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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.FragrânciasChanel rompe o silêncio para gabar-se de sua força financeira

Chanel rompe o silêncio para gabar-se de sua força financeira

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A casa de moda Chanel rompeu um código de silêncio de quase um século e divulgou seus resultados financeiros, mas destacou que a maior transparência “absolutamente não” é um sinal de que esteja preparando sua venda.

A empresa de capital fechado, pertencente aos irmãos bilionários Alain e Gérard Wertheimer, anunciou aumento de 11% na receita em 2017, para US$ 9,6 bilhões, e um lucro operacional de quase US$ 2,7 bilhões.

“O relatório foi preparado para enfatizar a força de nosso balanço patrimonial. Somos uma empresa de US$ 10 bilhões, temos um crescimento orgânico de 11%. Não temos dívida. Temos um caixa de US$ 1,6 bilhão. Tudo isso é importante. Isso nos proporciona a munição para continuar quem somos: independentes e de capital fechado”, disse Philippe Blondiaux, que foi indicado diretor da empresa no Reino Unido em 4 de junho.

O anúncio chega depois das notícias na semana passada de que a casa espanhola Puig estava comprando uma participação majoritária no selo independente Dries Van Noten e que a Missoni havia recebido novos investimentos.

Para a Chanel, divulgar os números “foi objeto de um longo debate interno” e é reflexo de um desejo de maior transparência, segundo Blondiaux. “Achamos que a cultura da discrição não nos servia mais.”

Fundada em 1910 pela chapeleira e empresária Coco Chanel, a empresa teve uma participação controladora adquirida pela família Wertheimer em 1924, quando Pierre Wertheimer assinou acordo com a Chanel para produzir seu perfume No. 5 em sua fábrica em Bourjois em troca de 70% dos lucros. Alan, neto de Pierre, assumiu o comando em 1974 e, desde então, a casa de moda se tornou uma entidade consolidada.

A possibilidade de ver pela primeira vez os números da Chanel permite ver a força com o qual a casa de moda ainda domina o cenário do luxo no mundo: as vendas superam de longe as da Gucci, maior empresa do grupo Kering e configuram um rival à altura da Dior e da Louis Vuitton, da LVMH.

O balanço especificou o sucesso da nova fragrância Gabrielle e a expansão nos segmentos de relógios e joalheria como principais fatores que impulsionaram o bom resultado.

Blondiaux, que também é o diretor de finanças da Chanel, foi igualmente efusivo sobre a força do diretor de criação da casa, Karl Lagerfeld, de 84 anos. “Gozamos de um sucesso incrível”, disse Blondiaux. “E tudo isso graças a uma coisa: criatividade. A começar por Karl Lagerfeld, que tem uma energia fantástica.”

A Europa, com receitas de US$ 3,9 bilhões, ainda é o maior mercado da empresa, que inclui moda prêt-à-porter, acessórios de couro, joias, perfumes e os “metier d’art” (“mestres da arte”, em francês, um conjunto de dez ateliers de alta moda que a Chanel adquiriu em 1985). Na Ásia, as receitas totalizaram US$ 3,75 bilhões, 16% mais do que no ano anterior.

A casa de moda tinha um longo histórico de pouca abertura em todos os aspectos de seus negócios financeiros: “Nós nunca falamos”, disse Alain Wertheimer, em 2002, quando abordado do lado de fora de um desfile.

Esta nova era de maior transparência e comunicação segue-se a uma reformulação na Chanel. Dos 17 diretores do conselho de administração listados no informe financeiros, indica-se que 11 saíram em 2017: Alain e Gérard Wertheimer renunciaram a seus assentos em dezembro. Cinco novos membros do conselho, incluindo Martha Lane Fox, foram indicados nos últimos meses.

“Fizemos um rearranjo dos diretores [do conselho] no fim de 2016 para colocar todas as entidades da Chanel sob o mesmo teto”, explicou Blondiaux, dizendo que as trocas marcam a mudança para um foco mais mundial no conselho. Quanto aos papéis dos Wertheimer, Blondizus disse não haver “mudança”. “Alain é o executivo-chefe. Ele não está mais no conselho. Mas ele é muito participativo e ativo.”

Fonte: Financial Times

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