLATERAIS
O ativo AlphaWhiteness inova pois pode ser aplicado em qualquer tipo de pele, já que os resultados da avaliação dermatológica da irritabilidade dermática primária e acumulada e da sensibilização mostraram que o produto AlphaWhiteness não induziu irritação cutânea e sensibilização durante o estudo. Por isso, o ativo suporta o apelo testado dermatologicamente. As aplicações podem ser feitas sem restrição (noite ou dia), diferente de qualquer outro produto nessa linha e isso inclui também peles sensíveis. Assim, ele se apresenta como suave, hidroquinona-free (tendências nesse mercado), com o melhor perfil de segurança com uso prolongado.
A seguir, seguem algumas imagens do efeito de clareamento em manchas, após 30 dias de uso diário de um produto-base com o ativo AlphaWhiteness:
Melhora visual na uniformidade, textura e feridas da pele
Figura 3. Fotos no início dos testes.
Figura 4. Fotos após 30 dias de uso do AlphaWhiteness.
- RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (ECOFRIENDLY)
Ademais, para complementar o uso seguro e responsável do AlphaWhiteness, o Grupo Citróleo imprime sua personalidade e seus propósitos no produto, de maneira a se alinhar às novas expectativas dos consumidores de cosméticos. O AlphaWhiteness possui completa rastreabilidade, com cadeia de produção completamente transparente e sustentável. Todos os testes de eficácia realizados foram in-vivo, em voluntários, de modo que nenhum teste em animais foi conduzido. Assim o ativo traz num só produto uma gama de benefícios proporcionada pela sinergia entre dois compostos naturais, de fontes 100% brasileira e obtidos de forma sustentável e ética.
- ALINHADO ÀS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS ATUAIS
Todo esse valor pode ser agregado no produto final; em maio deste ano, foi divulgada pela empresa global de pesquisa estratégica de mercado, a Euromonitor International, um detalhamento sobre tendências dos consumidores: a busca por rótulos mais naturais, sustentáveis e éticos. Neste briefing, foi observado que entre os considerados consumidores-verdes, 6 entre 10 deles preferem ingredientes naturais ou botânicos, mesmo que isso implique em um investimento maior no produto. Destes 10, somente um comprador analisa o aspecto financeiro em primeiro lugar.
A Citróleo preocupa-se com o futuro e bem-estar dos seus parceiros e colaboradores. Por isso, utiliza-se de conhecimento e cultura locais aliada com técnicas modernas e de alto padrão de qualidade para obtenção de seus insumos e distribuição para todas as regiões do mundo. A empresa tem o compromisso de apoiar projetos e iniciativas sociais nas comunidades próximas à produção dos seus insumos vegetais, dando suporte a diversas atividades relacionadas às áreas de Saúde, Educação, Esporte e Meio Ambiente.
Assim, a empresa oferece ao mercado uma alternativa eficaz, 100% natural e sustentável para clareamento da pele. Mais do que isso, devido ao potencial de ação do alpha bisabolol na inibição da produção de melanina, o AlphaWhiteness ofecere a prevenção de aparecimento de manchas escuras na pele. Associada à ação do óleo bruto de açai, o ativo garante um efeito mais duradouro que os não-naturais, além de ser seguro, sem restrições de uso e sem efeitos adversos relatados.
Referências consultadas para este estudo
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