Considerada o “Oscar da Inovação”, premiação é um reconhecimento internacional ao projeto brasileiro como exemplo de impacto positivo e acessibilidade
O Grupo Boticário fez história ao se tornar o case vencedor da categoria júri popular (People’s Choice Award) na edição 2025 do SXSW Innovation Awards, o maior festival de inovação e tecnologia do mundo. O Batom Inteligente, protótipo inovador desenvolvido pelo Grupo Boticário em parceria com o CESAR, a Neurobots e a EMBRAPII, foi o único premiado da América Latina entre os 54 concorrentes internacionais. Considerada o “Oscar da Inovação”, a premiação reconhece contribuições em áreas como Inteligência Artificial, Saúde & Biotecnologia e Empoderamento Comunitário.
Desenvolvido ao longo de sete anos com tecnologias avançadas, como inteligência artificial e visão computacional, o primeiro batom inteligente do mundo permite que pessoas com deficiência visual ou limitações motoras nos membros superiores utilizem o item de maquiagem de forma autônoma e sem dificuldades. Com apenas o acionamento de um botão, o sistema de ponta fotografa o rosto do usuário, faz um mapeamento preciso dos lábios, aplica o batom e realiza uma foto de verificação para checar a aplicação. Todo o processo dura apenas dois minutos, dando autonomia da aplicação de um batom sem a ajuda de terceiros.

O Batom Inteligente tem sido celebrado como um avanço significativo do Grupo Boticário, que, em parceria com o CESAR, vem demonstrando o potencial das novas tecnologias quando empregadas em favor da sociedade e utilizadas para atender às necessidades de todas as pessoas. A tecnologia inovadora foi desenvolvida a partir do compromisso da companhia em promover a diversidade, a inclusão e a acessibilidade para dentro e fora de seus muros.
Para Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D do Grupo Boticário, a inovação sempre esteve no centro de todas as iniciativas da companhia, mas a empresa não inova simplesmente por inovar, há o propósito de transformar a vida das pessoas por meio da beleza. “Cada avanço que buscamos está alinhado com nossa essência, por isso, trabalhamos para impulsionar transformações positivas para além de nosso ecossistema de beleza, que envolve parceiros, colaboradores, consumidores e a sociedade. Unimos tecnologia e inovação nesta missão e o Batom Inteligente é exemplo disso, representando uma mudança de paradigma na forma como abordamos a beleza e a inclusão”, afirma.
Gustavo também explica que a equipe de P&D envolvida no projeto do Batom Inteligente é formada por 42 profissionais – entre engenheiros, designers de produtos, especialistas em UX e diversidade – que dedicaram sete anos de trabalho incansável para desenvolver uma tecnologia que não apenas aplica maquiagem de forma impecável, mas também empodera pessoas com deficiências motoras ou visuais. “Nosso objetivo é permitir que todos experimentem a alegria e a confiança de aplicar e usar batom de forma independente.”, conclui o diretor.
O projeto só foi possível ao combinar o profundo entendimento do Grupo Boticário sobre beleza e inclusão com a experiência do time CESAR, dando origem assim a uma solução inédita que vai além da mera funcionalidade.
Para Eduardo Peixoto, CEO do CESAR, o reconhecimento posiciona o país como potência em inovações que impactam positivamente a vida das pessoas. “A projeção conferida pelo prêmio evidencia o quanto nós, brasileiros, temos um olhar para resolver problemas relevantes para a sociedade. Nosso objetivo sempre foi trazer inovação de ponta para nossos parceiros e contribuir significativamente para aprimorar e inovar em produtos e serviços, por meio da tecnologia. Unir esse propósito à causa da inclusão nos dá ainda mais orgulho”, ressalta.