in-cosmetics: Brasil se consolida como centro de inovação para América Latina
Novo local com área 60% maior, 65% de expositores internacionais vindos de mais de 20 países, cerca de 1 mil produtos inovadores de várias partes do mundo, mais de 40 horas de seminários e workshops e 2815 visitantes, 30% a mais do que na edição anterior, sendo 46% fabricantes de cosméticos. Estes são apenas alguns dos números que surpreenderam os organizadores e visitantes da in-cosmetics 2015, única plataforma de negócios na América Latina dedicada exclusivamente a matérias-primas para as indústrias de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.
“Estamos muito felizes com o resultado da in-cosmetics Brasil 2015. Termos 46% de fabricantes de cosméticos nos comprovam a alta qualificação do público visitante. Além disso, terminar o segundo dia de evento com reservas de espaço superiores a 2015, nos indica que estamos no caminho certo”, comemorou Daniel Zanetti, show manager da in-cosmetics Brasil.
Lucy Gillam, diretora do grupo mundial in-cosmetics, aproveitou o clima de comemoração ao final do evento para anunciar que já está marcada para os dias 5 e 6 de outubro de 2016 a terceira edição da feira, que passará a ser denominada in-cosmetics Latin America, agregando maior importância e prestígio ao evento no cenário mundial do setor. “O resultado do evento justifica a mudança de nome, já que reflete a abrangência que ele alcança e é um reflexo da nossa atuação em toda a América Latina”.
A organização, o foco em matérias-primas e as condições concretas de realização de negócios também foram alvos de elogios de expositores e visitantes, como mostraram alguns depoimentos colhidos pelo time de comunicação do grupo in-cosmetics. “Foi uma ótima “sacada” a feira se estabelecer no Brasil porque dessa forma não precisaremos buscar a in-cosmetics na Europa ou em países da Ásia”, avaliou Gustavo Dieamant, especialista em pesquisa e desenvolvimento do Grupo Boticário. “Destacamos a organização da feira, o movimento e o espaço para os visitantes circularem. Nossa equipe de vendas considerou que houve muitas possibilidades de negócios”, disse Sérgio Carlos Gonçalves, diretor de marketing e negócios internacionais da Chemyunion. “A Feira nos ajuda a abrir portas com novos clientes e a criar proximidade, vínculo e conectividade com os antigos. A qualidade dos visitantes e das empresas expositoras é muito alta. A feira é uma grande oportunidade para o cliente e o fornecedor”, elogiou Cristina Unten, gerente de marketing da Sarfam.
A revelação dos vencedores do Prêmio Itehpec de Inovação, realizado pela primeira vez nesta edição, com o objetivo de reconhecer as empresas fabricantes de ingredientes que contribuem com o aumento da competitividade da indústria brasileira de HPPC, foi um dos momentos mais concorridos da feira, levando mais de 500 pessoas à cerimônia de entrega.
A Basf foi a grande vencedora, conquistando a categoria Ouro pela biotecnologia empregada na obtenção do primeiro surfactante derivado de óleo de microalgas do mundo, desenvolvido em parceria com a Solazyme. “O reconhecimento é uma grande honra para a Basf. Como líder mundial da indústria química, estamos sempre em busca de tecnologias que tornem o processo de obtenção de matérias-primas mais sustentável. A parceria com a Solazyme é mais um passo em nossa meta de colocar no mercado soluções tradicionais baseadas em fontes renováveis”, disse Vinicius Bim, gerente de marketing de Personal Care para a América do Sul. Lançada recentemente no Brasil, a betaína de alto desempenho pode ser utilizada em aplicações cosméticas e em produtos de higiene e cuidados com o lar. O produto está sendo comercializado pela Basf com o nome Dehyton AO 45 e é produzido com óleos de microalgas da linha AlgaPūr, obtidos através de tecnologia da Solazyme.
A Chemyunion conquistou a categoria Prata com o produto Emulfeel SSC Plus, um sistema emulsionante tecnológico. O ingrediente facilita o desenvolvimento de emulsões e possibilita também a redução de componentes da formulação com aumento da performance sensorial e estabilidade. “Estamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho. Conquistamos um prêmio como esse pois continuamente fazemos altos investimentos em inovação e tecnologia. Nosso grande diferencial é a sensorialidade e o minimalismo”, festejou a diretora científica Cristiane Pacheco. “Nos sentimos muito honrados em vencermos na categoria prata. Sabemos que o critério da instituição é muito rigoroso e focado em inovação. Por isso nos sentimos reconhecidos e recompensados, reforçou o diretor de marketing Sérgio Carlos Gonçalves.
A categoria Bronze ficou com a Induchem Companies, com o clareador e uniformizador da cor da pele Brightenyl, primeiro ingrediente ativo cosmético ativado pelo stratum microbium, uma nova camada funcional da pele humana. “Receber o prêmio da in-cosmetics Brasil é fantástico porque houve uma pesquisa durante muito tempo para trazer essa inovação para o mercado”, destacou Cristina Unten, da Sarfam, que é a distribuidora no Brasil da Induchem.
João Carlos Basilio, presidente da Abihpec, embora demonstrando o descontentamento com os impactos da crise econômica e com o decreto que alterou a tributação do setor, ressaltou a importância de as empresas se adequarem ao momento e investirem em inovação, justificando a instituição do Prêmio Itehpec: “Se ficar parado, a crise vai comer. Por isso, criamos um prêmio de inovação para reconhecer as empresas que estão expondo aqui”.
Além da premiação, as empresas tiveram suas inovações destacadas na Innovation Zone da Mintel, área onde foram apresentados os ingredientes mais inovadores do mundo lançados nos últimos seis meses. O espaço contou ainda com o Formulation Display, onde foram mostradas as matérias-primas em formulações para que o visitante pudesse conhecer suas propriedades também pudesse testá-las. Confira:
Ashland – N-DurHance TM A-1000 – Primeira e exclusiva solução para reparação e condicionamento dos cabelos com benefícios duradouros, o N-DurHance TM A-100 possui mecanismo de ação por floculação controlada “In situ” (ISCF), que ajuda a recuperar a hidrofobicidade do cabelo e a manter os benefícios de condicionamento, mesmo ao longo dos múltiplos ciclos de lavagem. A melhora significativa da penteabilidade do cabelo molhado e o depósito uniforme em todos os tipos de cabelo ajudam a revitalizar e recuperar o aspecto suave, brilhante e sedoso dos fios, com pouco esforço.
Chemyunion Química – Hebeatol – A linha Hebeatol é composta por um éster funcional baseado no xilitol, açúcar presente em diversas fontes naturais, e o ácido caprílico proveniente do coco. A solução ajuda a reduzir ou eliminar o uso de conservantes controversos, tais como parabenos, doadores de formaldeído e metilisotiazolinona. A linha é composta por três novas alternativas, todas seguras e eficazes, que podem ser aplicadas em produtos leave on e rinse off para cuidados da pele, sem alterar cor e odor da fórmula.
Clariant – BioDTox – A nova solução da Clariant foi desenvolvida com base no fato de que nos grandes centros urbanos, a pele humana está exposta a uma média de 515 agentes tóxicos por dia, entre eles os raios UV, a poluição, o fumo e também medicamentos e cosméticos, elementos químicos que atuam como toxinas no organismo e geram efeitos secundários, trazendo dados aos tecidos, estresse oxidativo, mutações e o envelhecimento precoce da pele. O BioDtox é produzido a partir de ativos naturais, combinando bioflavonóides e polifenóis com o ativo natural da Brassica oleracea, que ativa o mecanismo de detoxificação natural da pele.
Dow Corning – Dow Corning 3901 Liquid Satin Blend – O lançamento é uma mistura de um polímero de alto peso molecular em dimeticone. Com níveis relativamente baixos de uso, variando entre 2% e 10%, Dow Corning 3901 Liquid Satin Blend ajuda a criar formulações que oferecem reologia única, elasticidade, lubricidade Intensa, sensação luxuosa e acetinada, percepção de suavidade e de hidratação.
Garden Química – Garden Active Casp – Ativo anticaspa de ação natural, que previne o aparecimento e elimina a caspa, além de comprovada redução da coceira e diminuição da irritação, sem comprometer o efeito liso dos cabelos com escova progressiva. O Active Casp é composto por sálvia, melaleuca, manjericão, mentol, com fração padronizada de terpineol, substância conhecida por sua ação anti-inflamatória.
Gattefossé – Gatuline Spot-Light – Corretor de manchas de idade, Gatuline Spot-Light é uma solução segura e natural para uma pele mais radiante e com manchas senis menos visíveis. Com foco nas causas dérmicas e epidérmicas da hiperpigmentação, este novo ativo apresenta forte eficácia clínica e visível. É obtido através da extração de moléculas ativas de Sophora flavescens e água de kiwi italiano.
Grant Industries – Gransil SiW-066 e Gransil SiW-PCA-10 – O destaque da empresa norte-americana é a tecnologia gel de silicone com revestimento aquoso, considerada eficiente e sustentável pelo modo simples e efetivo de incorporar elastômeros de silicones em formulações com alta concentração de água. O Gransil SiW é um elastômero de silicone revestido em água, que oferece altas concentrações do elastômero Polysilicone-11 em estruturas de géis à base de água com uso mínimo de emulsificantes (<0,5%) em processo a frio, garantindo uma nova experiência sensorial para emulsões, com aplicações em todas as categorias. Representante no Brasil: IMCD.
Guangzhou DX Chemical – Hair Styling Copolymer DX-8860 – Copolímero fixador para cabelo não iônico e com boa compatibilidade, pode ser usado com o Carbômero 940 para fazer gel transparente. Melhor fixação e propriedade de pentear novamente, com menos resíduo branco no cabelo comparado ao polímero de PVP.
Guangzhou Tinci – TC-Carbomer 640 – Solução da companhia chinesa, o TC-Carbomer 640 é um polímero de poliacrilato com grande capacidade hidratante, atuando como um espessante altamente eficiente e de baixa dosagem e um agente de suspensão. Ele pode ser neutralizado por alcali para formar um gel transparente. Tem ampla aplicação, especialmente em fórmulas de alta transparência, como gel transparente, gel transparente para cabelos, gel hidro alcoólico claro, xampu, loção, creme e sabonete líquido.
Induchem AG – Brightenyl – Biotimizador do tom da pele, Brightenyl, lançado pelo grupo suíço, é o primeiro ingrediente ativo cosmético ativado pelo stratum microbium, uma nova camada funcional da pele humana. Após a ativação, ele atua em sete alvos biológicos de pigmentação e regulação da cor para restaurar a tez da pele perfeita. O teste clínico do Brightenyl versus placebo demonstrou uma clara e visível evolução da qualidade e aparência da pele dos voluntários, reduzindo em 18 vezes as manchas faciais causadas pelo UV, além de 150% de diminuição do teor de melanina dos pontos hiperpigmentados, 600% de diminuição de vermelhidão da pele e 16 vezes de aumento do brilho da pele. Representante no Brasil: Sarfam.
Lucas Meyer Cosmetics – SWT-7 – Influenciada pelas recentes descobertas da engenharia de reconstrução de tecidos para o tratamento de queimaduras, a canadense Lucas Meyer Cosmetic desenvolveu o SWT7, um ingrediente antienvelhecimento capaz de estimular a proliferação dos queratinócitos para ajudar a regenerar epiderme fina e melhorar a aparência da pele envelhecida e enrugada. Este mecanismo de ação é baseado na terapia celular com uma comunicação célula-a-célula entre as células estaminais derivadas de tecido adiposo e queratinócitos, através da ação do fator de crescimento. Sua ação se dá em apenas sete dias. Representante no Brasil: Aqia.
Quinoa Brasil – Saponina de Quinoa – A Saponina de Quinoa é um subproduto da quinoa, que pode ser utilizado como um detergente natural. Além de limpar com profundidade, forma espuma abundante. Contém o apelo de ser um produto mais verde e de menor custo.
Solabia Biotecnológica – Solashield – Esferas brancas perolizadas compostas por ingrediente ativo Glycofilm, matriz interativa antipoluição; alginado de cálcio, um polissacarídio de origem marinha, e propanodiol de origem vegetal, as Solashields constituem uma nova geração de forma galênica, em 3D com propriedades físicas e biológicas, incluindo atividades interativas e antipoluição, as quais permitem a criação de um novo produto acabado e conceitos associados. As Solashields devem ser incorporadas em um gel transparente customizado: Solagel, recomendado pelas suas propriedades de interação com as esferas. Além de antipoluição, suas propriedades incluem proteção anti-UV, contra metais pesados e radicais livres e para o preenchimento de rugas.
Soliance Givaudan – Mariliance – Especialistas da francesa Soliance Givaudan em biotecnologia marinhas extraíram a essência da microalga vermelha Rhodosorus Marinus para oferecer Mariliance, um poderoso calmante neuroativo, que limita a produção de inflamação e reduz significativamente a sensibilidade da pele em 14 dias. Trata-se do primeiro ingrediente ativo capaz de reduzir a neuroinflamação e aumentar a longevidade da pele. Líquido, ele pode ser adicionado entre 1% e 3 % em fórmulas suaves neurocosméticas para a pele de um conforto de longa duração.
Symrise – Sucos Naturais de Plantas – Naturalmente e manualmente espremidos, a Symrise oferece a coleção de extratos Suco de Plantas Frescas, colhidos nas proximidades do seu local de produção para obter os mais frescos e inalterados extratos das mais tradicionais plantas, com propriedades hidratantes, calmantes e com uma excelente atividade antioxidante para a pele.
Technature – Hidrogel – Produzidos com Carrageninas e D-galactose sulfatado, os hidrogéis da francesa Technature criam um gel filmogênico que difunde os ativos da fórmula nos tecidos cutâneos. Qualquer que seja o formato, patchs de contorno dos olhos ou máscaras faciais, os hidrogéis são fáceis de usar e se adaptam aos contornos faciais, criando uma segunda pele. A empresa também oferece personalização do produto, com alterações de cor, ativos e formatos.
Uniproma GmbH – Sunsafe-Tio2M (SF-S) – Absorvente de UV inorgânico, revestido com dióxido de titânio, sílica hidratada, hidróxido de alumínio e dimeticona, que apresenta boa dispersibilidade, bloqueia efetivamente UV e melhora o FPS, além de elevada transparência e não irritante para a pele. Com foco em matérias-primas para proteção solar, a Uniproma é um dos maiores fabricantes da Ásia e especialista em filtros solares químicos e físicos. Também fabrica clareadores de pele, agentes hidratantes e uma série de carbômeros.
Vantage Specialty Ingredients – LipoFresh PTG – Trata-se de um emoliente de origem natural com propriedades antimicrobianas, que pode ser um substituto funcional triclosan. O LipoFresh PTG é uma solução sinérgica de etilo e laurato de lauroílo arginate laurato de glicerilo num sistema solvente pentileno glicol. Esta tecnologia patenteada utiliza um sal de bioativo de libertação controlada para a eficácia estendida a um longo período de tempo. Os estudos in vitro demonstraram a atividade contra várias classes de bactérias gram-positivas e gram-negativas, bem como as leveduras e bolores, sendo tão eficaz como o triclosan em níveis semelhantes de uso. A eficácia foi demonstrada em sistemas aquosos e em emulsão.
Novos ativos contra o envelhecimento
Proteger a pele dos danos que causam ou, melhor ainda, reverter os sinais do envelhecimento são sem dúvida o grande combustível de inovação da indústria cosmética. Novidades em ativos que prometem agir contra os efeitos da idade são sempre buscadas e apresentadas pelas empresas fornecedoras de insumos.
A empresa norte-americana TRI-K apresentou o Baobab Tein NPNF, um ingrediente exótico derivado da árvore africana baobá, que resiste a climas severos. A empresa utilizou a tecnologia de oligopeptídeos para desenvolver um bioativo exclusivo e multifuncional que protege a pele do fotoenvelhecimento. Em testes in vitro e in vivo, o ingrediente protegeu a pele do estresse causado por raios UV, limitando o fotoenvelhecimento em um estudo de senescência celular, e fortaleceu significativamente a função de barreira, para proteger e reter a hidratação. A saúde do DNA foi substancialmente recuperada após exposição aos raios UV, restringindo a ruptura da cadeia dupla (DSBs, na sigla em inglês) e a formação de lesões que aceleram o envelhecimento. Além disso, aminoácidos nutritivos ajudaram a melhorar a saúde geral da pele, mantendo-a macia e suave.
Dois lançamentos da Croda vieram atender à demanda por produtos anti-idade. Renata Sofredini, gerente de marketing de personal care, destacou dois deles: Optim Hyal, um ácido hialurônico otimizado que suaviza as rugas além da superfície, hidratando também as camadas mais profundas da pele e estimulando sua elasticidade e resistência, e o Majestem, desenvolvido através da tecnologia HTN, que é padronizado em ácido leontopódico e promove ação firmadora e efeito lifting no rosto, colo e pescoço.
Clareadores são tendência
Esta edição mostrou que uma característica dos países asiáticos, onde os produtos para clareamento da pele são uma verdadeira obsessão, começa a despontar por aqui também. Além do ativo da Induchem, o Brightenyl, comercializado no Brasil pela Sarfam, que conquistou o terceiro lugar do Prêmio Itehpec, o ReGeniStem Brightening, da Lonza, é um exemplo de ativo para skin care com foco em iluminação, clareamento e uniformidade do tom da pele. De acordo com Vanessa Arruda, gerente de marketing para a América do Sul, o ingrediente, que é derivado das células-tronco meristemáticas de alcaçuz, tem como alvo corrigir as imperfeições da pele e ajudar a melhorar o tônus da pele em geral. “É facilmente solúvel em óleo e possui alta performance com foco em iluminação da pele”.
O Beracare BBA, lançamento da Beraca, é outro exemplo. O ativo 100% natural e com certificação orgânica contribui coma redução de manchas, uniformizando a tonalidade da pele e restaurando sua luminosidade. O produto pode substituir de forma natural o alpha-arbutin, que é amplamente usado pela indústria, mas pode causar efeitos colaterais indesejados. O ativo promete ainda função antienvelhecimento, estimulando a produção de ácido hialurônico e colágeno.
O clareamento também foi alvo da participação da Symrise, que mostrou o conceito The Plus Beauty, que oferece soluções all-in-one para os segmentos de sun care, produtos para clareamento e desodorantes. O conceito Brightening explora o efeito iluminador, desde os ativos para peles mais maduras, que querem uniformização e ação anti-aging, até as mais jovens, que buscam clareamento e controle da oleosidade em um produto com uma fragrância que remeta a frescor. “A formulação garante a mais alta eficiência e fragrâncias que se harmonizam com o conceito”, destacou Tatiana Gargalaka, gerente de marketing.
Hair Care em destaque
Na edição da in-cosmetics realizada no Brasil, onde os cabelos são uma das maiores preocupações das mulheres quando o assunto é beleza, não poderiam deixar de serem destacadas as inovações para o segmento. Por isso, o principal destaque da Croda foi o Crodabond CSA, produto que já apresentava benefício reconhecido em selagem das cutículas. Novos estudos comprovam agora eficácia no reparo duradouro das pontas duplas. Quanto aos lançamentos, Renata Solfredini, gerente de marketing de personal care, aponta o Apiscalp, um ativo que controla a microflora do couro cabeludo, reduzindo a irritação escamação e restaurando a integridade epidérmica do couro.
A Bandeirante Brazmo apresentou na feira a linha Lipcuat, da Nanovec, que oferece produtos nano multifuncionais com carga positiva e de alta aderência com a fibra capilar, desenvolvidos para oferecer soluções integrais para os diferentes tipos de cabelos. Uma membrana de fosfolipídios de lecitina de soja e polímeros catiônicos específicos integram a composição dos Lipcuats, que aderem à superfície do cabelo, resistem ao enxague e penetram profundamente nos fios, onde liberam os ativos veiculados.
Em resposta à mais recente tendência em hair care, Low Poo, que busca reduzir o uso de xampus tradicionais, a MCassab apresentou uma sugestão de formulação de xampu Low Poo, isento de sulfato e outros derivados de petróleo. A empresa também apresentou uma sugestão de condicionador que limpa e condiciona, dispensando o uso do xampu, indo de encontro à tendência No Poo, que consiste em não usar xampus, mesmo os sem sulfato.
A Chemyunion lançou o Fibroforce, um novo ativo cosmético especialmente desenvolvido para dar força aos cabelos tratados quimicamente ou originalmente frágeis que precisam de cuidados especiais. Sua estrutura proteica baseada na fibroína adere à fibra capilar oferecendo aumento da força e recomposição imediata das propriedades mecânicas do cabelo.
Já o RootBioTec HO, um novo ingrediente derivado do extrato das raízes do manjericão e de tecnologia sustentável, é um poderoso ativo contra perda capilar lançado pela suíça Mibelle Biochemistry, foi uma das muitas novidades da Focus Química no evento.
Tecnologia em maquiagem
A Kobo destacou o ganho em performance, custo e tempo com o uso das dispersões pigmentárias. A empresa consegue reduzir ao máximo o tamanho das partículas de pigmento durante o processo de moagem, para aumentar a força colorística dos pigmentos e proporcionar uma alta cobertura com brilho e conforto durante a aplicação. “Além dos benefícios conseguimos comprovar o dobro de produtividade em fábrica na produção de batons quando se comparar pigmentos convencionais e as dispersões pigmentárias da Kobo, ou seja, uma enorme economia em mão de obra e custo fabril”, ressaltou Isabella Borges Rathol, gerente de vendas.
Os pigmentos da Kobo foram empregados em protótipos de produtos apresentados pela MCassab, entre eles um batom com duas funções, batom líquido e blush, e outro produto dois em um que reúne delineador e máscara. Andréa Adams, gerente de desenvolvimento de produto, ressaltou que o processo de fabricação é totalmente a frio. A empresa também mostrou um batom líquido de efeito mate. “O grande segredo da formulação para o efeito mate é o uso do silicone híbrido KSP 102, que possui o tamanho de partícula ideal para o efeito mate visual. Além disso, suas multicamadas com diferentes índices de refração impedem qualquer aparecimento de luminosidade na pele”.
O mercado de color cosmetics também está inovando em esmaltes. A Focus Química levou para a feira a linha de bases tecnológicas de esmaltes de unhas da Polychromatic (EUA), 5-Free e soluções diferenciadas entre bases e top coats, além de formulações gel look (sem luz led) e inovações em formulações híbridas, originando uma gama de produtos inéditos na categoria.
Outra novidade apresentada pela Focus foram o novos pigmentos microencapsulados da linha CameleonCaps, da israelense Tagra Biotechnologies. Eles são fabricados a partir de um polímero à base de celulose, proporcionando novas possiblidades aos formuladores, como criação de formulações transparentes antes da ruptura dos pigmentos, em géis, emulsões, espumas e pós.
Novas formas de hidratar
A Clariant levou para a in-cosmestics a linha Plantasens Serums. As soluções são compostas por misturas lipídicas, com alta concentração de nutrientes para todos os tipos de pele. Os hidratantes são compostos por vitamina A, D, E, ácidos essenciais e antioxidantes (fitoesteróis). Cada essência foi desenvolvida para gerar excepcional desempenho estético. Além de hidratar, as soluções também proporcionam experiências sensoriais. São oferecidas soluções diferentes para peles secas, oleosas, normais, com manchas e sensíveis.
A Focus destacou o ativo da empresa francesa Stéarinerie-Dubois, o Dub Shorea T, uma manteiga multifuncional de significado sagrado aos budistas, que previne o ressecamento e o desenvolvimento de rugas. O ativo também é capaz de reduzir a degeneração das células e restaurar a flexibilidade da pele.
A Dow levou ao evento sua mais nova tecnologia para emulsões corporais, EcoSmooth Delight, que agrega maciez e hidratação para todo o corpo e rosto com toque seco e aveludado, por muito mais tempo, e possibilita diversas aplicações. Incorporado a produtos de cuidado com a pele, como cremes e loções para rosto e corpo, proporciona uma experiência sensorial única, deixando a pele macia e agradavelmente hidratada.
A Chemyunion desenvolveu o Acqua Bio, um extrato vegetal rico em arabinogalactanas, uma classe de polissacarídeos, com alto grau de ramificação e de alto peso molecular que promove a hidratação natural da pele bem como sua homeostase. O ativo estimula a pele a sintetizar moléculas que promovem a sua própria hidratação e a mantém por um tempo mais prolongado. Esse mecanismo de hidratação biológica garante uma pele mais saudável. Testes in vivo (TEWL e Corneometer) realizados com voluntários, que utilizaram o produto contendo 3% de AcquaBio, demonstraram que o efeito já pode ser aferido a partir do terceiro dia e se mantém mesmo após o encerramento da aplicação do produto por até 72 horas.
Formulações livres de parabenos
Os novos produtos Solbrol TP, Solbrol CP e Solbrol SP, lançados pela Lanxess, protegem as formulações de contaminações microbiológicas, atendendo simultaneamente a crescente demanda por produtos livres e parabenos e com certificação Ecocert. Ana Regina Coimbra, especialista em aplicações cosméticas na Lanxess, explica que, além de misturas especialmente para preservação paraben free, a linha Solbrol também conta com conservantes tradicionais.
Além das matérias-primas, foram apresentados produtos finais que incorporam inovações e tendências, selecionados pela Mintel. Analistas de pesquisa da empresa global de pesquisa explicaram as características desses produtos em apresentações específicas.
Liquid Powder FPS 45 (Dermage, Brasil) – Base líquida totalmente livre de óleo. A fórmula proporciona cobertura e cor e trata a pele, hidratando e protegendo a pele contra o envelhecimento. Um poderoso complexo antioxidante também promove um efeito lifting imediato, diminuindo linhas finas.
Secrets Professional BB Hair Spray Bifásico (Mago Cosméticos, Brasil) – Oferece oito benefícios para o cabelo: proteção solar e térmica, hidratação, restauração, brilho, suavidade, redução do frizz e prevenção de quebra.
L’Oréal RevitaLift Blur (L’Oréal, Brasil) – O produto é adequado para mulheres de trinta a cinquenta anos de idade. Ele contém tecnologia Opti-Blur para apagar imediatamente o aparecimento de rugas, linhas de expressão, pele brilhante e poros abertos, proporcionando um acabamento fosco. Segundo o fabricante, sua textura aveludada combina perfeitamente com a pele, transformando-a para criar uma superfície perfeitamente macia e lisa.
L’Avanté Maxylash Tratamiento Cejas (Biotecnik, Colômbia)- Em linha com a tendência de cuidados com a sobrancelha, o produto contém um complexo vitamínico Matrikine com pantenol para proporcionar a restauração, reparação das condições das sobrancelhas, tornando-as mais espessas e definidas.
Recamier Vitane Advance BB Masque Hair System (Laboratorios Recamier, Colômbia) – O produto contém Poli-Nat, um polímero desempenho multifuncional disse para controlar o volume; e complexo V, uma combinação de ativos, disse para reparar o córtex do cabelo e duradoura nutrir a fibra do cabelo da raiz às pontas.
Oil-in-Cream Oil Replacement Cream (L’Oréal, Índia) – É um grande exemplo de uma multinacional usando códigos culturais tradicionais para criar um novo produto para o mercado indiano. É também uma versão hair care da tendência de tratamentos noturnos, que estão na moda na Ásia e crescendo no Ocidente.
Water Drop Hydrating Sleeping Mask (Watsons, Malásia) – Combinação de duas tendências de skin care nos mercados asiáticos: tecnologia da gota da água e máscaras de dormir. A máscara é para proporcionar hidratação instantânea e bloquear a perda de água para rejuvenescer a pele durante a noite. Sua textura creme transforma em gotas de água quando aplicada e contém partículas encapsuladas de jojobas azuis em uma essência hidratante
Hidden Foundation (Chochosfactory, Coreia) – Próxima evolução de compactos de almofada, com uma base para ser aplicada diretamente no rosto a partir da esponja agregada ao produto.
Pearls for the Tips of Lashes (Sephora, Espanha)- Produto para os olhos exemplo de movimento da nairl art para o eye art.
GlamGlow Daily Treatment Cleanser (Estee Lauder, Reino Unido) – Limpador Mud-to-foam para a pele problema, desenvolvido para mudar a cor dissolver em seguida, retirando e impurezas que obstruem os poros, resultando em uma pele limpa e matificada. Ele contém tecnologia Teaoxi, K17 e argilas do Mediterrâneo, carvão de bambu e extrato de sementes de cominho preto.
Conditioning Cocktails (ORS, EUA) – Exemplo de Mixologia e da personalização tendências, utilizando o estilo de embalagem de iogurte para o pote de um produto de duas etapas.
Ferramentas de TI para o setor
A filial da empresa belga Lisam Systems Brasil iniciou em setembro suas atividades em São Paulo e participou da in-cosmetics para apresentar ao público dos segmentos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria suas soluções em software. A empresa presta serviços e oferece software para o gerenciamento de saúde, segurança e meio ambiente a indústrias que operam nos setores químico, cosmético, farmacêutico, energético, de detergentes, tintas e revestimentos, entre outros. Suas operações estão em conformidade com o GHS – Sistema Globalmente Harmonizado de classificação e rotulagem de produtos químicos – e com a legislação de diferentes regiões do mundo.
A liderança nacional da Lysam está a cargo de Marcus da Matta, que também exerce o cargo de CEO da EcoAdvisor Associados. Matta é doutor em Ciências pela Faculdade de Medicina da USP, especialista em Gestão Ambiental pela Faculdade de Saúde Pública da USP e atua, desde 2001, como consultor na área regulatória de segurança química e toxicologia. “A atuação no mesmo espaço físico permite total sinergia entre as empresas Lisam System e a EcoAdvisor, que possui um grupo de especialistas em avaliação de risco de produtos químicos e processos industrias, enquanto que, na Lisam, há especialistas na área regulatória, avaliação de perigo e tecnologia da informação”.