Canabidiol: novo estudo mostra poderosa ação anti-inflamatória e antioxidante na pele
Ajuda muito no combate aos radicais livres, causadores de danos com câncer de pele e envelhecimento precoce
Já comum em cosméticos na Europa e nos Estados Unidos, a molécula de canabidiol, que apesar de ser derivada da cannabis sativa não tem ação psicoativa, ganhou mais dois estudos atestando seu poder antioxidante e anti-inflamatório na pele. Dessa vez foram as Universidades de Córdoba, na Argentina, e de Dundee, no Reino Unido, que conseguiram demonstrar tais propriedades.
Segundo o farmacêutico Maurizio Pupo, o estudo descobriu que o canabidiol (CBD) induz a fabricação de uma enzima com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias nas principais células da camada superior da pele, os queratinócitos. Na prática, o especialista explica que essas propriedades se traduzem em efeito firmador, preenchedor de rugas, lifting e clareador de manchas.
Os pesquisadores ainda conseguiram modificar a molécula para que ela ativasse também uma proteína que controla genes que ajudam a proteger as células contra o ‘estresse oxidativo’. “Esse é o nome que se dá ao estado em que o nosso corpo fica quando não consegue combater os efeitos nocivos dos radicais livres, o que pode levar a problemas como mutações no DNA celular, favorecendo o aparecimento de câncer de pele”, explica Pupo, pesquisador, Consultor em Cosmetologia e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy.
“A importância desse estudo recente é que, segundo ele, o CBD oferece uma resposta antioxidante e inflamatória muito potente, em um mecanismo de ação muito interessante para o tratamento de doenças de pele, como dermatite atópica, além de um grande potencial de uso em cosméticos devido às propriedades antioxidantes”, diz o farmacêutico.
Mas enquanto o Brasil não autoriza o uso de canabidiol em cosméticos, o especialista lembra que existem vários ativos disponíveis que proporcionam esse efeito antioxidante e anti-inflamatório na pele. “Os principais são a vitamina C, a niacinamida, o resveratrol e a molécula Difendiox”, afirma Maurizio.
A vitamina C é ótima para proteger a pele dos danos causados pela radiação UVB e UVA, incluindo danos ao DNA celular. A niacinamida, aumenta o reparo do DNA e reduz a reação inflamatória causada pela radiação ultravioleta, agindo com um bom clareador de manchas. O resveratrol tem alto poder antioxidante natural. Por fim, a molécula patenteada Difendiox, um blend concentrado de 14 polifenóis da oliva, fortalece a imunidade da pele, oferecendo uma proteção biológica contra o sol.
Fonte: Marie Claire 15.01.2021