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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Destaque Empresas & NegóciosAtivos naturais, inovação e reinvenção: Provital em uma nova fase

Ativos naturais, inovação e reinvenção: Provital em uma nova fase

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Combinar ciência, tecnologia, natureza e cuidado consolida a operação brasileira presente no país há mais de uma década

Por Estela Mendonça

Duas conquistas em 2021 reforçaram a projeção no cenário mundial e também no Brasil da empresa de origem espanhola Provital, fabricante de princípios ativos naturais para a indústria cosmética, que no ano passado renovou sua identidade visual, adotando uma nova comunicação que passou a estampar também a expressão “Do care”, para enfatizar seu propósito de cuidar.

Um dos reconhecimentos veio com o prestigiado BSB Innovation Awards 2021, premiação que visa promover a disseminação global de conhecimento e contribuições tecnológicas e sustentáveis no setor de cosméticos, destacando dois ativos da companhia: Wonderage™, que conquistou o primeiro lugar no ranking de inovações em matéria-prima, e Senseryn™, que ficou na segunda colocação na categoria de inovação em ativos naturais.

Dois ativos são premiados no BSB Innovation Awards 2021

O ativo Wonderage™ foi premiado por sua abordagem moderna, criativa e promissora para lidar com a crescente demanda por produtos que apoiam o envelhecimento saudável, por meio de mecanismos de bioestímulos para a produção de ácido hialurônico no organismo. Derivado do fruto do monge, também conhecido como fruto da longevidade, o ativo equilibra a epigenética da pele para realçar o brilho natural da mulher madura, impactando em seu bem-estar emocional, desempenho que foi medido com inteligência artificial.  O mote da campanha de lançamento do produto define bem sua abordagem holística: “A beleza não é a chave para a felicidade, a felicidade é a chave para a beleza”.

Já o Senseryn™ é um ativo que melhora a qualidade da pele sensível e reativa com uma abordagem científica inovadora, a sensocosmética, que estimula os próprios sentidos para cuidar do bem-estar da pele. Ele ativa os receptores sensoriais do sabor amargo que acalmam a pele e a tornam mais resistente à inflamação, além de equilibrar a microbiota e prevenir o ciclo vicioso de irritação, reduzindo visivelmente suas sequelas.

Propósito de cuidar

“Estamos muito felizes e realizados com o reconhecimento global que tivemos por nossos ativos. Isso nos incentiva ainda mais a manter o entusiasmo para contribuir e cocriar soluções para as marcas de cosméticos no Brasil, trazendo o que há de melhor da natureza aliada à ciência aos nossos parceiros. A conquista reforça o propósito da Provital, que nasceu há mais de 40 anos com o objetivo de cuidar da natureza e do bem-estar das pessoas”, comemora Roberto Jorge Monteiro, Sócio-Diretor da Provital Brasil.

Roberto Jorge Monteiro, Sócio-Diretor da Provital Brasil

O executivo e o time da operação brasileira também celebram outra importante conquista para a Provital, que por sua performance em 2020 recebeu a classificação de parceiro estratégico ouro pelo Programa de Avaliação e Desenvolvimento de Parceiros (PADP) do Grupo Boticário, que reconhece que a empresa segue constantes critérios que a diferenciam, como inovação, itens de conformidade dos produtos e logística, sustentabilidade, diversidade, qualidade e consistência de avaliação técnica. “Receber uma avaliação positiva de um parceiro tão importante nos orgulha muito, frente a tantos desafios impostos pela pandemia. É um reconhecimento de que nossos padrões são sólidos e nos mantém na direção certa em busca da inovação e da manutenção dos nossos valores”, afirma Monteiro.

Cadeia sustentável

Com mais de quatro décadas de história internacional, a Provital está presente em cerca 90 países com seis operações internacionais diretas, além de distribuidores espalhados pelo mundo. Tornou-se a primeira indústria de cosméticos a cumprir todos os requisitos do Protocolo de Nagoya. Desde 2013, tem trabalhado com comunidades no México para promover o cultivo sustentável de plantas com propriedades medicinais, apoiando a iniciativa “Mujeres y Ambiente”, em Querétaro, México, que no ano passado superou cerca de 600 propostas de mais de 120 países e foi escolhida como uma das 10 vencedoras do “Prêmio Equador 2020”, da Equator Initiative. O prêmio foi anunciado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) como exemplo de iniciativa de promoção de soluções sustentáveis baseadas na natureza e na proteção da biodiversidade.

Provital apoia a iniciativa “Mujeres y Ambiente”, em Querétaro, México

O trabalho com o projeto “Mujeres y Ambiente” resultou no lançamento, em maio deste ano, do Ethicskin, um ativo multifuncional desenvolvido a partir do extrato da flor Heterotheca inuloides, que regula efetivamente a expressão genética de vários mecanismos que induzem o autoaperfeiçoamento da pele. Testado em um painel misto e multiétnico, o Ethicskin demonstrou melhorar significativamente muitas características relacionadas à saúde da pele, gerando um caminho preventivo e inclusivo para o envelhecimento saudável. Com este ingrediente, a Provital também se tornou o primeiro fornecedor de cosméticos a obter um IRCC (Certificado de Conformidade Internacionalmente Reconhecido) sob o Protocolo de Nagoya, fornecendo uma garantia de sua abordagem justa para o abastecimento de ingredientes.

Portfólio científico

Monteiro conta que a Provital sempre foi muito conhecida pelos extratos, óleos, águas e leites vegetais, com um acervo de mais de 500 referências de plantas. Na última década, entretanto, investiu muito em ingredientes vegetais de performance tanto para Skin quanto para Hair Care. Entre os sucessos de vendas no Brasil, ele cita o ativo de hidratação Hydra 360º, que é proveniente de algas, estimula a produção natural de colágeno e carrega uma tecnologia exclusiva que promove a liberação sequencial, melhorando a absorção e aumentando seu tempo de ação. “Essa tecnologia está presente em muitos de nossos ativos de performance, e pode ser utilizada em diversos tipos de produtos finais com benefícios perceptíveis”. A empresa vem se destacando ainda com uma gama de ingredientes para tratamento corporal, incluindo gordura localizada, celulite, estrias, e também em produtos faciais, com soluções para área dos olhos e lábios, rugas, uniformizadores, entre outros.

Na última década, a Provital vem investindo no desenvolvimento de ingredientes vegetais de perfomance

No mercado capilar, um grande destaque é o Baicapil™ ativo premiado e reconhecido inclusive por indústrias farmacêuticas, além de estar presente em muitos produtos de grandes marcas. “Ele atua em queda capilar e os resultados têm sido fantásticos”, garante Monteiro.

O vasto portfólio com mais de mil tipos de ingredientes de diversas origens de cultivo em todo o globo está dividido em três grandes linhas: Care Actives, composta por ativos com tecnologia; Care Motives, com ativos sensoriais e emotivos, entre extratos, óleos, leites e águas, e ECO Cares, com ingredientes orgânicos, com certificação COSMOS. Segundo Monteiro, a Provital está reforçando sua atuação junto à ECOCERT para conquistar cada vez mais selos de orgânicos em seus ativos. Muitos deles já contam com importantes certificações, como Halal além de atender aos mais rígidos requisitos de produção, como a ISO 9001, ISO 22716 e ISO 16128, e seguirem princípios veganos e Cruelty Free.

Cocriação com clientes

Acompanhando o movimento global de renovação da companhia, a Provital Brasil investiu em sua estrutura para apoiar os clientes, com a atração de profissionais experientes em produtos finais de marcas de cosméticos consagradas. Segundo Monteiro, a empresa também aderiu a uma série de plataformas de inteligência de mercado, como Mintel, Euromonitor, entre outras. “Realizamos diversas ações que nos ajudaram a estudar as tendências internacionais e mapear o comportamento de consumo, voltando nossa compreensão para o produto final”, explica.

Provital Brasil conta com estrutura e profissionais experientes para apoiar os clientes

A Provital se envolve por inteiro nos projetos com seus clientes para oferecer todo o serviço atrelado à aplicação de suas matérias primas, e isso vai desde a inteligência de mercado, criação do storytelling até a própria formulação do produto acabado, e para isso, conta com a parceria de dermatologistas, tricologistas, maquiadores, cabelereiros e outros profissionais dependendo de cada necessidade. “Acreditamos que, ao conhecer bem o mercado, o consumidor e os nossos clientes, podemos trazer as melhores inovações para os projetos em que estamos envolvidos. Encaramos o processo de desenvolvimento não apenas como a parte da fórmula, mas também como parte de um produto finalizado, que o consumidor vai utilizar e se surpreender”.

Além de parcerias sólidas com grandes clientes, Monteiro garante que a empresa atende empresas todos os portes, inclusive apoiando o nascimento de muitas delas, que podem contar não apenas com a versatilidade e amplitude do portfólio, mas com quantidades adequadas às suas necessidades, com embalagens a partir de 1kg. “Eu sempre acreditei em empresas menores se tornando médias e grandes”.

Pós-pandemia

Apesar da pandemia, o executivo afirma que os negócios da companhia no Brasil não sofreram grandes impactos e acredita que exista uma demanda ainda reprimida que virá com a retomada econômica.  “O hair care não parou e demonstra alto potencial de crescimento para lançar novas marcas. A categoria de skin care teve grandes crescimentos em 2020 e apresenta grandes oportunidades para a inovação e o desenvolvimento de tecnologia em dermocosméticos em 2021, e os produtos corporais já são um grande mercado no Brasil e certamente continuarão em ascensão”, avalia Monteiro, que é farmacêutico e bioquímico, com graduação também em marketing e vendas, e que conta com mais de 27 anos de experiência em grupos multinacionais, como Henkel e Cognis, além de ter atuado em importantes distribuidoras do mercado nacional. “Inovar em cosméticos necessariamente deverá se basear em tecnologia e sustentabilidade”, afirma.

Monteiro acredita que para o futuro, os ingredientes devem aparecer cada vez mais e serão fundamentais para a sustentação das marcas. Um grande destaque nas macro tendências são os que possuem similaridade estrutural com a pele, a fibra do cabelo, como é o caso dos ativos biomiméticos. “Também crescerá o uso de ingredientes que estimulam os mecanismos de ação naturais do próprio organismo para a produção de ácido hialurônico, colágeno, elastina entre outras substâncias essenciais do nosso corpo. O consumidor está cada vez mais exigente, e o mercado se adequa para uma entrega de mais alto nível para acompanhar este movimento, com resultados efetivos e inteligência. A palavra do futuro na cosmética é confiança. Eu vou usar uma marca porque que sei que vai dar resultado, que não vai trazer nenhum malefício para as pessoas e para o meio ambiente. Isso tudo, sem perder, é claro, toda a leveza e a magia que cerca o universo cosmético”, completa.

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