Comunicação exige dedicação e consistência
Você cuida da sua marca? Ela tem a atenção que merece? Uma empresa com esse mindset de cuidado faz toda a diferença na conquista de clientes e resultados.
Uma palavra-chave para introduzir o assunto é: dedicação. Dedicar tempo, pensamento e investimento.
Para começar, ter em mente que existem profissionais especialistas, com olhar treinado e pensamento estratégico para criação de identidade visual e planos de comunicação mais adequados à empresa. Eles têm expertise para detectar a mensagem a ser transmitida, sabem como traduzi-la para ficar mais forte, além de entender seu público-alvo para aproximar e conduzir a conversa da maneira mais eficaz. Isso inclui desde o trio estratégia-planejamento-criação, até a parte prática (qualidade nas fotografias e materiais utilizados, por exemplo).
Uma vez definido quem vai trabalhar na comunicação com você, acredite e confie. Nesse processo, a equipe vai se aproximar e conhecer a marca; entender demandas, pontos altos e pontos fracos; criar intimidade e, consequentemente, cuidar. Importante ter em mente que isso requer tempo, e esse tempo é valioso e necessário – a ansiedade que leva à substituição frequente de profissionais só enfraquece o processo, pois cada nova equipe que chega exige um novo recomeço e, portanto, todos voltam algumas casas no processo.
Consistência também vale na comunicação. Defina um guideline da marca para orientar todas as escolhas e decisões, e garanta que os envolvidos com a marca façam o mesmo. É importante tudo e todos seguirem a mesma mensagem, com o mesmo jeito de fazer e de falar, porque isso ajuda a criar, manter e fortalecer a proposta de valor. Do contrário, os materiais ficam confusos e sem sinergia entre eles.
Nada disso acontece da noite para o dia – desde formar uma equipe entrosada e envolvida, até criar uma identidade forte e campanhas consistentes. É por isso que falamos em dedicar tempo e entender o período de maturação das ideias e do trabalho. Existe um caminho a ser desenhado e percorrido para resultados esperados: demanda estudo, pensamento e muita mão na massa. Pare para pensar no ‘Just do it’ da Nike, no ‘Think different’ da Apple ou nas cores e shapes da Coca-Cola. Foram anos de empenho antes de conquistar a identificação imediata do público. São marcas já conhecidas? Sem dúvida, mas sem dedicação e consistência tudo poderia ser diferente.
Na Neurona, dedicação e consistência são palavras de ordem. Seguimos essa filosofia e acolhemos projetos de longa duração para realizar um trabalho contínuo e aprimorado. Por isso, nossa metodologia própria conta com uma etapa de imersão logo no início. Esse processo nos ajuda a entender a essência de cada cliente para, a partir daí, desenvolvermos campanhas e identidades de impacto, com resultados a longo prazo.