Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Ciência e Tecnologia Destaque Empresas & NegóciosAtivo exclusivo com cisteína funcional e polipeptídeos é efetivo na reparação da fibra capilar

Ativo exclusivo com cisteína funcional e polipeptídeos é efetivo na reparação da fibra capilar

  • Written by:

Bio.Restore®, desenvolvido pela AQIA Química Inovativa, tem alta bioafinidade com a estrutura interna dos fios

Por Estela Mendonça

Um dos grandes desafios no desenvolvimento de ativos para produtos de Hair Care é promover efetivamente a reparação da fibra capilar. A AQIA Química Inovativa aprofundou suas pesquisas sobre a cisteína funcional.

Com base em suas pesquisas, a empresa desenvolveu o Bio.Restore®, um complexo exclusivo que associa a carbocisteína, que é a forma biofuncionalizada do aminoácido cisteína, com um concentrado de monômeros funcionalizados de organossilício estabilizados com polipeptídeos de proteínas de trigo. “Essa combinação possui alta afi­nidade com a fibra capilar por suas funções queratínicas e grande capacidade de proteger e reparar a ­fibra capilar dani­ficada e recuperar o aspecto brilhante, macio e saudável dos cabelos”, destaca Eduardo Borba, diretor de marketing da AQIA Química inovativa.

Eduardo Borba, diretor de marketing da AQIA Química inovativa

Borba explica que a elevada presença de cisteína no fio de cabelo permite a formação de uma complexa rede tridimensional estrutural de fibras que, ao aderirem umas às outras, conferem uma elevada textura, flexibilidade e resistência ao cabelo contra ataques químicos. Por apresentar uma estrutura molecular menor, a cisteína funcional penetra mais facilmente no córtex e possui alta bioafi­nidade com fi­bra capilar, além de fornecer enxofre orgânico, elemento essencial na estrutura da queratina, reforçando a estrutura interna e aumentando a resistência e a flexibilidade dos fios.

Já os polipeptídeos vegetais, obtidos do grão de trigo, são reagidos com meticone, formando monômeros que garantem maior substantividade e melhor adesão sobre os ­fios de cabelo, além de conferirem sensorial agradável aos cabelos ásperos e ressecados. Em contato com a ­fibra capilar, estes monômeros se polimerizam, formando um revestimento de polisiloxanos fortemente ligado às queratinas. “Esta ligação entre os fi­os de cabelo e os polímeros se deve a uma afi­nidade constitutiva e não a um revestimento amorfo”, garante.

Multibenefícios

O Bio.Restore® é indicado para proteger e restaurar os cabelos extremamente danificados por radiação solar, poluição, ato de pentear, uso excessivo do secador, higienização e fatores endógenos, entre outros, mas também aos tratamentos químicos, que são responsáveis por significativas alterações da estrutura capilar. Além da bioafinidade com os fios e a excelente substantividade, Bio.Restore® fornece precursores biológicos para reparação da cutícula dani­cada, reveste os fi­os, confere força e resistência aos ­fragilizados, resgata a flexibilidade natural dos fios, confere brilho e mantém a intensidade da cor dos cabelos tingidos.

Bio.Restore® promove multibenefícios aos cabelos

Borba cita como exemplo dos processos químicos a que os cabel­os são submetidos e que podem causar vários danos, os agentes de descoloração e coloração, que levam à redução da resistência mecânica e térmica da fibra, bem como de seu conteúdo proteico, enfraquecimento, perda de características estéticas, como brilho, e até mesmo à queda capilar devido à quebra.

O executivo explica que o processo de descoloração é dividido em duas etapas: a primeira é quando onde ocorre a dissolução dos grânulos de melanina sob a ação de oxidante e a segunda etapa consiste na descoloração dos fios. “Essa reação de oxidação não só altera a melanina, como também destrói as ligações de dissulfeto no interior da queratina, o que vai enfraquecendo a ­fibra capilar. Além disso, a descoloração provoca um aumento na quantidade de ácido cisteico, causando danos também nas cutículas e tornando os ­cabelos mais porosos”.

Segundo Borba, após a descoloração, os cabelos exibem uma textura diferenciada, tornando-se mais secos, com as fibras inchadas e mais suscetíveis à quebra e à umidade. Embora os danos nos cabelos coloridos sejam menos acentuados do que na descoloração, com os frequentes processos, eles vão perdendo suas características físico-químicas e se tornam mais dani­ficados, adquirindo fi­os mais embaraçados, ásperos e com maior porosidade.

Ações comprovadas

Vários testes comprovaram os benefícios de Bio.Restore®.  Na avaliação de atributos sensoriais e visuais, foram comparadas mechas de cabelos tingidos com coloração semipermanente contendo 0,3% de Bio.Restore® com as tingidas com coloração sem o ativo.  Posteriormente, elas foram submetidas a processos sucessivos de lavagem e secagem dos ­fios. “Os fios tratados com Bio.Restore® apresentaram melhora na aparência, com aumento do brilho e redução de volume e frizz, tornando-se mais alinhados e luminosos. Houve também melhora na maciez e na performance de condicionamento e desembaraço, com excelente penteabilidade a seco e a úmido facilitada”, comemora Borba.

Resultados com coloração capilar de mercado semipermanente sem e com Bio.Restore®

Já na avaliação do efeito ‘antiemborrachamento’ em cabelos descoloridos, as mechas foram submetidas a quatro processos sucessivos de descoloração. A cada processo, uma mecha foi retirada para comparação. Entre as descolorações foi aplicado condicionador sem e com Bio.Restore® a 2%. Os resultados demonstraram que a formulação aditivada com Bio.Restore® reduziu o efeito de ‘emborrachamento’  causado pelos sucessivos processos de descoloração, levando à reestruturação da ­fibra capilar, percebida tanto no aspecto dos fios, que se tornaram mais saudáveis e luminosos, quanto no sensorial, com mechas mais macias e sedosas.

Bio.Restore® mantém a integridade do fio e reduz o efeito de “emborrachamento” causado pelo processo de descoloração

Outro teste também avaliou a resistência mecânica e a  ação antiquebra em mechas submetidas a três processos de descoloração, com a aplicação de um condicionador sem e com Bio.Restore® a 2%. A análise da força de ruptura demonstrou que o ativo aumentou a resistência dos fios em 21%.

Bio.Restore® aumenta a resistência dos fios à quebra

O executivo destaca que o Bio.Restore® pode ser aplicado para enriquecer as formulações de uma ampla gama de produtos, como xampus, condicionadores, máscaras, séruns leave-in, finalizadores, modeladores de linhas de tratamento domiciliar e de produtos pré e pós processos químicos. Ele também é indicado para compor formulações de colorações e descolorações.

Investimento em pesquisa

Fundada em 1984, a AQIA Química Inovativa é uma indústria química 100% nacional que cria, desenvolve e fabrica ingredientes para o mercado de cosméticos e higiene pessoal que são comercializados em mais de 20 países. A empresa vem nos últimos anos realizando investimentos para aumentar a infraestrutura e a capacidade para liderar pesquisas independentes. Em maio deste ano, inaugurou seu novo Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT), com oito laboratórios, que ocupa uma área de 410 metros quadrados em seu parque industrial, localizado em Guarulhos (SP).

A AQIA Química Inovativa também adota o modelo inovação aberta no desenvolvimento de seus produtos, atuando de forma colaborativa com universidades e institutos especializados, além de joint-ventures. “Assim asseguramos um produto extremamente inovador, eficaz e tecnológico e mantemos a agilidade de nossas criações, que é uma das principais características da AQiA Química Inovativa”, finaliza Borba.

fsmip_meta_s_enable_floating:
yes
fsmip_meta_s_enable_post_icons:
yes

Comments are closed.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Social Media Integration Powered by Acurax Wordpress Theme Designers