Biólogo ativa empreendedorismo e cria marca de cosméticos nativos da Amazônia
Nascido em Manaus, Danniel Pinheiro quer conquistar o mundo com produtos naturais, orgânicos e veganos.
Biólogo, mestre em Biotecnologia e fazendo doutorado na mesma área, Danniel Pinheiro, 28 anos, cresceu próximo de plantas medicinais, pesquisas e diversos ativos da biodiversidade amazônica. Cada vez mais instigado com todo o potencial que via, transformou o conhecimento em negócio e ajudou a criar a Simbioze Amazônica.
A marca de cosméticos surgiu em 2017 com um objetivo claro: levar saúde e beleza por meio de produtos 100% naturais, veganos e de base florestal amazônica. Hoje referência em bioeconomia, Danniel virou personagem de fevereiro nas inserções do VAE na Rede Globo e Globo News.
“Estava me dedicando somente aos estudos quando me despertou uma urgência de fazer algo diferente”, explica o empreendedor, nascido em Manaus.
A sacada do atual sócio, Domingos Amaral Neto, foi fundamental. A ideia de criar uma marca com produtos que utilizassem ativos amazônicos fechou com o desejo de Danniel. Como fundador e cofundador, respectivamente, eles apostaram em um mercado que tem se mostrado cada vez mais promissor.
“Hoje a gente vê um público cada vez mais preocupado, mais antenado para saber se o produto é natural. Há uma mudança clara em relação a isso. Não é uma modinha, é uma tendência global de consumo”, avalia.
Executivo no barco
Filho de um pesquisador e de uma professora, Danniel é dedicado à ciência, mas nem cogita passar dias e dias trancado em uma sala, só estudando e pesquisando. É nas frequentes idas a campo que ele se realiza, especialmente pelo contato com as comunidades.
“O que eu mais gosto de fazer é estar junto e ver esse potencial amazônico sendo transformado em valor agregado, mas também participo do desenvolvimento. É um mix: uma hora estou de executivo, outra hora no meio do mato”, conta, lembrando que a logística inclui muitas viagens de barco.
Segundo Danniel, não são poucas as particularidades da floresta. Entender toda a sazonalidade, por exemplo, é crucial.
“Empreender no Brasil não é simples e a Amazônia tem um pouco de complexidade a mais, mas somos resilientes”, completa.
Na linha da Simbioze, há produtos como óleos, gel e espumas de limpeza e argilas, vendidos no e-commerce da marca e no varejo, em farmácias e mercados premium. Prestes a ganhar a “concorrência” de lançamentos, a linha de limpeza facial com formulação natural e ativo de açaí é a queridinha.
Mais do que a Amazônia, as embalagens carregam selos que validam a responsabilidade de criar um elo sustentável entre a indústria e a floresta. Com certificações importantes, o mercado internacional já é uma realidade. O sonho agora é virar franquia e ganhar o mundo.