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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.RadarBeleza da longevidade saudável: por que a mudança para a beleza inclusiva é inevitável

Beleza da longevidade saudável: por que a mudança para a beleza inclusiva é inevitável

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Por Fernanda Pigatto, Diretora Global de Parcerias da BEAUTYSTREAMS 

Nos últimos anos, houve uma mudança notável no sentido de priorizar a longevidade e o tempo de vida saudável, ou o período de vida passado com boa saúde, como áreas-chave de foco, não apenas na comunidade científica, mas também em todos os setores, inclusive o de beleza.

Essa mudança é impulsionada por um reconhecimento cada vez maior da importância não apenas de prolongar a vida útil, mas também de melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar geral por meio de uma variedade de mudanças no estilo de vida.

Recentemente, os pesquisadores voltaram sua atenção para regiões conhecidas como zonas azuis, onde as populações apresentam uma longevidade excepcional e uma incidência reduzida de doenças relacionadas à idade. Essas zonas azuis, como Okinawa, no Japão; Sardenha, na Itália; Península de Nicoya, na Costa Rica; e Loma Linda, na Califórnia, atraíram um interesse significativo devido à sua demografia e estilo de vida exclusivos. Ao estudar essas populações, os pesquisadores procuram descobrir os fatores distintos, ou o conjunto de fatores, que promovem essa longevidade notável e a saúde e vitalidade gerais.

O interesse pela longevidade está crescendo, e os setores de beleza e bem-estar estão reconhecendo cada vez mais a importância de integrar esses insights em suas práticas e comunicações para repercutir entre os consumidores que estão cada vez mais atentos à sua saúde. Em notícias recentes do setor, as gigantes do setor de beleza Estée Lauder Companies e L’Oréal investiram em iniciativas relacionadas à longevidade.
Recentemente, ao anunciar sua nova plataforma Skin Longevity, a Estée Lauder Companies investiu na formação de um grupo de especialistas em longevidade em várias disciplinas para educar e capacitar os consumidores a repensar a forma como abordam os cuidados com a pele e o estilo de vida. Enquanto isso, o fundo de capital de risco do L’Oréal Groupe, BOLD (Business Opportunities for L’Oréal Development), anunciou em janeiro seu investimento na empresa suíça de saúde do consumidor biotecnologia com foco no envelhecimento e na longevidade. O impacto multidimensional e multissetorial da pesquisa sobre longevidade ocorre em um momento em que os consumidores estão ansiosos por soluções que apoiem sua saúde geral, além de atender apenas às necessidades cosméticas.

Embora a saúde e o bem-estar sejam, de modo geral, uma prioridade para os consumidores de todas as gerações, os grupos demográficos mais jovens, como a Geração Z, dão muito mais importância à sua saúde e demonstram um interesse acima da média em abordar o bem-estar físico e mental em comparação com outras faixas etárias1. De acordo com a McKinsey & Company, somente nos Estados Unidos, o mercado de bem-estar é estimado em US$ 480 bilhões, com crescimento de 5 a 10% ao ano, sendo que 82% dos consumidores americanos consideram o bem-estar como prioridade máxima em suas vidas cotidianas. A tendência se estende por todos os continentes, com resultados semelhantes no Reino Unido e na China (73% e 87%, respectivamente)2. Quando se trata de beleza, esses consumidores mais jovens estão buscando produtos e serviços que não apenas atendam a preocupações estéticas, mas também apoiem sua saúde e vitalidade em geral. Essa mudança levou ao desenvolvimento de ofertas de beleza que combinam benefícios cosméticos, mentais e físicos em um só produto, incorporando elementos como ingredientes naturais, práticas sustentáveis e abordagens personalizadas de saúde e beleza.

Ao incorporar insights de zonas azuis e outras pesquisas em suas práticas, as empresas de beleza e bemestar podem ajudar a capacitar as pessoas a cuidar de sua saúde de forma multidimensional e, ao mesmo tempo, mudar o estigma em torno da idade: os consumidores agora aspiram envelhecer de forma graciosa e saudável. Em última análise, a integração dos insights da pesquisa sobre longevidade no setor de beleza representa um passo significativo em direção a uma abordagem mais consciente da saúde e desestigmatizada em relação à beleza e à idade. Ao reconhecer a interconexão do bem-estar físico, mental e emocional, o setor pode atender melhor às necessidades e aspirações em evolução dos consumidores em sua busca por uma vida mais longa e saudável.

Longevidade e beleza: Uma mudança de perspectiva sobre o envelhecimento leva a uma reavaliação positiva dos padrões de beleza

Tradicionalmente, o setor de beleza tem equiparado a beleza à juventude, muitas vezes promovendo produtos e tratamentos destinados a apagar ou ocultar os sinais de envelhecimento. Entretanto, à medida que nossa compreensão da saúde e do bemestar evolui, a percepção sobre o envelhecimento está mudando constantemente.

Em vez de ver o envelhecimento como algo a ser temido, há uma aceitação crescente do envelhecimento como parte natural da experiência humana e uma ênfase cada vez maior no envelhecimento saudável. À medida que a sociedade se move em direção a uma postura de maior aceitação da idade, essa mudança traz perspectivas positivas sobre a qualidade de vida em geral. De acordo com estudos recentes, há uma forte associação entre a percepção positiva do envelhecimento e a qualidade de vida em geral, concluindo que “promover uma percepção positiva do envelhecimento e uma atitude de autocuidado ajudaria a melhorar a qualidade de vida dos adultos mais velhos” 3 e deveria ser incluída nas mensagens que as empresas enviam aos seus consumidores.

Essa mudança de perspectiva tem implicações profundas para o setor de beleza, pois desafia as noções tradicionais de beleza e leva a uma reavaliação dos padrões de beleza. Em vez de se esforçar para recuperar a juventude, o movimento tende a abraçar o envelhecimento. À medida que os cuidados preventivos tomam seu lugar nas rotinas diárias dos consumidores, o foco mudou para uma visão holística do envelhecimento. Os consumidores buscam ter uma boa aparência e se sentir bem de dentro para fora e, consequentemente, envelhecer com elegância. Há uma infinidade de fatores que contribuem para a saúde interna ideal para uma aparência externa saudável. Um estudo publicado na National Library of Medicine, que enfoca a interconexão intestino-cérebro-pele, mostrou que a microbiota intestinal é altamente responsável pela saúde da pele4 e pela longevidade da pele. Essas descobertas estão levando a uma mudança na abordagem da saúde e do envelhecimento da pele: em vez de se concentrar apenas em soluções antienvelhecimento que ratam da aparência externa, há uma ênfase maior em produtos e serviços que apoiam a saúde e a vitalidade internas. As fórmulas de cuidados com a pele podem incorporar ingredientes que nutrem e rejuvenescem a pele por dentro, em vez de simplesmente mascarar os sinais de envelhecimento, e os suplementos destinados a reequilibrar a saúde intestinal podem comunicar seus benefícios para incluir a saúde da pele.

Hormônios: Celebrando-os como companheiros de vida que são

Seria impossível falar de saúde sem abordar os hormônios. Os hormônios, ou mensageiros químicos do corpo, desempenham um papel enorme no bem-estar fisiológico e mental de uma pessoa. Frequentemente vistos como causadores de problemas indesejáveis, os hormônios são uma parte essencial da jornada da vida.
Provocando mudanças fisiológicas, mentais e emocionais, os hormônios e seus desequilíbrios periódicos têm sido percebidos de forma negativa há muito tempo e não eram discutidos abertamente até muito recentemente. Abrangendo toda a jornada da vida, desde a puberdade, a gravidez, o pós-parto, a menopausa, a andropausa e tudo o mais, as alterações hormonais afetam todas as pessoas, desde o início da vida até a velhice.

À medida que o movimento de saúde continua a se estabelecer na mentalidade dos consumidores, as alterações hormonais estão ocupando o centro do palco e estão sendo discutidas e celebradas mais abertamente do que nunca. O movimento se estende à apreciação e à celebração do intrincado equilíbrio dos hormônios e sua importância na manutenção do bem-estar geral. Antes considerados tabus não mencionáveis, os hormônios estão começando a ser percebidos como companheiros bem-vindos para a vida.

Essa mudança de perspectiva levou ao desenvolvimento de produtos de beleza e bem-estar projetados especificamente para apoiar a saúde hormonal e promover o bem-estar geral. A marca francesa de beleza e bem-estar MiYé, especializada em produtos de cuidados com a pele e suplementos dietéticos que melhoram o equilíbrio hormonal das mulheres, ganhou muito interesse, com um investimento recente da gigante dermofarmacêutica Pierre Fabre Laboratories.

Voltada para os desequilíbrios hormonais tabus e incompreendidos das mulheres, a MiYé oferece uma ampla variedade de produtos para a pele, cabelos e cuidados pessoais, além de suplementos específicos para aliviar os sintomas dos desequilíbrios hormonais. Abordando estágios específicos da vida e condições hormonais, como síndrome pré-menstrual, perimenopausa e menopausa, endometriose, pós-parto e além, a MiYé espera mudar o estigma em torno dos hormônios e trazer soluções direcionadas para ajudar as mulheres a viver em harmonia com os níveis hormonais em constante mudança. Enquanto isso, a marca de cuidados pessoais e com a pele Womaness, sediada nos EUA, está revolucionando o setor com tratamentos exclusivamente direcionados, formulados e projetados especificamente para os corpos em transformação das mulheres. As co-fundadoras da Womaness, Michelle Jacobs e Sally Mueller, “criaram a Womaness para modernizar o envelhecimento”, trazer à tona tópicos antes não comentados e ajudar as mulheres a lidar positivamente com as mudanças hormonais.

Os hormônios são companheiros essenciais em todos os gêneros e afetam a todos em todas as fases da vida. Para a Onecare Wellness, a criação de um suplemento dedicado para ajudar a otimizar os níveis hormonais e a vitalidade dos homens foi essencial para tratar da saúde hormonal masculina. Hecules™, sua linha de suplementos dedicados, oferece adaptógenos naturais, vitaminas e minerais essenciais e vitais para o bem-estar fisiológico dos homens, visando especificamente a saúde metabólica, a fertilidade e os níveis hormonais. Enquanto isso, a marca de suplementos pré-natais WeNatal™, sediada nos EUA, tem como objetivo “reimaginar os paradigmas de gênero em torno da fertilidade e da gravidez para causar um impacto positivo na saúde e no bem-estar dos casais e de seus futuros filhos”, mudando a conversa de centrada na mulher para centrada no casal. Mudando a discussão sobre fertilidade e gravidez para incluir ela e ele, a WeNatal™ tem a missão de promover gestações saudáveis para todos, desde a préconcepção até o pós-parto. Oferecendo suplementos dedicados que ajudam a promover níveis hormonais equilibrados, sistemas reprodutivos saudáveis e sistemas imunológicos ideais, a WeNatal™ está abordando questões frequentemente não resolvidas sobre fertilidade.

Ao abraçar e celebrar o equilíbrio hormonal, os setores de beleza e bem-estar são incentivados a promover uma abordagem mais holística da beleza e do bem-estar que reconheça a interconexão do envelhecimento e da saúde hormonal com a vitalidade geral. Com a crescente demanda por alternativas preocupadas com a saúde, podemos esperar mudanças significativas no setor nos próximos cinco anos, como uma maior ênfase em abordagens personalizadas para a beleza e o bem-estar, que levem em conta as diferenças individuais nos processos de envelhecimento e nas necessidades de saúde. Como parte desse movimento, espera-se que as marcas de beleza e as empresas de bem-estar desempenhem um papel cada vez mais importante na conscientização sobre tópicos específicos relacionados à saúde e que iluminem condições, doenças, deficiências e outros problemas frequentemente negligenciados. À medida que os consumidores continuarem a investir seu tempo e dinheiro em marcas, produtos e práticas preocupados com a saúde, eles também exigirão que as empresas entendam suas necessidades exclusivas e abordem as mudanças naturais da vida de forma autêntica. Podemos esperar que mais empresas de beleza abordem preocupações específicas com a saúde ao formular novas linhas de produtos, abordando a beleza e o bem-estar em um nível mais profundo do que nunca; e criem espaços para que os consumidores se conectem sobre preocupações compartilhadas. De modo geral, a mudança do setor de beleza em direção a práticas inclusivas representa um passo positivo no sentido de promover a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades, em todas as fases da vida.

Essa mudança de perspectiva levou ao desenvolvimento de produtos de beleza e bem-estar projetados especificamente para apoiar a saúde hormonal e promover o bem-estar geral. A marca francesa de beleza e bem-estar MiYé, especializada em produtos de cuidados com a pele e suplementos dietéticos que melhoram o equilíbrio hormonal das mulheres, ganhou muito interesse, com um investimento recente da gigante dermofarmacêutica Pierre Fabre Laboratories.

Voltada para os desequilíbrios hormonais tabus e incompreendidos das mulheres, a MiYé oferece uma ampla variedade de produtos para a pele, cabelos e cuidados pessoais, além de suplementos específicos para aliviar os sintomas dos desequilíbrios hormonais. Abordando estágios específicos da vida e condições hormonais, como síndrome pré-menstrual, perimenopausa e menopausa, endometriose, pós-parto e além, a MiYé espera mudar o estigma em torno dos hormônios e trazer soluções direcionadas para ajudar as mulheres a viver em harmonia com os níveis hormonais em constante mudança. Enquanto isso, a marca de cuidados pessoais e com a pele Womaness, sediada nos EUA, está revolucionando o setor com tratamentos exclusivamente direcionados, formulados e projetados especificamente para os corpos em transformação das mulheres. As co-fundadoras da Womaness, Michelle Jacobs e Sally Mueller, “criaram a Womaness para modernizar o envelhecimento”, trazer à tona tópicos antes não comentados e ajudar as mulheres a lidar positivamente com as mudanças hormonais.

Os hormônios são companheiros essenciais em todos os gêneros e afetam a todos em todas as fases da vida. Para a Onecare Wellness, a criação de um suplemento dedicado para ajudar a otimizar os níveis hormonais e a vitalidade dos homens foi essencial para tratar da saúde hormonal masculina. Hecules™, sua linha de suplementos dedicados, oferece adaptógenos naturais, vitaminas e minerais essenciais e vitais para o bem-estar fisiológico dos homens, visando especificamente a saúde metabólica, a fertilidade e os níveis hormonais. Enquanto isso, a marca de suplementos pré-natais WeNatal™, sediada nos EUA, tem como objetivo “reimaginar os paradigmas de gênero em torno da fertilidade e da gravidez para causar um impacto positivo na saúde e no bem-estar dos casais e de seus futuros filhos”, mudando a conversa de centrada na mulher para centrada no casal. Mudando a discussão sobre fertilidade e gravidez para incluir ela e ele, a WeNatal™ tem a missão de promover gestações saudáveis para todos, desde a préconcepção até o pós-parto. Oferecendo suplementos dedicados que ajudam a promover níveis hormonais equilibrados, sistemas reprodutivos saudáveis e sistemas imunológicos ideais, a WeNatal™ está abordando questões frequentemente não resolvidas sobre fertilidade.

Ao abraçar e celebrar o equilíbrio hormonal, os setores de beleza e bem-estar são incentivados a promover uma abordagem mais holística da beleza e do bem-estar que reconheça a interconexão do envelhecimento e da saúde hormonal com a vitalidade geral. Com a crescente demanda por alternativas preocupadas com a saúde, podemos esperar mudanças significativas no setor nos próximos cinco anos, como uma maior ênfase em abordagens personalizadas para a beleza e o bem-estar, que levem em conta as diferenças individuais nos processos de envelhecimento e nas necessidades de saúde. Como parte desse movimento, espera-se que as marcas de beleza e as empresas de bem-estar desempenhem um papel cada vez mais importante na conscientização sobre tópicos específicos relacionados à saúde e que iluminem condições, doenças, deficiências e outros problemas frequentemente negligenciados. À medida que os consumidores continuarem a investir seu tempo e dinheiro em marcas, produtos e práticas preocupados com a saúde, eles também exigirão que as empresas entendam suas necessidades exclusivas e abordem as mudanças naturais da vida de forma autêntica. Podemos esperar que mais empresas de beleza abordem preocupações específicas com a saúde ao formular novas linhas de produtos, abordando a beleza e o bem-estar em um nível mais profundo do que nunca; e criem espaços para que os consumidores se conectem sobre preocupações compartilhadas. De modo geral, a mudança do setor de beleza em direção a práticas inclusivas representa um passo positivo no sentido de promover a saúde e o bem-estar de pessoas de todas as idades, em todas as fases da vida.

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