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Como o Covid-19 afeta os cuidados pessoais e a beleza na China

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Não há dúvida de que o atual surto epidêmico influenciou profundamente a vida diária dos consumidores e, além do impacto sobre alimentos e transporte, estima-se que mudanças também serão testemunhadas no comportamento de compra dos consumidores em produtos de beleza e cuidados pessoais.

De acordo com o painel de beleza da Kantar Worldpanel, antes do surto de Covid-19, o tráfego geral do setor de cuidados pessoais era relativamente estável.

Entre todas as subcategorias, os cuidados com a pele ganharam mais tráfego, enquanto os cosméticos em cores ganharam o maior crescimento ano a ano até 24 de janeiro de 2020.

Como serão as categorias de cuidados pessoais e beleza após o surto de Covid-19?

A Kantar tem as seguintes previsões:

1. Influência de curto prazo no cuidado do cabelo

Durante o surto de SARS em 2003, não havia uma política oficial de quarentena por parte do governo; portanto, a maioria dos consumidores ainda mantinha seu ritmo regular de trabalho e vida cotidianos, mas, ao voltar para casa, se preocupava mais com a rotina diária de cuidados pessoais. Isso impulsionou certas categorias de limpeza, como xampu para cabelos e lavagem do corpo.

Porém, durante a recente situação epidêmica da Covid-19, sob as rígidas sugestões e políticas (semi) de quarentena, os consumidores ficam em casa a maior parte do tempo (até 14 dias) sem sair e trabalhar em casa. amplamente aceito por muitas empresas.

Nesse cenário único, os consumidores diminuíram sua frequência de lavagem de cabelo e “sem lavagem de cabelo” tem sido um hash tag popular nas mídias sociais. Por exemplo, em Sina Weibo, o tópico “número de dias sem lavar o cabelo” tem mais de 65.000 discussões e mais de 379 milhões de visualizações de página.

Pode-se prever que, em um curto período, as categorias relacionadas, como xampu, condicionador, terão uma queda nas compras. Mas a médio e longo prazo, com o alívio da situação epidêmica e as pessoas voltando ao trabalho, a categoria de cuidados com os cabelos começará a se recuperar em breve.

2. Grande impacto em cosméticos e fragrâncias de cor

Enquanto os consumidores ainda usam lavagens corporais e xampus para cabelos com alguma frequência, os cosméticos coloridos parecem ser menos relevantes, pois a maioria das mulheres fica dentro de casa e a maior influência deve aparecer nas duas semanas após o Ano Novo Lunar da China.

Estima-se que, durante o surto atual ou mesmo algum tempo após o término do surto, a recuperação dos cosméticos coloridos seja relativamente lenta, pois a proteção no rosto durará algum tempo.

Apesar do enorme impacto, há alguns sinais encorajadores quando você considera o novo estilo de vida e estilo de trabalho entre as gerações jovens.

A crescente popularidade de videoconferência, namoro com vídeo, selfies e transmissão ao vivo nas redes sociais significa que muitos jovens consumidores ainda usam maquiagem, e algumas mulheres sofisticadas até inventaram “estilos de maquiagem com máscara facial”, que se concentram mais na maquiagem dos olhos. Em Sina Weibo, o tópico “itens indispensáveis ​​para maquiagem de máscaras” ganhou mais de 14.000 discussões e mais de 8,9 milhões de visualizações de páginas até 20 de fevereiro.

Para fragrâncias, devido à menor socialização fora de casa durante o surto epidêmico combinado com o aumento do uso de fluido desinfetante/spray, o número de ocasiões de uso de fragrâncias reduzirá significativamente.

3. Sensibilização crescente para a limpeza do corpo, os cuidados com a pele também ganharão mais atenção

A limpeza do corpo é certamente uma categoria de herói durante o surto epidêmico. Além disso, devido aos longos períodos de permanência em casa, à falta de exercício e ao uso de máscaras faciais, o status da pele facial também será influenciado, incluindo o problema de embotamento da pele, rugosidade devido ao atrito e sensibilidade, o que exigirá mais cuidado. E com a crescente frequência de lavagem das mãos, haverá uma necessidade crescente de creme para as mãos.

Esses fatores impulsionarão a recuperação da categoria de cuidados com a pele, especialmente aqueles produtos com os benefícios de manter a pele saudável.

4. A próxima estrela em ascensão: Produtos favoráveis ​​ao meio ambiente

De acordo com uma pesquisa de sustentabilidade realizada pela Kantar Worldpanel em 2019, mais da metade dos consumidores chineses presta muita atenção à “sustentabilidade”, o que está principalmente relacionado à saúde.

Como o surto de Covid-19 é considerado como a vingança da natureza, no futuro, espera-se que os consumidores mostrem mais cuidado com a Mãe Natureza. Isso, juntamente com a educação continuada da mídia e das marcas relacionadas à sustentabilidade, significa que produtos com elementos ecologicamente corretos ganharão mais preferência entre os consumidores, o que provavelmente inspirará a indústria da beleza a integrar a sustentabilidade na estratégia da marca e se concentrar mais em produtos com os conceitos “natureza” e “saúde”.

Embora a previsão é de que as categorias de cuidados pessoais e beleza sofrerão um grande impacto durante o surto epidêmico, com o aumento da conscientização da saúde entre os consumidores e a recuperação da vida diária normal e da frequência de saídas, diferentes categorias começarão a se recuperar em momentos diferentes .

Estima-se que os cuidados com os cabelos retornem relativamente rápido e depois com os cuidados com a pele; enquanto para cosméticos coloridos, pode levar algum tempo até que os consumidores sintam que é seguro remover sua máscara facial.

 

 

 

 

 

Fonte: Kantar Worldpanel 04.03.2020

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