Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosAntal György Almásy: Protagonista do Aerossol no Brasil

Antal György Almásy: Protagonista do Aerossol no Brasil

  • Written by:

64 MIL HORAS DEDICADAS AO AEROSSOL

“Fazemos a vida mais saudável com os aerossóis”. Esta frase é de Antal György Almásy, engenheiro químico brasileiro, com MBA em Cosmetologia e renomado professor universitário. Ela foi dita em 2017 na capital da França, quando Antal foi laureado com o Prêmio ADP (Aerosol & Dispensing Forum) por ter desenvolvido o nanosalen aerossol, uma de suas 630 fórmulas que despertaram os olhos do setor para o Brasil. “Uma vez em produção, com o nanosalen podemos salvar a vida de 32 mil pessoas que morrem no Brasil por doenças relacionadas à hipertensão”, acrescentou o engenheiro químico.

Incansável à frente da ABAS (Associação Brasileira de Aerossol), Antal foi agraciado com o FEA Global Aerosol Awards 2020, por promover a “Campanha de Álcool 70° em Aerossol para combater a Covid-19”, na qual conseguiu engajar solidariamente dezenas de fabricantes brasileiros, que juntos doaram 300 mil unidades para os profissionais que atuam na linha de frente ao combate à pandemia. Campanha essa que serviu de exemplo para Argentina e México e que reforça a importância da prevenção contra essa doença mortal, que deixou o mundo de joelhos.

No entanto, em 13 de dezembro de 2020, aos 56 anos de idade, Antal foi uma das vidas ceifadas precocemente pela pandemia do novo coronavírus. Dias antes, havia escrito aos colegas “aerossauros”, a geração dos pioneiros do aerossol, que por ser do grupo de risco tinha que se resguardar. Mas aproveitaria para centrar esforços na transmissão de conhecimento à nova geração de técnicos de aerossol, e que para isso era prioritário que as recomendações técnicas do Comitê Técnico da Federação Latino-Americana do Aerossol fossem adotadas pela ABN, e que iria trabalhar arduamente para isso acontecer.

Antal György Almásy deixa um legado inestimável a essa nova geração de técnicos e estudantes. Inclusive a seus filhos Marianna e Tony, que estão seguindo seus passos e do avô Antal Almásy, já trabalhando na Aercamp, uma das mais antigas fábricas de aerossóis no Brasil e que pertence aos Almásy. Como qualquer outra família, já existiram diferenças e conflitos internos, porém prevaleceu a união familiar em prol do desenvolvimento do setor do aerossol no Brasil, sempre trabalhando com amor, ética e dedicação.

Na ABAS, Antal estava liderando uma transformação – um programa de logística reversa, que está sendo testado em São Paulo, estado que representa 29,5% do consumo nacional. “Se funcionar, será expandido para todo o país, e em poucos anos vai nos colocar na vanguarda da América-Latina. O loop de materiais reutilizados vai voltar para as fundições e, em seguida, para fabricação como novos pacotes de aerossol”, explicou Antal, em entrevista para “Aerosol Europa”, no final de 2020.

Durante 14 anos, Antal foi docente da graduação da FATEC- Diadema, em Tecnologia de Aerossóis; e por 13 anos mestre da pós-graduação da mesma cadeira no Instituto Racine de São Paulo. E estava concluindo dois livros paradidáticos. Para o futuro, ele imaginava duas opções para a tese de doutorado e pós-doutorado: métodos não invasivos de vacinas em aerossol, ou, na área da ciência-ficção, sistemas nano estruturados para medidas contra o bioterrorismo, em aerossol.

“COMECEI MINHA CARREIRA COMO LAVADOR DE BURETA DE GÁS”


Antal foi um exímio alpinista, fez solo o cume do Cerro Aconcágua (AR), mergulhador, pianista, também tocava cravo, professor e empresário. Aos 4 anos, já “trabalhava” na Aercamp, sob supervisão da mãe Ida Almásy.

Na infância, Antal e seus irmãos Attila e Csilla brincaram na Aercamp, uma das mais importantes terceiristas do setor de aerossol do Brasil, erguida por seus pais Antal e Ida, imigrantes húngaros, hoje conselheiros da empresa. Aos 90 anos, Antal continua muito ativo e fez questão de passar todo seu conhecimento sobre o mundo do aerossol para os três filhos, e agora para os netos.

“Quando criança, lembro do cheiro do bom gás e preenchimento de aerossol em 1968”, costumava dizer Antal, que nasceu em 1964, um ano depois da fundação da ABAS, cujo um dos fundadores foi exatamente seu pai. Antal nasceu na capital paulista, mas passou a infância em Jundiaí. Colecionava selos, aeromodelos e moedas, considerava-se um nerd, como Bill Gates. Aos 15 anos já era poliglota, falava húngaro, alemão, espanhol, inglês e português. Amante da música clássica, tocava ao piano peças inteiras de Bach, Mozart e Beethoven por horas seguidas.

“Na minha vida profissional, com mais de 64 mil horas dedicadas ao aerossol, comecei minha carreira como lavador de bureta de gás em um pequeno laboratório. Sou muito grato à família Mäder por me dar a oportunidade de estágio de engenharia na Pamasol, no final da década de 1980, na Suíça”, costumava agradecer Antal.

Na juventude, ele aproveitou cada segundo, gostava de mergulhar, tocar piano e praticar escalada, subiu sozinho o cume do Aconcágua, o topo mais alto das Américas e de todo Hemisfério Sul. Conheceu Rosângela aos 18 anos, se casaram dez anos depois e tiveram dois filhos. Juntos abriram a AeroService Tecnologia e Treinamento, em 2015. Trata-se de um laboratório independente, voltado ao ensino e a difusão das vantagens do aerossol, mas conhecido por Escola do Aerossol. Na mesma época, Antal iniciou mais uma atividade, o Blog Dr. Aerossol.

Foi-se o homem, mas permanece seu legado. Antal György Almásy será imortalizado por sua trajetória extremamente relevante tanto para a indústria do aerossol, como para a educação e para a ciência. Como ele costumava dizer: “the show must go on”.

Fonte:
Texto jornalístico e imagens cedidas pela publicação MONUMENTAL COSMÉTICA 2021, páginas 74 a 78.

Nosso agradecimento especial a Sandra Pão, diretora executiva, por disponibilizar essa homenagem póstuma ao grande amigo Antal Almásy.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes
fsmip_meta_s_title:
Antal György Almásy: Protagonista do Aerossol no Brasil

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers