Assim como as vendas de produtos de skin care para combater os sinais de envelhecimento da face dispararam em todo o globo nos últimos anos, os itens de body care começam a pesar na demanda dos consumidores preocupados em estender esses cuidados também para a pele do corpo.
Produtos que combatem a celulite e a flacidez corporal são alguns dos claims explorados para a venda de produtos de cuidados com o corpo, que em 2018 movimentaram US$ 1,865 bilhões no Brasil, com crescimento de 26,3% nos últimos cinco anos, segundo a Euromonitor, que prevê um ritmo de crescimento constante de 4,2% ao ano até 2023, quando deverão atingir US$ 2,295 bilhões.
No cenário global, o ranking de vendas no varejo de cuidados com o corpo é liderado pela Beiersdorf, no qual também figuram duas brasileiras: Grupo Boticário na 8ª posição e Natura na 5ª posição, que deverá subir ainda mais posições este ano com a aquisição da Avon, que aparece em 9º lugar. No mercado brasileiro, Natura e Grupo Boticário lideram.
BODY CARE
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Cuidados específicos
Embora a Natura lidere o mercado brasileiro de produtos de cuidados com o corpo, com um amplo portfólio de produtos para hidratação, a empresa não oferece produtos com ativos específicos para tratar a celulite e a flacidez corporal. Por sua vez, o Grupo Boticário oferece opções na linha Cuide-se Bem e também na marca Eudora.
Cuide-se Gel Creme Bem Anticelulite, lançada pelo Boticário no final do ano passado,promete resultados em dois meses de uso. A formulação, que contém concentração de 3% de cafeína, ajuda na redução da retenção de líquido e do inchaço, além de eliminar toxinas, minimizando o aspecto de casca de laranja na pele.
A marca Eudora, também do Grupo Boticário, lançou este ano o Gel Creme Anticelulite, que possui 3% de cafeína pura, além de carnitina, molécula já produzida pelo corpo, que fica alojada nos músculos e tem como função principal transformar a gordura em energia. No tratamento da pele, a molécula ajuda a dissolver os acúmulos adiposos que formam a celulite, atuando diretamente na quebra de gordura. O uso prolongado e as massagens diárias promovem uma drenagem linfática, que contribui para a redução da celulite profunda, da retenção de líquidos e inchaços.
A líder mundial Beiersdorf também se destaca no mercado brasileiro com produtos voltados a tratar a celulite e a flacidez. Um deles é o Nivea Bye Bye Celulite Firmador Com L-Carnitinae Coenzima Q10, que atua diretamente nas células de gordura, ajudando a melhorar o aspecto da celulite e a firmeza da pele, além de manter sua elasticidade e ajudar na prevenção da formação de novas celulites. Sua fórmula conta com Coenzima Q10 que estimula a renovação celular e a combinação de Extrato de Lótus e L-Carnitina, que transformam gordura em energia, ajudando a reduzir a gordura localizada.
Para combater a flacidez, Nivea oferece o Hidratante Firmador Q10 com Vitamina C, com versões para pele seca e para todos os tipos de pele. As formulações trazem os benefícios dos antioxidantes Q10 e Vitamina C, que combatem os radicais livres, prometendo melhorar a elasticidade da pele em dez dias. A versão para pele seca conta ainda com óleo de amêndoas.
Dermocosméticos e indiebrands
O que se percebe é que, muito mais do que as empresas de produtos massa, marcas de dermocosméticos e voltadas para o mercado estético profissional sãoas mais dispostas a lançar produtos com ingredientes ativos específicos para tratar a celulite, gordura localizada e flacidez.
A Bel Col, por exemplo, oferece o Multicream Bel Col, com Cafeisilane C, ginkgobiloba, centella asiática, gengibre, algas marinhas e óleo essencial de lavanda, que é indicado principalmente para o auxilio na redução da celulite, da gordura localizada e da flacidez, ativando a microcirculação, promovendo ação anti-inflamatória e hidratante, normalizando a produção de colágeno, reduzindo medidas e celulite, além de desintoxicar, estimular, energizar, regenerar e manter o tecido cutâneo.
Já o Hot Slim, da Buona Vita, é um creme para massagem com Nicotinato de Metila, cafeína, óleo de semente de uva, extrato de cravo-da-índia, gengibre e efosfatidilcolina. O produto promove o aquecimento da pele, melhora a circulação periférica e contribui para uma melhor absorção da cafeína, que reativa o mecanismo celular, causa lipólise dos triglicerídeos e reduz o tamanho das células de gordura, auxiliando nos tratamentos de redução da celulite e da gordura localizada.
Lipofeme Creme Firmante, da Extratos da Terra, promete promover efeito lifting no corpo e minimizar o envelhecimento cutâneo. Formulado para combater a flacidez e aumentar a elasticidade da pele, combina quatro ativos: DMAE nanoencapsulado, complexo de elastina e colágeno, Xantalgosil e Hydroxyprolisilane. De acordo com testes de eficácia, 93% dos voluntários sentiram a pele mais firme em apenas quatro semanas.
O Raavi Gel Creme Fittie atua na quebra de adipócito, auxiliando na redução de medidas e na organização das fibras de colágeno. Sua formulação traz cafeína nanoencapsulada, combinada com Hydroxyprolisilane, centella asiática e os óleos de semente de abóbora, de amêndoas doces e de girassol,que agem para redução de medidas, firmeza, elasticidade.
Três frentes de ação
A estratégia para o desenvolvimento de produtos para combater a celulite, segundo Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia e perfumista, é entender quais são as três frentes ações possíveis. A primeira delas é a melhora do relevo cutâneo. “Conseguimos isso por meio do aporte de substâncias restauradoras do manto hidrolipídico e também de ingredientes que imediatamente melhoram a homogeneidade da superfície da pele, como ácido hialurônico e seus derivados, NMF (PCA sódico), aminoácidos, peptídeos específicos, vitaminas hidrofílicas e compostos lipofílicos, entre outros”.
Sonia Corazza, engenheira química especializada em cosmetologia e perfumista
“A segunda ação é a ativação da lipólise, onde reina a clássica cafeína em todas as suas formas de aporte, como liposomas, nanosferas e também blends que associam outros compostos sinérgicos”, explica. A melhora da drenagem de toxinas, para a qual figuram os clássicos extratos vegetais e melhoradores da microcirculação periférica, é a terceira ação.
“Sempre é importante citar que a celulite está intimamente ligada aos ciclos hormonais femininos, nos quais o impacto estrogênico atua como modificador negativo para o aspecto da geral da pele”, completa.
Ativo combinado
Na plataforma de especialidades cosméticas, desenvolvida pela Brenntag, um dos destaques é o Slim EC3, um ingrediente ativo que auxilia na eliminação da gordura corporal, reunindo a ação de três ingredientes ativos: óleo de camélia, carnitina e esculina, que apresentam mecanismos de ação diferentes, que combinados irão promover a quebra e a eliminação da gordura.
Norma Clarice, especialista de Laboratório da Brenntag
Segundo Norma Clarice, especialista de Laboratório da Brenntag, o óleo de camélia é composto por 80% de ácido oleico (C18), um ácido graxo de cadeia longa que é capaz de ativar os receptores responsáveis pela quebra do triglicerídeo. “Estudos recentes mostram que uma das rotas de mobilização da gordura é através dos FFAR (Free Fatty Acid Receptor), receptores de ácido graxo livre que são expressos em vários tecidos, principalmente o adiposo. Estes receptores são ativados por ácidos graxos saturados e insaturados de cadeia longa (C18-22) e realizam a quebra do triglicerídeo em frações menores, como diglicerídeos e monoglicerídeos. Essas frações menores são mais facilmente eliminadas pelo organismo”, explica.
A carnitina, por sua vez, é responsável por transportar ácidos graxos livres provenientes pela quebra dos triglicerídeos para a mitocôndria, facilitando a oxidação e a geração de adenosina trifosfato (ATP). Dessa forma, irá evitar que os ácidos graxos livres sejam revertidos em triglicerídeos. “Complementando, temos a esculina que, assim como a cartinina, favorece a eliminação desses ácidos graxos livres, uma vez que promove a microcirculação e a drenagem”.
Norma ressalta que um estudo clínico realizado com gel redutor contendo 5% de Slim EC3 em associação com 3% de cafeína, em 25 voluntárias, que aplicaram o produto duas vezes ao dia, demonstrou sua eficácia. “Após 56 dias, 68% das voluntárias apresentaram diminuição significativa na profundidade da depressão da celulite”.
Além do Slim EC3, Norma lembra que a Brenntag também conta com soluções dentro de seu portfólio de ativos para firmeza e elasticidade da pele. Em sua linha de óleos e manteigas vegetais, é possível encontrar diversas opções de ingredientes naturais ricos em ácidos graxos, nutrientes e proteínas. “São hidratantes altamente eficazes e com nutrientes necessários para promover maciez e hidratação para atender quem busca melhora da saúde e equilíbrio da pele com visíveis melhorias de textura e firmeza”, completa.