Condicionadores sem enxágue devem oferecer soluções à preocupação com danos ao couro cabeludo
Os produtos de cuidado para o couro cabeludo têm grande importância no segmento de tratamento/condicionadores. Há grande interesse em produtos de proteção ao couro cabeludo, apesar de serem pouco usados. As marcas deveriam se esforçar mais para atingir consumidores que estão preocupados com os danos externos ambientais ou de tratamentos. As marcas devem destacar os benefícios de tais produtos, buscando inspiração em países como a China, onde a proteção do couro cabeludo é um importante benefício destacado.
Leia também:
Tendências em Hair Care determinam o futuro dos lançamentos
Condicionares e máscaras “leave in”, ou seja, sem enxágue, são muitas vezes destinadas ao couro cabeludo, oferecendo soluções específicas. Também possuem um alto índice de uso, principalmente entre as mulheres de 20 a 30 anos. As marcas devem, portanto, direcionar seus produtos a este grupo demográfico, com produtos que ofereçam benefícios de cuidado e proteção, para impulsionar um crescimento ainda maior.
REPARAÇÃO DE DANOS QUÍMICOS É ESSENCIAL PARA TRATAMENTOS DE CABELO
Muitos produtos atualmente prometem reparar danos causados por produtos químicos presentes em tratamentos de cabelos, principalmente após o lançamento de tratamentos como a “Escova Inteligente” (conhecida como “Brazilian Blowout” no exterior), que garante cabelos lisos durante vários meses.
Mais de um terço das usuárias de produtos para cabelos entre 16 e 24 anos observam uma grande diferença na qualidade de seu cabelo após usar produtos de tratamento. Estes produtos parecem ter um bom índice de credibilidade entre os brasileiros, e são comercializados como sendo capaz de reparar danos químicos, e, portanto, associados a uma aparência natural.
INOVAÇÕES OFERECEM SOLUÇÕES PARA DIFERENTES NECESSIDADES
Dependendo do tipo de preocupação em relação aos cabelos, os consumidores optam por usar produtos diferentes, o que deixa as marcas com diverso número de opções possíveis para seus produtos. Os consumidores preocupados com cabelo frisado e com pontas duplas são mais propensos a usar produtos sem enxágue, enquanto que aqueles que sofrem com danos externos em seus cabelos (danos químicos, poluição do ar) mostram uma necessidade maior por produtos de cuidado com couro cabeludo.
Na China, isso é consistente com o foco dos fabricantes na inovação em condicionadores e produtos de tratamento para cabelos danificados e com benefícios “brilhante/clareador”, além de fornecer resultados imediatos através de promessas relacionadas a tempo/rapidez.
As marcas precisam direcionar seus produtos de forma apropriada; promessas de hidratação, por exemplo, é uma necessidade de todos os consumidores, porém as marcas devem ter em mente necessidades específicas ao consideram inovações em produtos para os cabelos ou couro cabeludo.