As principais tendências de beleza de 2024
De ‘Hangover Beauty’ a ‘Plant Milking’, a WGSN fornece uma prévia das tendências que impactarão mercados, marcas e consumidores no próximo ano.
A WGSN, empresa global de previsão de tendências, revelou as principais tendências de beleza para 2024 e além – desde as simples, mas inesperadas, até as tendências emergentes que provavelmente surgirão nos próximos anos.
1. Beleza da ressaca
Na verdade, não sendo uma tendência sobre o consumo de álcool, a “beleza da ressaca” faz referência a uma abordagem mais indulgente e honesta ao autocuidado.
Consumidores de produtos de beleza estressados estão priorizando a alegria e o prazer em suas rotinas de bem-estar e resistindo a regimes rígidos que não levam em consideração a diversão ou levam em conta que a vida real às vezes fica complicada.
Alimentada pela crescente atitude anti-bem-estar da Geração Z, está a surgir uma nova onda de marcas que promovem a indulgência e rejeitam a noção de sacrifício.
Os produtos de beleza para “ressaca” de baixa manutenção são projetados para lidar com os efeitos das madrugadas e festas sem julgamento ou aborrecimento, e até incluem cosméticos formulados de uma forma que significa que você pode adormecer maquiado sem se sentir culpado.
2. Aromatizando a Identidade
A fragrância será cada vez mais centrada na identidade, tornando-se uma ferramenta olfativa para contar histórias para expressar emoções, estilo, valores e cultura individuais.
Durante a fase de bloqueio da pandemia, “perfumar-se” fez com que as pessoas começassem a usar perfume para seu próprio prazer e não para o prazer dos outros. Esta abordagem continuou a evoluir, com a Geração Z em particular a experimentar camadas de aromas e notas contemporâneas para expressar quem são, como se sentem e de onde vêm.
Com mais de 11 bilhões de visualizações, #PerfumeTok se tornou um lugar de descoberta de aromas, apresentando marcas de fragrâncias contemporâneas , ingredientes liderados pela cultura e tendências como ‘scent hacking’ para melhorar o humor.
O conceito do perfume exclusivo assumirá um novo significado à medida que as escolhas de fragrâncias se tornarem mais personalizadas, usando a neurociência para orientar as escolhas com base no humor individual e nas respostas emocionais.
3. Beleza independente de idade
A beleza independente da idade verá mais pessoas se recusando a se conformar às expectativas demográficas e abraçando o envelhecimento bem acima da reversão da idade.
Liderada pelos Boomers e pela Geração X, esta é uma rejeição de narrativas anti-envelhecimento ultrapassadas e da obsessão tóxica pela juventude. Uma pesquisa da WGSN descobriu que 74% das mulheres da Geração X se preocupam com o envelhecimento e, em média, as mulheres começam a sentir ansiedade relacionada à idade já aos 29 anos. A
beleza independente da idade verá as marcas mudarem para atender os consumidores onde eles estão, com produtos de beleza e uma linguagem que atende à necessidade, não ao número. Dos cuidados com a pele e os cabelos aos cosméticos, a beleza independente da idade permitirá que todos envelheçam da maneira mais adequada ou inadequada que desejarem.
Por exemplo, no início deste ano, o Método A mudou o seu “ethos” para uma mensagem mais “pró-idade”, que incentiva as mulheres a abraçar a beleza em qualquer idade.
4. Beleza de quintal
À medida que a sustentabilidade muda o foco para a preservação, o solo será reconhecido como um recurso vital a ser protegido e reabastecido.
As marcas de beleza sustentáveis incentivarão a cuidar do solo como cuidaríamos da nossa pele, implementando sistemas circulares e agricultura regenerativa e fazendo uso de “salvadores do solo”, como micróbios e vermes. O solo e os insetos serão adotados como fontes alternativas e abundantes de ingredientes de beleza, ricos em ativos benéficos para a pele.
Nas embalagens , os materiais compostáveis ativos que liberam elementos benéficos ao solo, como nitrogênio e potássio, quando compostados, ganharão força.
5. Ordenha de plantas
O fim da abundância e a necessidade de fontes alternativas de ingredientes impulsionarão uma revolução na beleza sustentável. A ordenha de plantas surgirá como uma solução.
Este método de cultivo alternativo utiliza o cultivo aeropônico e a extração de princípios ativos das raízes da planta.
Apelando à nossa consumidora de beleza “Protópica”, este método sustentável faz mais com menos, maximizando os rendimentos e minimizando o uso de terra e água.
A ordenha de plantas é ecologicamente correta e não destrutiva, sendo as mesmas plantas “ordenhadas” várias vezes por ano. Também é 100% rastreável, permitindo que os consumidores de beleza acompanhem as origens de seus produtos, da raiz à rotina.
Fonte: Happi 29.11.2023