Visit us on TwitterVisit us on FacebookVisit us on YoutubeVisit us on LinkedIn
Cosmetic Innovation - Know More. Create More.ESGBeiersdorf realiza ação global de voluntariado

Beiersdorf realiza ação global de voluntariado

  • Written by:

No Brasil, participantes visitaram uma cooperativa de reciclagem de resíduos, na capital paulista, e centro de desenvolvimento para surdos, em Itatiba, no interior de SP

Com o seu primeiro dia global de voluntariado para pessoas colaboradoras, a Beiersdorf mais uma vez demonstra o seu compromisso com o propósito Cuidado Além da Pele. Todos os profissionais da companhia no mundo poderão desenvolver uma atividade voluntária por um dia para apoiar comunidades locais. O Care Beyond Skin Day (CBS Day) promove o compromisso sustentável e social da holding alemã em criar uma sociedade mais inclusiva e esforços para minimizar seus impactos ambientais.

No Brasil, as atividades ocorreram em dois dias, 30 e 31 de maio: a Beiersdorf se uniu a plataforma de voluntariado Atados para desenvolver atividades com a Associação Reciclázaro, organização que atua em prol da reinclusão social de pessoas em situação de vulnerabilidade, no Centro de Formação Profissional e Educação Ambiental (Cefopea) e na Cooperativa de Reciclagem Vitória do Belém, em São Paulo. Já parte de pessoas colaboradoras da fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), visitaram o Instituto Phala, centro de desenvolvimento para surdos para uma atividade voluntária social e ambiental. O Phala é uma instituição sem fins lucrativos que presta serviços à comunidade surda, desenvolvendo projetos de atendimento educacional-pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, de assistência social e profissionalização.

“Na Beiersdorf, reconhecemos nossa responsabilidade de promover mudanças positivas e estamos comprometidos a tornar nossas metas de sustentabilidade uma realidade todos os dias. Mais de 20 mil pessoas colaboradoras de todo o mundo terão a chance de dedicar um dia de trabalho para participar de uma iniciativa que faz a diferença em suas comunidades e contribui coletivamente para os esforços globais da empresa”, diz Vincent Warnery, CEO global da Beiersdorf.

“Foi gratificante ver o engajamento dos nossos times no Brasil. As diretrizes da nossa Agenda de Sustentabilidade estão em tudo o que fazemos e foi uma grande oportunidade de vivenciar na prática as mudanças positivas que propomos para o mundo seguindo os conceitos de Reduzir, Reutilizar e Reciclar”, comenta Christian Goetz, presidente da NIVEA Brasil.

Atividades intensas

As práticas na cooperativa ocorreram em quatro grupos para que o maior número de pessoas voluntárias pudessem participar. Antes de iniciar a agenda do dia, as equipes foram recebidas da associação com um café vegetariano e sem uso de plástico para reforçar o viés sustentável da iniciativa.

Na primeira parte da imersão, os grupos conheceram o espaço, a horta e logística de reaproveitamento do Cefopea, que possui hortas suspensas, térreas e uma estufa com plantação com técnica de hidroponia com diversos alimentos, em especial PANCs (plantas alimentícias não convencionais). A ideia era explicar sobre as maneiras de plantios, os diferentes tipos de alimentos plantados ali e como funciona toda a cadeia de produção, uso e descarte dos alimentos. Em seguida, as pessoas voluntárias entenderam de fato como ocorre o processo de separação dos materiais recicláveis, fazendo o trabalho do dia a dia da cooperativa na triagem e prensa dos resíduos com a orientação de trabalhadores do local. Em dois dias de ação, a BDF NIVEA Brasil contabilizou cerca de 925 quilos de materiais que passaram por triagem e foram encaminhados para reciclagem.

Além da agenda presencial, a companhia também realizou um desafio sustentável online para as pessoas que trabalham em outras localidades. “Nesta opção, propomos desafios simples para que todas e todos pudessem cumprir em suas casas. Queremos que nossas equipes de todo o Brasil se sintam parte deste movimento”, complementa o presidente.

No primeiro desafio, as pessoas tiveram que designar um local em suas próprias casas para a separação de materiais recicláveis e lixo orgânico e separá-los corretamente ao longo do dia. Já no segundo momento, foram incentivadas a produzir uma refeição aproveitando integralmente os alimentos disponíveis em casa. Todo o desempenho das tarefas teve o acompanhamento por meio de grupos privados.

A ação online encerrou com uma live para apresentar os resultados e um papo com o time da Reciclázaro sobre Economia Circular e como este conceito se conecta com o tratamento dos resíduos sólidos passando por temas como: economia linear; economia circular; resíduos sólidos; descarte eficiente; caminho do lixo e consumo consciente.

Entre formato presencial e online da parte administrativa e time de campo, a companhia contabilizou mais de 200 pessoas participantes, inclusive toda a diretoria. A ação ainda teve 2 toneladas de emissões de dióxido carbono equivalentes (CO2eq) neutralizadas por meio de compensação em créditos em parceria com a Moss, plataforma ambiental que opera no mercado de créditos de carbono.

Voluntariado social

O Care Beyond Skin Day também teve seu capítulo na fábrica da Beiersdorf, em Itatiba (SP), registrando,  assim, o engajamento de parte da equipe da planta, a qual participou de uma iniciativa social no Instituto Phala, parceiro da companhia na região.

Em 30 de maio, 50 pessoas colaboradoras se dividiram em dois grupos e visitaram a organização para um dia de voluntariado, que incluiu: a revitalização da área externa do instituto (fachada e quintal) com pintura nas paredes e desenhos do alfabeto em libras em grafitagem; a renovação da jardinagem do quintal e da horta; a aquisição de lixeiras para reciclagem e orientação de integrantes do GA Sustentabilidade e Meio Ambiente ao time do Instituto Phala sobre como reciclar corretamente os resíduos; ação de sensibilização com as pessoas participantes a respeito da comunicação com os surdos, especialmente considerando o tema de inclusão deste público na sociedade e na fábrica da companhia.

“Sempre buscamos maneiras de fortalecer a comunidade de Itatiba e nos unirmos a uma entidade local é a oportunidade ideal para colocar em prática o nosso Cuidado Além da Pele. A parceria com esta instituição, que atua no desenvolvimento de pessoas surdas, se conecta com nossos objetivos de inclusão e letramento”, comenta Juliana Torres, diretora da fábrica da Beiersdorf.

Alcançando metas ambiciosas de sustentabilidade

O objetivo do CBS Day global da Beiersdorf é contribuir positivamente para o meio ambiente e a sociedade. Como uma das maiores empresas globais de cuidados com a pele, a Beiersdorf reconhece seu papel no combate às mudanças climáticas e desenvolveu a Agenda de Sustentabilidade Cuidado Além da Pele como parte da estratégia corporativa C.A.R.E.+ para alcançar um crescimento sustentável competitivo.

A Beiersdorf investe esforços e recursos em iniciativas e inovações para alcançar suas metas de sustentabilidade e já registra progressos significativos nas suas metas climáticas. Por exemplo, a empresa estabeleceu o objetivo de reduzir as emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 30% até 2025 em relação ao ano base de 2018. Em 2022, foram registradas reduções de emissões absolutas nos Escopos 1, 2 e 3 em 17%, o que é um resultado muito positivo, especialmente considerando o crescimento global dos negócios da companhia.

No final de 2022, a Beiersdorf recebeu a classificação “Triple-A” pelo Carbon Disclosure Project (CDP), uma organização sem fins lucrativos, sendo uma das 13 empresas em todo o mundo a receber tal avaliação. O CDP reconheceu os esforços globais da companhia por sua liderança na definição de metas, desempenho e transparência nas áreas de mudança climática, florestas e segurança hídrica.

Parceiros 2021

Home

Categorias

Nossos Portais

Parceiros

Animated Social Media Icons Powered by Acurax Wordpress Development Company