Colgate vai bem no Brasil, mas reduz lucro e receita no trimestre
A multinacional americana de produtos de higiene, cuidados pessoais e limpeza Colgate-Palmolive viu seu lucro líquido recuar 13,7% no segundo trimestre, para US$ 524 milhões, na comparação anual. A receita da companhia encerrou o período de abril a junho em US$ 3,83 bilhões, queda de 0,5% antes o mesmo período de 2016.
A americana – dona de marcas como Colgate, Sorriso, Pinho Sol e Ajax – foi afetada por um recuo de 1% nos volumes associado a perdas cambiais, que foi parcialmente compensado por um aumento de 1% nos preços.
Já a última linha do balanço foi atingida por uma baixa contábil de US$ 115 milhões, relacionada a um programa de reestruturação de operações iniciado em 2012.
Na América Latina, a companhia informou aumento de 7% nas vendas, destacando o aumento dos volumes no Brasil, na Argentina e nos países andinos.
“O segundo trimestre foi desafiador. As vendas líquidas diminuíram 0,5% e as vendas orgânicas foram equivalentes ao mesmo trimestre do ano passado, abaixo das nossas expectativas, como resultado da desaceleração contínua na América do Norte e desafios na Ásia-Pacífico”, disse Ian Cook, presidente da companhia, em nota. “Apesar disso, fomos estimulados por mais um trimestre de forte crescimento de vendas orgânicas na América Latina e pelo avanço nas vendas orgânicas de alimentos para animais de estimação Hill’s”.
Fonte: Valor