Cientistas desenvolvem bloqueadores inorgânicos de Infra-Vermelho para auxiliar na proteção contra o envelhecimento térmico da pele
Cientistas da Cosmax Research & Innovation Center publicaram suas recentes descobertas no International Journal of Cosmetics Science, demonstrando que, utilizando-se um revestimento de óxido de metal PMMA ou Talco, como novos bloqueaores de infra-vermelho (IV), ocorre uma inibição da redução do colágeno em fibroblastos da pele humana, o que poderia levar a futuros desenvolvimentos na área de anti-aging.
A radiação infra-vermelha proveniente do sol demonstrou, em estudos anteriores, ter um grande efeito sobre o envelhecimento da pele, assim como os raios UV.
Radiação Infra-Vermelha
A radiação IV é um dos principais fatores envolvidos na geração de calor dos raios solares, que aumentam a temperatura da pele durante sua exposição ao sol. Esse aumento da temperatura da pele é considerado como um grande estímulo extracelular, que pode alterar as enzimas das células e levar à deficiência de colágeno e à formação de rugas.
Assim, os pesquisadores investigaram substâncias capazes de bloquear essa transmissão de raios IV, desenvolvendo uma cobertura à base de óxido de metal PMMA (P/M) ou Talco (T/M) para ser utilizada como novo bloqueador de IV em cosméticos.
A equipe também investigou se as respostas anti-aging do P/M e de T/M são relacionadas ao aumento da temperatura em fibroblastos expostos ao IV, e descobriram que os 2 bloqueadores são capazes de inibir o envelhecimento térmico em fibroblastos dérmicos por refletirem a transmissão de calor induzida pelos raios infra-vermelhos.