O Grupo Boticário marcou presença pela primeira vez na CES 2025, a maior feira de tecnologia do mundo, apresentando um inovador protótipo de batom inteligente. O dispositivo combina inteligência artificial, visão computacional e robótica para oferecer uma solução inclusiva e tecnológica.
O destaque é um braço robótico que aplica o batom de forma autônoma, ativado por comandos de botão. Utilizando visão computacional, o sistema fotografa o rosto, mapeia os lábios e diferencia tons labiais do restante do rosto. O processo completo leva apenas dois minutos.
Desenvolvido em parceria com o CESAR, centro de inovação sediado em Recife, o projeto é fruto de sete anos de pesquisas e tem como foco principal melhorar a acessibilidade para pessoas com limitações motoras e visuais.
— Criamos uma solução que vai além da praticidade. Nosso objetivo é proporcionar mais autonomia para as pessoas em suas rotinas diárias, destaca Giordano Cabral, presidente do conselho do CESAR.
Milene Haraguchi Padilha, especialista em P&D de inovação do Grupo Boticário, reforça o impacto inclusivo do protótipo:
— Este é um marco na forma como abordamos beleza e inclusão. O projeto reúne engenheiros, designers e especialistas em diversidade para repensar desafios do setor.
Entre esses desafios estão embalagens que demandam força manual ou aplicadores pouco acessíveis para pessoas com deficiências motoras. A proposta do Smart Lipstick, como foi batizado, é não apenas oferecer mais acessibilidade, mas também explorar novas possibilidades para o mercado de beleza inclusiva.
Segundo um estudo da consultoria Circana, marcas que promovem representatividade e inclusão têm crescimento 1,5 vezes maior do que concorrentes que não investem nesse segmento — um reforço à estratégia do Boticário de unir inovação e diversidade.