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Cosmetic Innovation - Know More. Create More.Beautystreams Embalagem & Design RadarComo os estilos de vida modernos influenciam as tendências nas embalagens de beleza

Como os estilos de vida modernos influenciam as tendências nas embalagens de beleza

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Descubra as principais tendências e movimentos que estão influenciando os estilos de vida do consumidor hoje e aprenda como criar inovações em embalagem que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores modernos.

FALTA DE TEMPO 

Os tempos estão mudando; os consumidores de hoje viajam mais e levam vidas cada vez mais ocupadas, com uma tendência a fazerem tudo “no caminho”. À luz disso, os consumidores estão se voltando para um estilo de vida mais prático, com as empresas de design de embalagens desenvolvendo soluções adaptadas às suas necessidades. 

Com a falta de tempo para gastar em cuidados pessoais de forma regular, os consumidores estão procurando produtos que proporcionem uma rotina tão breve quanto possível, e que sejam fáceis e convenientes para carregar quando viajam. Simplificar o processo de compra e fornecer soluções de embalagem orientadas por conveniência são elementos-chave que as marcas devem ter em mente para atrair esses consumidores com pouco tempo disponível.

FALTA DE TEMPO – Impacto nas embalagens

Esta crescente mobilidade entre os consumidores levou a um aumento nas embalagens em miniatura, tamanhos para viagem, que podem ser usadas durante o trânsito ou mantidas em uma bolsa, carro ou mesa, para retoques. Essa tendência encolheu o tamanho das embalagens e as empresas passaram a desenvolver embalagens que oferecem funcionalidades e aplicações convenientes enquanto o consumidor multitarefa está em trânsito. Além disso, entre as inovações da indústria da beleza, estão os produtos dois em um e os compactos empilháveis.

VIAJAR DE FORMA AMIGÁVEL

A tendência para os mini-produtos foi motivada por consumidores que viajam constantemente, que precisam de produtos de tamanho para viagem para obter a segurança do aeroporto, sem a necessidade de verificar os líquidos nas malas. Mas agora, a demanda por esses produtos também vem de um conjunto mais amplo de consumidores.

Um desses grupos é o consumidor sensível ao preço, para os quais produtos em miniatura significam poder experimentar formulações proibitivamente caras em seus tamanhos originais.

No início deste ano, a MAC lançou a Little MAC, uma coleção dos produtos mais vendidos pela marca, o que a mesma denomina de “pequenos tamanhos”. Na linha estão os batons de 1,8 gramas por US$ 10 e o Strobe Cream de 30ml por US$ 12, o que a MAC afirma serem produtos “amigáveis ao aeroporto”.

CONVENIÊNCIA FORA DE CASA

As marcas estão buscando tornar a aplicação de maquiagem e cuidados com a pele conveniente e simples, com vários produtos frequentemente contidos em uma única embalagem. Entre os desenvolvimentos estão os produtos compactados com elementos empilháveis, os mix-and-match e as bisnagas que combinam dois produtos em um. Isso traz valor agregado ao consumidor, ao mesmo tempo que permite que as marcas sejam mais criativas em como elas apresentam produtos de forma conjunta.

A empresa alemã Corpack lança o Click-n-Match, que permite que produtos de dois volumes diferentes sejam combinados em uma embalagem final única. Esta última iteração do sistema de embalagem do Twin Pack da marca pode ser reabastecida e foi projetada para comportar produtos complementares, tais como shampoo e condicionador ou gel de banho e loção corporal.

ULTRA FINO

A preocupação da moda com uma silhueta esbelta também se infiltrou no mundo da beleza. Várias marcas estão lançando soluções de embalagem que sejam finas e discretas, desde batons em forma de bala até compactados ultrafinos.

A Toly, uma empresa de embalagens com sede em Malta, lança a Ultraslim, uma linha de compactados que podem conter grandes ou pequenos compartimentos para blush, sombras de olhos ou pó, que são projetados para caber facilmente em uma bolsa pequena, usada à noite.

VERDE E CLEAN 

Uma mudança entre os consumidores em direção a um estilo de vida mais saudável e amigável ao meio ambiente está direcionando as marcas para a inovação rumo à embalagem verde. Os consumidores em todo o mundo estão cada vez mais conscientes de como suas compras afetam o meio ambiente e a sociedade em geral, e estão buscando embalagens com credenciais verdes. Os millenials, em particular, estão preocupados com as mudanças climáticas, procurando produtos que reduzam a poluição e poupem recursos naturais, e que tragam benefícios tanto para eles quanto para a sociedade como um todo. Eles também estão dispostos a pagar um preço mais alto por produtos que eles percebam como amigáveis ao ambiente e ainda mais por aqueles fabricados sem o que consideram ingredientes tóxicos. 

As marcas de beleza precisam encontrar oportunidades para combinar produtos amigáveis ao ambiente e não tóxicos, a fim de se conectar com este grupo de consumidores de forma holística. E enquanto os consumidores procuram opções saudáveis e não tóxicas, eles tampouco estão dispostos a comprometer-se quanto ao valor, eficácia e design dos produtos.

VERDE & CLEAN – Impacto nas embalagens

As marcas de beleza e as empresas de embalagem estão desenvolvendo soluções e produtos verdes para satisfazer esses compradores conscientes do meio ambiente. Eles refletem o desejo dos consumidores de comprar produtos que sejam éticos e sustentáveis.

Com inovações como o uso de plásticos reciclados e embalagens que podem ser reabastecidas, fornecedores e marcas estão lidando com a sustentabilidade, empregando materiais avançados e de alto desempenho. 

EMBALAGEM REUTILIZÁVEL

Os compradores conscientes do meio ambiente podem misturar e combinar produtos nessas soluções de embalagem com a frequência que eles desejarem, sem terem que descartar a embalagem.

Essa ideia leva a tendência de personalização para o próximo nível, enquanto atrai a sensibilidade verde dos consumidores. Isso otimiza os recursos e incentiva a reutilização entre os consumidores.

A Eco Lips, uma marca com sede em Cedar Rapids, Iowa, lançou a Pogo, uma linha de bálsamos labiais em embalagens recarregáveis. A embalagem do bálsamo para os lábios é feita a partir de plástico de consumo reutilizado, além de ser recarregável. O produto em si, por sua vez, é orgânico, possui certificado de comércio justo, é livre de glúten e de crueldade, afirma a marca.

EMBALAGEM HÍBRIDA

Os fornecedores de especialidades estão desenvolvendo soluções inovadoras de embalagens híbridas que combinam filme e papel, criando uma nova e sustentável opção para sachês de cosméticos.

A empresa alemã Treofan desenvolveu a HybraPack, que afirma combinar “a performance tecnológica do filme BOPP com as características ópticas e táteis do papel”. A empresa oferece opções ecológicas para marcas, com o filme feito com polímeros biodegradáveis derivados de matérias-primas renováveis, e a laminação realizada sem o uso de adesivos.

100% BIODEGRADÁVEL

Novos materiais de embalagem ecológica oferecem uma solução para o problema global dos resíduos de plástico, fornecendo uma alternativa funcional e elegante. Apesar de terem as propriedades práticas do plástico, estas soluções são totalmente biodegradáveis.

A Sulapac, uma empresa finlandesa, produz embalagens totalmente biodegradáveis feitas de madeira de florestas nórdicas, cultivada de forma sustentável. Os revestimentos que a empresa desenvolveu para essas embalagens fazem com que os frascos e bisnagas da Sulapac possuam barreiras resistentes à água, oxigênio e óleo, que são comparáveis às barreiras que o plástico proporciona.

EMBALAGEM ANTIMICROBIANA

Para abordar um maior interesse em embalagens antimicrobianas na área de saúde e higiene, os fornecedores estão desenvolvendo embalagens concebidas para ajudar no combate à propagação de infecções.

A Tincture é uma empresa britânica que fabrica produtos de limpeza naturais em embalagens estilosas. Seus frascos recicláveis são desenvolvidos pela M & H Plastics, utilizando tecnologia de polímero anti-microbiano, com base em prata iônica, que inibe o crescimento de fungos e mata bactérias.

FOTO PERFEITA 

Os blogueiros de beleza trouxeram o mercado de aplicadores de cosméticos para uma audiência ampla, com seus tutoriais em vídeo envolvendo inúmeros aplicadores, nos quais os blogueiros aconselham sobre qual é o mais útil em cada ocasião. Como resultado, os consumidores estão mais conscientes das diferentes técnicas que podem ser alcançadas com diferentes aplicadores e estão procurando ferramentas de maquiagem que os ajudarão a alcançar os resultados perfeitos que eles vêem em vídeos do YouTube.

FOTO PERFEITA – Impacto nas embalagens

Os aplicadores estão assumindo uma nova dimensão, uma vez que as empresas criam métodos únicos de aplicação que melhoram a experiência do usuário sobre seus produtos.

De pincéis e roll-ons a máscaras rotativas, os aplicadores se tornam parte integrante do processo de maquiagem e cuidados com a pele, melhorando a eficácia dos produtos e permitindo aos consumidores obter técnicas de maquiagem complexas com mais facilidade.

Novas formas e designs são desenvolvidos para ajudar a tornar a aplicação livre de riscos, sem falhas e ser uma experiência prazerosa.

Além disso, os consumidores querem embalagens fáceis de usar, que funcionem em qualquer lugar. Os aplicadores integrados na embalagem de um produto atendem a essa demanda, tornando os produtos mais simples e fáceis de usar e ajudando os consumidores a aplicá-los conforme a instrução do fabricante.

APLICADORES DE PRECISÃO

As marcas estão se inspirando nos inúmeros efeitos que os consumidores desejam obter – muitas vezes usando dicas de influenciadores da beleza – e criando soluções de aplicação e embalagens especificamente adequadas para esse propósito.

A MAC descreve seu Delineador Líquido Rollerwheel – com aplicador em forma de disco giratório – como “rodas de treinamento para o revestimento líquido”. O aplicador em disco giratório pega a quantidade ideal de produto, permitindo ao consumidor desenhar linhas geométricas finas e delicadas ou largas, com facilidade. O produto vem em três cores, cada uma em acabamentos fosco ou brilhante.

APLICADORES INTEGRADOS

As marcas estão trabalhando com fornecedores para desenvolver maneiras de integrar aplicadores nos produtos que acompanham, tornando-os parte de uma unidade perfeita. Isso, por sua vez, torna a aplicação mais fácil e mais conveniente para o consumidor e aumenta a probabilidade de um produto ser aplicado corretamente.

Esta base em stick da NARS posiciona a base em uma extremidade da embalagem e um Touch-Up Blender (uma esponja), removível, no outro. Projetada para ser usada para cobertura total ou para retoques fora de casa, o stick pode ser espalhado com as pontas dos dedos ou com a esponja, para executar técnicas como pontilhar ou polir.
BELEZA TECNOLÓGICA 

Avanços na tecnologia estão transformando a indústria da beleza. Desde novos formatos de compra em smartphones, até aplicativos que permitem aos consumidores experimentar virtualmente cosméticos coloridos, e embalagens que podem ser customizadas em plataformas digitais, a tecnologia permite aos consumidores personalizar suas experiências de compras, embalagens e produtos. 

Para a embalagem em particular, a era digital está mudando a maneira como esse elemento de um produto é visualizado e aprimorando suas funções, transformando-a em uma ferramenta de comunicação.

BELEZA TECNOLÓGICA: Impacto nas embalagens

Com o surgimento de um ecossistema digital, houve uma mudança nas expectativas dos consumidores de como eles interagem com as marcas. Em conjunto, as marcas de beleza estão desenvolvendo tecnologias para trazer ao mercado novos produtos inovadores e embalagens que são concebidas pelos avanços tecnológicos, que lhes permitem se conectar mais de perto com o consumidor. As embalagens conectadas ajudam as marcas a reinventar a maneira pela qual elas interagem com os consumidores e como elas fornecem atendimento ao cliente.

Assim também, tecnologias inteligentes em casa estão moldando o desenvolvimento de produtos e os rituais de beleza, com as tecnologias mais avançadas ajudando os consumidores a rastrear e analisar suas necessidades de beleza.

TECNOLOGIA INTELIGENTE DENTRO DE CASA

Fragrâncias de alta qualidade são combinadas à tecnologia inteligente para permitir aos consumidores ajustar a fragrância de sua casa com o toque de um botão, de acordo com seu humor.

A Agan Aroma, uma empresa israelense de aromas e fragrâncias, lançou o Moodo, um dispositivo que se conecta a um aplicativo de smartphone, permitindo que os consumidores criem um blend personalizado de fragrâncias em sua casa. O dispositivo é carregado com quatro cápsulas de fragrâncias diferentes, permitindo combinações de aromas também diversas evocando experiências, como estar em uma praia ou relaxar em um spa. 

RASTREANDO A BELEZA

A tecnologia mais avançada ajuda os consumidores a rastrear e analisar a condição de sua pele. Esses dispositivos de diagnóstico geralmente se conectam a aplicativos de smartphones, permitindo que os consumidores vejam como a condição de sua pele varia dia após dia, e recomendando produtos adequados a sua pele e ao ambiente em que se encontra.

A marca norte-americana H20 + lançou o seu Medidor de Hidratação MiLi, em conjunto com a empresa de tecnologia canadense MiLi Smarthealth, para acompanhar sua linha Oasis de produtos hidratantes para a pele. O consumidor mantém o dispositivo Medidor de Hidratação em sua pele para detectar seus níveis de umidade, e o dispositivo envia os dados para um aplicativo de smartphone. O aplicativo então recomenda o produto H20 + que o consumidor deve usar. 

EMBALAGEM CONECTADA

A embalagem transforma-se, de ser apenas um item funcional, para uma maneira pela qual o consumidor pode se comunicar com uma marca. Preenchendo a lacuna entre um produto físico e o espaço digital, as marcas estão imbuindo suas embalagens com códigos digitais, para que os consumidores possam usar seus smartphones para dar vida às mesmas, e desbloquear uma grande quantidade de informações e recursos.

A marca suíça de cuidados com a pele Valmont desenvolveu a sua embalagem em conjunto com a Thin Film Electronics ASA e com a CSM Smartconnect, para que os consumidores possam tocar as caixas de seus produtos com um smartphone e estar conectados a uma página de internet que lhes permita aprender mais sobre a marca. Uma vez no website da marca, eles podem explorar ingredientes, encontrar dicas de aplicação e fazer compras online. A empresa diz que a inovação visa “garantir o uso adequado, gerar recompra e construir laços mais estreitos com nossos clientes fiéis”.

PERSONALIZAÇÃO EM NÍVEL PRÓXIMO

Hoje, os consumidores hoje estão exigindo personalização de produtos em vários setores, não apenas em cosméticos. Das redes sociais à moda, da tecnologia à alimentação, a tendência de personalização não mostra sinais de desaceleração. E, embora isso possa parecer a mais nova forma de luxo, pode ser visto como representando um retorno à arte antiga de ter um produto feito sob medida. 

Em termos de beleza, o cliente de hoje é mais educado e comprometido do que nunca. Enquanto ela é seletiva em suas escolhas, ela também é informada e intrigada pelas inúmeras ofertas de beleza no mercado. Ela possui um profundo conhecimento dos ingredientes e os benefícios das diferentes formulações e, como resultado, procura produtos personalizados que atendam às suas necessidades individuais. 

À medida que os consumidores procuram produtos ultra-personalizados, eles esperam que as marcas demonstrem um compromisso com a personalização.

PERSONALIZAÇÃO EM NÍVEL PRÓXIMO – Impacto nas embalagens

À medida que a demanda dos consumidores por produtos sob medida cresce, as empresas de embalagem exploram soluções que permitem aos consumidores adaptar as embalagens para atender às suas próprias necessidades. Para enfrentar os desafios desta nova era de personalização, marcas e empresas de embalagens estão oferecendo a possibilidade de criar formulações personalizadas e embalagens adaptáveis ​​que possam atender às demandas variáveis ​​e em constante mudança dos consumidores.

Estamos observando soluções inovadoras, que combinam múltiplas formulações em um único sistema de embalagem entrarem no mercado. Essas soluções permitem aos clientes misturar e combinar formulações e criar combinações customizadas, ao passo que as soluções de dois componentes permitem combinar dois produtos em um único sistema. Isso permite aos consumidores assumir um papel mais ativo nas escolhas dos produtos.

CLIPE & CONECTE

Este tipo de embalagem permite múltiplas formulações de produtos em um sistema de embalagem, permitindo aos consumidores transportar mais de uma formulação em uma unidade, além de combinar formulações que costumam usar em conjunto.

O Grupo Aptar, com base entre os EUA, a França e a Alemanha, apresenta o Twinset, um sistema de embalagem airless, que permite que as marcas combinem dois produtos em uma única unidade. A empresa sugere que o sistema possa armazenar combinações como produtos para viajar, ou diferentes passos de tratamentos, combinados em uma unidade.

CUSTOMIZAÇÃO

Como os consumidores querem criar produtos cada vez mais personalizados, as marcas de beleza estão trazendo soluções de embalagem que lhes permitem criar uma mistura personalizada de uma formulação. Graças a estas soluções de embalagens inteligentes, o consumidor pode obter uma fórmula personalizada, muitas vezes com o clique de um botão.

O Neomix da Aptar é um sistema de embalagem que combina um produto “booster” separado, dentro de uma formulação. Um dos compartimentos da embalagem armazena o produto base e outro o booster, onde se encontra o ativo principal. Quando a válvula está engatada, as duas partes são misturadas entre si. O mecanismo airless da válvula significa que as duas fórmulas são mantidas separadas até o momento de uso, e os usuários podem trocar diferentes componentes booster, dependendo da necessidade de mudança de seu tratamento da pele.

DOIS EM UM

Esses designs inovadores tipo dois em um permitem que os consumidores criem looks diferentes para seus cílios superiores e inferiores – que muitas vezes requerem técnicas de aplicação diferentes – sem terem que recorrer ao uso de duas máscaras para cílios separadas.

MAC – BOLD & BAD LASH MASCARA 

Este produto da MAC vem com duas hastes de rímel combinadas em uma – a haste menor se encaixa dentro de uma câmara na tampa da haste maior – e cada uma delas aplica uma formulação diferente de rímel. O pincel menor e mais fino serve para aplicar o rímel nos cílios inferiores, com uma definição precisa, enquanto o pincel maior aplica uma formulação para aumento de volume, nos cílios superiores.

NOVOS RITUAIS DE FRAGRÂNCIAS

Em um mercado de fragrâncias inundado com novos aromas, não é fácil capturar a atenção dos consumidores. Em vez disso, eles são mais propensos a ser seduzidos por marcas que oferecem uma escolha moderna, divertida ou personalizada sobre como se envolver com a fragrância. 

Estamos vendo o surgimento de produtos que oferecem uma nova experiência de fragrância. Essas formulações também seguem as tendências que já vimos em maquiagem e cuidados com a pele, como texturas mais sensoriais e técnicas de aplicação novas e convenientes, desde pincéis de caneta até sticks similares aos de balm. 

NEW RITUALS SCENT – Impacto nas embalagens

As marcas de beleza procuram novos rituais de aplicação como forma de atrair a atenção do consumidor para a fragrância e se destacam em um mercado lotado e crescente.

Como alternativa às aplicações tradicionais de spray, marcas e empresas de embalagens aproveitaram a oportunidade de inovar. Estamos vendo formulações de fragrâncias tornando-se mais diversificadas, com canetas e gotejadores que oferecem uma maneira precisa e conveniente de aplicar fragrâncias novas como uma tendência.

APLICAÇÃO EM PINCEL

Uma maneira nova e moderna de experimentar a fragrância, este aplicador em pincel acena com a demanda dos consumidores por novas maneiras de apresentar fragrâncias, bem como por formatos portáteis. O pincel oferece uma aplicação direcionada que não perfume o ambiente da maneira como um spray, tornando-o ideal para se aplicar discretamente.

O perfumista Jo Malone lançou The Fragrance Paintbrush como parte de sua marca Jo Loves no outono de 2017. O pincel contém uma formulação de colônia de gel, e o consumidor deve bombear a caneta para liberar a fragrância e depois aplica-la. A Jo Loves atualmente oferece quatro de seus aromas em sua embalagem Fragrance Paintbrush.

PERFUME EM STICK

Os perfumes em stick tornam a aplicação de fragrâncias um processo sem esforço e sensorial, combinando portabilidade com um senso de luxo contemporâneo.

O designer Derek Lam, de Nova York, lançou Parfum Sticks como parte de sua linha de fragrâncias de 10 Crosby em meados de 2017. A cera na formulação do stick permite que as diferentes notas da fragrância sejam discerníveis por um longo período de tempo na pele, diz a marca. Lam compara as fragrâncias com “um item favorito no guarda-roupa, sempre à mão … durante o dia”.

FRAGRÂNCIA EM CANETA

As marcas de beleza estão criando novas maneiras de aplicar perfumes, com canetas e gotejadores, que oferecem uma aplicação direcionada da fragrância. A fragrância em caneta aborda o desejo dos consumidores por um produto elegante, prático e fácil de reabastecer. Elegantes e portáteis, estas canetas permitem que o perfume possa ser aplicado de forma fácil e discreta ao longo do dia.

A empresa francesa de embalagens Texen criou uma fragrância em caneta, que Mugler utiliza para sua fragrância Aura. A caneta esbelta incorpora uma ponta de nylon, que é embebida em um frasco com a fragrância, que acompanha a caneta, durante 60 segundos. Quando é embebida uma vez na fragrância, fornece perfume suficiente para ser aplicado duas vezes por dia, por sete dias.

 

Fernanda Pigatto

SOBRE A BEAUTYSTREAMS:

A Beautystreams é a única agência de tendências dedicada exclusivamente às indústrias de beleza e embalagem. Ajudamos as equipes de marketing e desenvolvimento de produtos a permanecer à frente em um mercado em constante mudança através de nossas previsões de cores, produtos e insights do consumidor. Nossos clientes incluem marcas líderes de beleza com base nos cinco continentes.

Para mais informações, entre em contato com Fernanda Pigatto, Global Bespoke Director pelo e-mail [email protected] / Tel: 11 98605 1951

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